Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

NDE Engenharia Elétrica

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 12h05 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 12h05

IFG Câmpus Itumbiara

Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) da Engenharia Elétrica


De acordo com a Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes , com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.


O NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

São atribuições do Núcleo Docente Estruturante, entre outras:
I - Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
II - Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
III - Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
IV - Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.


O NDE do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara foi constituído em 25 de novembro de 2011 através da portaria nº 1011, composto por cinco doutores e dois mestres. Desde então foram realizadas mudanças gradativas na composição. Atualmente o NDE é composto pelos seguintes professores do curso:


* Carlos Antunes de Queiroz Júnior, Me.;
* Cláudio Roberto Pacheco, Dr.; *
* Fernanda Hein da Costa, Me.;
* Ghunter Paulo Viajante, Dr.;
* Hugo Xavier Rocha, Dr.;
* Marcelo Escobar de Oliveira, Dr.;
* Olívio Carlos Nascimento Souto, Dr.


Em todas as portarias, os professores membros foram e são concursados em Dedicação Exclusiva. Nota-se portanto, o atendimento à Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), especificamente o artigo 3º, que define os critérios de constituição do NDE:

I. “Ser constituído por um mínimo de 5 professores pertencentes ao corpo docente do curso;
II. Ter pelo menos 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu;
III. Ter todos os membros em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral;
IV. Assegurar estratégia de renovação parcial dos integrandes do NDE de modo a assegurar continuidade no processo de acompanhamento do curso.”


Cabe salientar que o NDE do curso de Engenharia Elétrica realiza reuniões ordinárias semanalmente para discutir o andamento do curso.

Fim do conteúdo da página