Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Criado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h41 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 15h36

Cursos e Processos Seletivos

1. Como estudar no IFG?

Para ingressar em qualquer curso do IFG, o estudante tem de ser aprovado em processo seletivo organizado pelo Centro de Seleção, que é um setor da Instituição vinculado à Pró-Reitoria de Ensino.
A cada semestre, são realizados processos seletivos, em determinados câmpus, para o ingresso de alunos nos cursos superiores de graduação e técnicos integrados ou subsequentes.
Os processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio são realizados anualmente.
Os estudantes interessados em estudar no IFG devem ficar atentos às publicações dos editais de vestibulares e processos seletivos, que são divulgados na página: http://www.ifg.edu.br/estudenoifg

2. Os cursos que o IFG oferece são gratuitos?

Sim. O IFG é uma instituição pública, que oferta ensino gratuito de nível médio e superior.

3. Quais cursos o IFG oferece?

O IFG oferece cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação, cursos de extensão e de qualificação profissional para trabalhadores (FIC).
Para acessar informações dos cursos ofertados, acesse o Guia de Cursos, por meio do link: http://cursos.ifg.edu.br

4. Quais são as formas de ingresso no IFG?

O IFG possui diferentes formas de ingresso:

  • Vestibular: seleção feita por meio de prova, para ingresso nos cursos superiores de graduação. Os editais são publicados semestralmente.
  • Vestibular Enem: seleção feita por meio das notas obtidas pelos candidatos nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para ingresso nos cursos superiores de graduação. Os editais são publicados semestralmente.
  • Sisu: seleção feita por meio das notas obtidas pelos candidatos apenas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os editais são publicados semestralmente. Os candidatos para essa seleção se inscrevem pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
  • Técnico integrado: seleção feita por meio de prova. Realizada uma vez ao ano.
  • Técnico subsequente: seleção feita por meio de prova ou sorteio eletrônico de vagas. Realizada semestralmente.
  • Técnico integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): seleção feita por meio de prova ou sorteio eletrônico de vagas. Realizada semestralmente.
  • Outras seleções: para ingresso nos cursos superiores de graduação podem ser disponibilizadas vagas nas seleções de portadores de diploma, transferência externa e ainda por reingresso e mudança de curso/Câmpus que são realizadas semestralmente. As modalidades de transferência externa, reingresso e mudança de curso/Câmpus também estão disponíveis para os cursos técnicos e são realizadas uma vez por ano.

5. Qual a diferença entre ingresso de portador de diploma, reingresso, mudança de curso/Câmpus e transferência externa?

  • Portador de Diploma: destina-se aos portadores de diploma de curso superior que queiram ingressar em outro curso de graduação ofertado pela instituição.
  • Reingresso: destina-se a alunos que perderam vínculo com a instituição e que atendam às condições estabelecidas no Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação. O reingresso é restrito ao curso no qual o candidato se matriculou.
  • Transferência Externa: destina-se a alunos regularmente matriculados em outras instituições de ensino superior, no semestre em curso, para prosseguimento de estudo no mesmo curso ou curso afim no IFG.
  • Mudança de curso e/ou Câmpus: destina-se aos alunos do IFG, regularmente matriculados, que queiram dar prosseguimento em curso afim no IFG desde que possuam prazo legal para integralização curricular no novo curso pretendido.

6. Existe cobrança de taxa de inscrição para os processos seletivos do IFG?

Não. Todos os processos seletivos para os cursos técnicos e superiores de graduação do IFG são gratuitos.

7. Posso alterar os dados da inscrição no processo seletivo?

O candidato terá a possibilidade de corrigir os dados informados no formulário de inscrição, conforme prazo estabelecido nos cronogramas de cada Edital, inclusive o curso pretendido. O único dado que não pode ser corrigido é o número do CPF do candidato.

8. Posso optar pelo uso do nome social?

Sim. O candidato transexual, travesti ou pessoa com outra identidade de gênero, que deseje participar do processo seletivo utilizando o Nome Social, deverá preencher a declaração constante no endereço eletrônico http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/documentos-e-declaracoes e fazer o upload da declaração e documento oficial de identificação, conforme datas estabelecidas nos cronogramas dos Editais.

9. Como descubro os locais de provas, nos processos que aplicam essa forma de seleção?

O local de provas é sempre divulgado na página do processo seletivo por um link específico, conforme as datas determinadas nos cronogramas dos editais. Os candidatos devem informar o número do CPF nos links de locais de provas.

10. O que devo levar no dia de realização das provas, nos processos que aplicam essa forma de seleção?

O candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente e documento de identificação oficial e original previsto nos Editais dos processos seletivos. Os documentos de identificação devem conter foto e assinatura colhida pelo órgão que expediu o documento.

11. Em que horários são divulgados as publicações do Centro de Seleção?

Não há previsão de horário fixo para as divulgações de resultados, listas ou links para consultas diversas, podendo ser divulgados a qualquer momento do dia.

12. O IFG possui política de ações afirmativas?

Sim. O IFG reserva no mínimo 50% das vagas dos cursos técnicos e superiores de graduação para candidatos que estudaram todo o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, dependendo da seleção na qual o candidato vai se inscrever. As informações de ações afirmativas estão disponíveis nos editais de seleção, divulgados no site http://www.ifg.edu.br/estudenoifg

13. As escolas conveniadas também fazem parte da rede pública?

Não. Compõem a rede pública de ensino – federal, estadual ou municipal, as escolas mantidas diretamente pelos governos federal ou estaduais e pelas prefeituras.
As escolas particulares ou conveniadas (escolas do Sistema S - SENAI, SESI, SENAC, SENART, Fundação Bradesco, entre outras) não fazem parte da rede pública. Colégios Militares são considerados públicos.

14. O IFG possui cotas étnico-raciais?

Sim. Parte dessas vagas que são reservadas a estudantes das escolas públicas são destinadas às pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas. Os candidatos que, no ato da inscrição, fizerem a opção por concorrer às cotas étnico-raciais, serão submetidos a uma Banca denominada Banca de Heteroidentificação que fará a verificação dessa autodelclaração, e das características fenotípicas que o candidato possua.

15. O IFG possui cotas para Pessoas com Deficiência (PcD)?

Sim. Parte dessas vagas que são reservadas a estudantes das escolas públicas são destinadas às pessoas que se autodeclaram Pessoas com Deficiência no ato da inscrição e que comprovem com a apresentação de um laudo médico a condição de PcD.

16. Como funciona a avaliação da Banca de Heteroidentificação, dos candidatos que se inscreveram para as cotas étnico-raciais?

Para os candidatos as vagas de pretos e pardos é avaliado o documento de autodeclaração preenchido pelo candidato. Para confirmação da autodeclaração, a avaliação da banca é feita unicamente pelo critério fenotípico, ou seja, são avaliadas as características fenotípicas da pessoa, como cor de pele, textura do cabelo e traços no rosto.
As Bancas de Verificação de Indígena avaliam a autodeclaração dos candidatos indígenas levando em conta unicamente a documentação apresentada, tais como Registro Civil Indígena ou Registro Geral Indígena (Carteira de Identificação Indígena) ou Declaração de pertença à Comunidade ou Etnia Indígena emitida pela Associação e/ou pelo líder indígena da comunidade local, que deverá conter contatos e endereços para possíveis verificações.

17. É possível participar, ao mesmo tempo, de mais de um processo seletivo?

Sim. O candidato pode participar ao mesmo tempo de vários processos seletivos, desde que se enquadre nos requisitos de ingresso estabelecido em cada edital que regulamenta o respectivo processo, devendo apenas se certificar de que as datas das etapas, tais como provas, dos processos seletivos não sejam coincidentes, de acordo com o cronograma de cada processo seletivo.

18. O IFG revalida diplomas obtidos no exterior?

Resposta: O IFG é habilitado para revalidar os diplomas dos cursos os quais a instituição oferece, porém devido estarmos em processo de regulamentação desse procedimento, ainda não estamos convalidando.

 

Outras perguntas frequentes sobre o IFG estão disponíveis no link: http://www.ifg.edu.br/perguntas-frequentes 

Fim do conteúdo da página