Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EVENTO

Lançamento de livro: Crítica à Teoria da Modernidade Inacabada

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 08h33 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 10h11

Data: 29 de junho | Horário: 13h | Local: Auditório Julieta Passos

imagem sem descrição.

No dia 29 de junho, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe o lançamento do livro “Crítica à Teoria da Modernidade Inacabada: A Era das Contrarrevoluções e o Problema da Democratização da Vida Cotidiana”, de autoria do professor Marcelo Lira Silva. O lançamento ocorrerá às 13h, no Auditório Julieta Passos e é aberto à comunidade.

O evento contará com a presença do professor David Maciel, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que debaterá com o autor aspectos sobre o tema da obra, sob mediação da estudante Elika Melo, do curso técnico integrado em Edificações (IFG). Os participantes inscritos previamente receberão certificação de 4 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/f2da3327-bdbf-4c2f-9dae-36940f963020/inscricao 

Conforme destaca o filósofo Antonino Infranca, que assina a apresentação do livro, a obra é uma análise detalhada da teoria crítica do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas (1929 – ), que desenvolveu sua própria teoria da modernidade e da dupla racionalidade, nas quais supostamente mercado, Estado e democracia poderiam ser integrados. Neste contexto, os estudos do autor Marcelo Lira analisam quais seriam as possibilidades concretas dessa integração.

A publicação foi financiada com recursos do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PROAPP) do Instituto Federal de Goiás, contemplada no Edital n° 029 de 17 de novembro de 2021.

Sobre o autor
Marcelo Lira Silva é professor e pesquisador do Câmpus Goiânia do IFG, no qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversos níveis e modalidades. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas - Ética e Política Emancipatória (NEPA-EPE/CNPq). Possui pós-doutorado em História (UFG), doutorado em Ciências Sociais (Unesp/Campus Marília), mestrado em Sociologia (Unesp/Campus Araraquara), bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais e Filosofia (Unesp/Campus Marília). Atua principalmente nas seguintes temáticas: Teoria Sociológica; Sociologia do Conhecimento; Teoria da Modernidade; Teoria da Democracia; Teoria da Dependência; Teoria Política do Socialismo; Sociologia da Educação; e, Políticas Educacionais (currículo no link).

 

Serviço:
Lançamento de livro – Crítica à Teoria da Modernidade Inacabada: A Era das Contrarrevoluções e o Problema da Democratização da Vida Cotidiana
Data: 29 de junho
Horário: 13 horas
Local: Auditório Julieta Passos - Câmpus Goiânia do IFG
Inscrições: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/f2da3327-bdbf-4c2f-9dae-36940f963020/inscricao 

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página