Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SETEMBRO AMARELO

Câmpus Águas Lindas promove mesa redonda de debate sobre o suicídio

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h59 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 13h16

Evento reúne alunos e discute a temática sobre diversas perspectivas

imagem sem descrição.

Assunto ainda considerado um tabu na sociedade, o suicídio registra 11 mil casos por ano no Brasil, de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Visando alertar para a necessidade de discutir o problema e alternativas de prevenção, o Câmpus Águas Lindas realizou na manhã desse sábado (22) o evento Setembro Amarelo, mês da campanha mundial de prevenção ao suicídio.

Para discutir sobre o tema, a turma do 8º período do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em conjunto com as docentes Lara Patricia e Danielly Bandeira, organizaram uma mesa redonda que debateu o assunto sobre diversas perspectivas, reunindo cerca de 100 participantes entre alunos do curso técnico integrado e EJA.

A abertura da mesa foi realizada pela psicóloga Jamila de Souza, que fez uma abordagem ao suicídio e fatores associados, levantando a importância de se ter profissionais qualificados para o acolhimento de pessoas com ideações suicidas.

Em seguida, o coordenador de Tecnologia da Informação do Câmpus Águas Lindas, Adriano Cordeiro de Lima, palestrou sobre a relação entre o suicídio e a tecnologia. Na ocasião, Adriano apresentou a Delegacia de Crimes Cibernéticos de Goiás, que deve ser procurada para tratar casos de cyberbullying, que é o uso do espaço virtual para hostilizar e intimidar uma pessoa. “Infelizmente, na internet ainda existe o anonimato. Quis mostrar aos alunos que eles não devem se isolar e denunciar para que haja um trabalho de investigação”, afirma.

Prosseguindo com a programação, a estudante de psicologia, Daniela Oliveira de Mesquita, palestrou sobre o fluxo de atendimento e acolhimento da pessoa com ideação suicida, reafirmando a importância de saber ouvir e ajudar a identificar o problema.

Ao final, o espaço foi aberto para dúvidas e questionamentos dos participantes. A aluna do 5º período do curso técnico em Enfermagem, Cláudia Luciana Tupi, considera ser de grande importância discutir sobre o tema: “O suicídio é um assunto que ainda existe um tabu, e as palestras conseguiram discuti-lo de forma clara e que nos orienta a ajudar quem precisa”.

Marcela Rodrigues, aluna do 3º período do EJA, gostaria que as discussões sobre a prevenção ao suicídio fossem mais frequentes: “Através das palestras eu vi a importância de mostrar o que é o suicídio, e que faz toda a diferença entre estender a mão amiga para quem está precisando ou ser omisso.”

A organizadora do evento, Danielly Bandeira, ressalta a importância da abordagem feita na instituição: “É uma temática que deve ser desmitificada e devemos sempre lembrar que falar sobre o suicídio é a melhor solução”.

 

Setembro Amarelo

 

A campanha teve início no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização à Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa em vinculação ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Saiba mais sobre essa campanha nacional: www.setembroamarelo.org.br.

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página