Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFG PRODUZ

IFG lança plataforma virtual voltada à conexão de pesquisadores e à divulgação científica

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 14h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 20h56

IFG Produz permite que a comunidade interna e externa conheça os pesquisadores da Instituição e suas produções científicas

imagem sem descrição.

Nesta terça-feira, 20 de outubro, foi lançado, no Instituto Federal de Goiás, o IFG Produz. Com o objetivo de promover a conexão entre pesquisadores da Instituição, a divulgação de suas pesquisas e a integração entre o IFG, as entidades públicas e privadas e a sociedade, esse espaço virtual surge como um local no qual é possível acessar dados de produções científicas de servidores e conhecer os pesquisadores e suas expertises nas mais diversas áreas do conhecimento. O lançamento foi feito por meio de uma live no perfil institucional do YouTube do IFG. Para conferir a plataforma, basta acessar: http://ifgproduz.ifg.edu.br/. A divulgação da plataforma integra a programação do Outubro da Ciência e Tecnologia no IFG.

Participaram da live de lançamento o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), professor Daywes Pinheiro Neto; o professor coordenador e orientador do projeto, Daniel Xavier de Sousa; e os estudantes do curso Ciência da Computação, do Câmpus Anápolis, Flauberth Duarte de Maria Santos e Bruno de Araújo Alves. A condução da live foi feita pela jornalista do IFG, Tássia Galvão.

 

Projeto de Pesquisa

Resultado do projeto de pesquisa “Sistema Inteligente para Reduzir as Distâncias entre Pesquisadores de Instituições Multicâmpus”, cadastrado na modalidade do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBIT), o IFG Produz funciona como um canal de conexão entre pesquisadores do IFG, outras instituições, a sociedade e a imprensa. Orientado pelos professores Daniel Xavier de Sousa e Alexandre Bellezi José, o projeto de iniciação científica foi desenvolvido pelos alunos Flauberth Santos e Bruno Alves e acabou se tornando um projeto institucional.

Os estudantes responsáveis pela pesquisa destacaram que tem sido gratificante participar do projeto. Flauberth Santos, aluno do 5º período do curso de Ciência da Computação do Câmpus Anápolis, pontuou que foi a primeira vez que ele participou de um projeto de pesquisa e ressaltou que desenvolver o projeto, desde o começo, foi um desafio: “Foi um momento de muito desafio, mas existe um sentimento de felicidade, pois ver as pessoas usando aquilo que a gente faz é gratificante”, pontuou o estudante.

Para Bruno Alves, aluno do mesmo curso, o desenvolvimento do projeto “forneceu muito conhecimento, e isso é muito bom. Você aplica na prática a teoria que você aprendeu”. Como destacou o professor Daniel Xavier de Sousa, “o projeto foi inteiramente desenvolvido pelos alunos. E isso é muito importante. O IFG tem ótimos alunos, com ótimas ideias, e esse projeto mostra isso”. 

 

IFG Produz

O IFG Produz tem como objetivo identificar os pesquisadores, sua produção científica e as áreas de atuação e criar um ambiente virtual que permita aos pesquisadores do IFG e à comunidade externa realizar consultas personalizadas, buscando publicações de outros pesquisadores da Instituição. Além de enviar recomendações via e-mail de trabalhos e outros pesquisadores que possam ser de interesse, a plataforma funciona também como um banco de fontes científicas para a imprensa.

Como destacou o diretor de Pós-Graduação da PROPPG, Daywes Pinheiro Neto, “o IFG Produz se tornou um projeto estratégico para a Instituição, pois vai trazer mais visibilidade, além de facilitar parcerias e o estabelecimento de novos projetos, traçando o perfil da pesquisa no IFG”.

Como explicaram os membros do Projeto, durante a live, no IFG Produz, são disponibilizados dados das pesquisas realizadas no IFG por meio de buscas em bancos de dados nacionais, como a Plataforma Lattes; o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; a Plataforma Sucupira; e o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Esses dados são apresentados em forma de gráficos e tabelas que resumem a atuação geral, por câmpus e por áreas dos pesquisadores e grupos de pesquisa do IFG e outros filtros.  

Confira a plataforma: http://ifgproduz.ifg.edu.br/

 

Outros lançamentos

Ao longo do mês de outubro, compondo a programação do Outubro da Ciência e Tecnologia no IFG, outros lançamentos ocorrerão. No dia 27 de outubro, às 19h, ocorrerá o lançamento da publicação do Caderno Em.formação, com as produções científicas dos estudantes do programa de iniciação científica e tecnológica. E no dia 29, às 10h, será inaugurado o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab). Além disso, serão lançados neste mês os editais de fomento à pesquisa, pelo Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (ProAPP).

Para mais informações, acesse: http://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias/20013-mesnacionalcienciatecnologia

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.


Fim do conteúdo da página