Pesquisa e Inovação
É importante para a transformação e consolidação do IFG como centro de referência na busca de respostas às questões e problemas da sociedade, possibilitando a geração e a transformação do conhecimento, para atender às necessidades e interesses da coletividade. Além de promover a geração de produtos e/ou processos inovadores que resultem em propriedade intelectual.
Acesse aqui a Instrução Normativa para Cadastro de Projetos de Pesquisa.
Como cadastrar um projeto de pesquisa?
Para cadastrar um projeto de pesquisa, o pesquisador deve elaborar um projeto de acordo com o regulamento. O projeto e os anexos devem ser encaminhados à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus. Posteriormente, será analisado e encaminhado para aprovação do Conselho Departamental. Em seguida, o Conselho Departamental encaminha a proposta de criação do grupo de pesquisa de volta à Gepex, aprovada ou não. Caso tenha sido aprovada, a Gepex encaminha o projeto de pesquisa aprovado à PROPPG.
Documentos necessários para cadastro de projeto de pesquisa:
- Projeto de Pesquisa (modelo);
- Formulário de Cadastro preenchido (modelo);
- Comprovação do cadastro e atualização do currículo na Plataforma Lattes de todos os membros (primeira folha);
- Parecer favorável da chefia de departamento de áreas acadêmicas ou da chefia do setor de lotação do servidor.
Condições para cadastro de projeto de pesquisa
- O projeto deve prever as atividades destinadas a cada um dos membros da equipe; ser de interesse do IFG e/ou da região na qual o câmpus esteja inserido e contar, preferencialmente, com a participação de alunos de Iniciação Científica e Tecnológica e/ou de pós-graduação no desenvolvimento da pesquisa;
- A equipe deve estar, preferencialmente, articulada com uma ou mais linhas de pesquisa do Núcleo de Pesquisa ao qual o coordenador do projeto esteja vinculado.
Acompanhamento de projeto de pesquisa
A Diretoria de Pesquisa e Inovação acompanha os projetos, a partir das informações fornecidas nos relatórios, no qual é feita a indicação da produção, a descrição das atividades desenvolvidas e as propostas para sequência dos estudos.
O IFG tem feito uso do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para submissão e acompanhamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição.
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