Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG lança o livro “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”
Início do conteúdo da página
Editora

IFG lança o livro “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”

Criado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 13h30 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 13h31

Publicação está disponível para download gratuito no site da Editora IFG

Novo livro publicado pela Editora IFG
Novo livro publicado pela Editora IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG) lançou neste mês de junho, por meio da sua Editora, o livro Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, que faz parte do volume 2 da série Cognoscere: cadernos temáticos de pesquisa do IFG. A publicação está disponível gratuitamente na página eletrônica da Editora (acesse). A organização do livro foi realizada pelos professores Fernando Schimidt (Câmpus Goiania) e Carlos de Melo e Silva Neto (Câmpus Cidade de Goiás). A autoria dos capítulos inclui servidores e estudantes egressos da instituição, além de outros profissionais/pesquisadores ligados a diversas instituições com atuação na área.

A obra foi selecionada por meio de edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e organizado em um único volume, de forma a refletir a diversidade de estudos, pesquisas e experiências realizadas por pesquisadores do IFG, no que se refere à temática meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os capítulos falam sobre diferentes abordagens, dispostos nos eixos temáticos: modelagem de sistemas ambientais; fontes de energias renováveis; águas urbanas e gerenciamento de resíduos e produção sustentável. A obra foi publicada em 2020, mas lançada agora no mês de junho deste ano e contém 14 trabalhos.

A publicação faz parte de um trabalho já realizado pela Instituição há mais de dez anos, pois o IFG vem desenvolvendo ações que envolvem soluções de problemas ambientais e alternativas para o desenvolvimento mais equilibrado das sociedades humanas no mundo. Devido à importância da temática, foi proposta uma composição de trabalhos relacionados ao assunto e, assim, surgiu o caderno Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

 “A obra Meio ambiente e desenvolvimento sustentável é composta por uma coletânea de trabalhos produzidos por pesquisadores do IFG e integra a série Cadernos Conoscere. O livro apresenta-se como um trabalho de grande relevância acadêmica, científica e social, especialmente neste momento histórico em que a sociedade brasileira assiste, com muita preocupação, ao que ocorre no âmbito da política ambiental. O livro oferece, assim, uma perspectiva de análise para a compreensão do meio ambiente e desenvolvimento, de um ponto de vista do equilíbrio entre a riqueza econômica e a riqueza natural”, ressalta a coordenadora da Editora IFG, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz.

Para o professor Carlos de Melo, “Entendemos o meio ambiente como tudo o que existe ao nosso redor, influenciando e regendo toda a vida, com os conjuntos de fatores bióticos e abióticos e suas interações, especialmente quando relacionadas aos seres humanos, não por sermos mais importantes, mas por sermos capazes de destruir tudo o que produz e mantêm a vida. Ainda tratamos o meio ambiente apenas como um recurso a ser explorado, em especial nos tempos e nos governos atuais. Assim, haja vista o nosso neste mundo, somente nos podemos pensar soluções sustentáveis para os problemas ambientais que criamos”.


"Esta publicação representa uma amostra das pesquisas desenvolvidas na instituição e por parceiros, pretendendo referenciar e impulsionar estudos afins, valorizando as questões ambientais. Tendo em vista a diversidade de questões abordadas nestes trabalhos e o potencial da Instituição para o desenvolvimento de pesquisas nesta área, esperamos que este Caderno seja um marco histórico na publicação de trabalhos, contribuindo para o desenvolvimento e valorização do conhecimento científico, fundamental para a compreensão dos cuidados que a manutenção da vida requer”, finaliza o professor Fernando Schimidt.

Acesse a publicação: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/50

Acesse a página eletrônica da Editora IFG: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página