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Assistência Estudantil - Jataí

Criado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 14h02 | Última atualização em Quinta, 08 de Julho de 2021, 16h03

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Acessando o SUAP

 1) Como e por que devo acessar o SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública)?

Acesse clicando aqui https://suap.ifg.edu.br/accounts/login/ .

Para acessar o(a) aluno(a) deve digitar sua matrícula (IFG) e senha (mesma do Sistema Q-Acadêmico). 

O Sistema SUAP serve para  acessar e  acompanhar seus dados acadêmicos, abrir processos administrativos e acadêmicos (protocolo) fazer inscrição em auxílios estudantis e acompanhar os pagamentos dos seus auxílios. 

 

2) Esqueci minha senha do SUAP, o que faço?

  1. Clique em “Esqueceu sua senha?”, aqui: https://suap.ifg.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/
  2. Digite sua matrícula (IFG) e seu CPF. 
  3. Pronto,você receberá as orientações em seu e-mail, que aparecerá após você clicar em "não sou um robô" e "enviar". 

 

Preenchendo ou Atualizando a Caracterização Socioeconômica no SUAP

3) O que é Renda Bruta Familiar e Renda per capita?

Renda Bruta é a soma de todos os rendimentos (salário, renda, pensão) sem descontos, de todos os membros do Núcleo Familiar. Exemplo: salário sem desconto de impostos e previdência social.

Renda per capita é a divisão da renda bruta pelo número de membros da família, isto é, a renda média de cada um. Exemplo: dois salários mínimos dividido por cinco pessoas que residem na casa da família.

 

4) Resido em Jataí sozinho para estudar. Devo declarar minha família?

Sim, desde que ela seja responsável principal pelos seus rendimentos. Não, desde que você não dependa dos rendimentos familiares.

  

Organizando Documentação para se inscrever nos editais

(Leia atentamente o Edital, todas as dúvidas estarão especificadas nesse documento)

5) Eu e minha irmã temos mais de 18 anos, mas não temos rendimentos. O que devo comprovar?

Comprovante de ausência de rendimentos (modelo de documento presente nos editais-anexos) e, preferencialmente, carteira de trabalho demonstrando não ter vínculo empregatício (cópia das páginas em branco ou do registro e da baixa).

No caso de menores de idade, a declaração de rendimentos não precisa ser apresentada.

 

6) Meu pai ficou desempregado nos últimos meses, devido à pandemia, o que devo fazer?

Comprovar a baixa na Carteira de Trabalho, apresentando cópia das páginas do registro e da baixa.

 

7) Minha mãe é diarista e não possui registro em carteira de trabalho, como devo fazer para comprovar rendimentos?

Você deve apresentar a Declaração de Autônomo, Prestador de Serviços ou Profissional Liberal (modelo de documento presente nos editais - anexos) ou Declaração de Imposto de Renda (preferencialmente). Esse modelo pode ser usado para todos(as) que possuem atividades profissionais como autônomo, prestadores de serviço ou profissionais liberais, ex.: pintor, encanador, advogado, fisioterapeuta, massoterapeuta, manicure, etc.

 

8) Minha família vive em uma casa emprestada, não pagamos aluguel, como comprovar o valor do aluguel?

Você deve apresentar a Declaração de Imóvel Cedido (modelo de documento presente nos editais - anexos). A declaração deve ser preenchida e assinada pelo(a) dono(a) do imóvel (casa).

 

9) Devo apresentar os documentos pessoais de todas as pessoas que vivem na minha casa?

Sim, de todos(as) os moradores da sua residência. Os moradores que não possuírem CPF e RG (documento de identidade), deve-se apresentar cópia do Registro de Nascimento (no caso de menores de idade). As cópias não precisam ser autenticadas.

 

10) Minha família vive em outra cidade, moro em Jataí sozinho ou em uma casa que divido com colegas? Quais documentos devo apresentar?

Se sua família é responsável pelas suas despesas financeiras, você deverá apresentar todos os comprovantes de despesas da sua família, além dos comprovantes de despesas da sua casa em Jataí. Ex.: conta de energia (cópia da conta da família e da casa que você está vivendo), etc.

Se sua família não é responsável pelas suas despesas financeiras, você irá apresentar comprovantes de despesas apenas da sua residência atual.

 

Conhecendo os auxílios 

 

11) Quais são os auxílios  ofertados pelo  Campus Jataí  em 2021?

  1. Auxílio Alimentação, 
  2. Auxílio Integrado Integral Alimentação, 
  3. Auxílio Moradia, 
  4. Auxílio Permanência, 
  5. Auxílio Permanência EJA,
  6. Auxílio Permanência Conectividade - Internet,
  7. Auxílio Apoio Didático Conectividade - Equipamentos.

 

12) Posso me inscrever em qualquer auxílio a qualquer tempo?
Não. Atente-se aos editais publicados e seus requisitos. 

Acesse o link clicando aqui: Editais Assistência Estudantil Jataí

 

Informando-se sobre pagamentos e repagamentos

13) Qual a diferença entre pagamento e REpagamento?


Pagamento é a primeira vez que todo o processo é realizado para que o estudante receba o valor referente ao auxílio estudantil. O pagamento ocorre pelo meio indicado pelo aluno no Suap (CPF ou Conta Bancária).

Repagamento ocorre quando o estudante não recebeu o valor referente ao auxílio estudantil e a parcela será paga novamente. O repagamento será realizado por meio do CPF do(a) aluno(a), que terá que realizar o saque em uma das agências bancárias do Banco do Brasil, mesmo que o(a) aluno(a) tenha indicado o pagamento por meio de Conta Bancária. 

 

14) Quando os pagamentos estarão disponíveis?

Geralmente,  após o  décimo dia do mês seguinte à referência. Ex: Auxílo do mês de Maio, pagamento após 10 de junho. Aguardar sempre as  informações repassadas pela Geppex.

 

15) Não recebi a parcela do meu auxílio, o que fazer?

Aguardar até a agência bancária estornar (devolver) ao IFG o auxílio não recebido.O repagamento será realizado por meio do CPF do(a) aluno(a), que terá que realizar o saque em uma das agências bancárias do Banco do Brasil, mesmo que o(a) aluno(a) tenha indicado o pagamento por meio de Conta Bancária. As datas do repagamento serão devidamente informadas pela Geppex. 

 

16) Quando os repagamentos estarão disponíveis?

Não há data definida, por isso, aguardar sempre as  informações repassadas pela Geppex/CAE.

 

17) Como altero o meio de recebimento do meu auxílio?
No Sistema SUAP, no botão “ Dados Bancários”. O(a) aluno(a) deve alterar os dados bancários em todos os auxílios que se encontra inscrito (Ex.: Auxílio Moradia e Auxílio Permanência). Vale lembrar, que a Conta Bancária deve ser do próprio aluno(a), nunca informe Conta Bancária de terceiros.

 

18) Se eu não recebi pela conta no prazo estipulado, posso ir ao banco sacar por CPF?


Não! Você tem que aguardar o informe da Geppex sobre a data para o Repagamento.

 

19)  O Sistema  Suap indica que recebi parcela que, na realidade, não recebi. O que isso significa?


O Suap indica como “recebida” a parcela que já foi enviada ao financeiro para pagamento, e não o recebimento do recurso pelo estudante. O (a) aluno (a) deverá aguardar os avisos de datas de pagamento emitidos pela Geppex, que geralmente acontecem no décimo dia do mês.

 

20) Quantas parcelas irei receber em 2021?

Até dez parcelas para o Auxílio Moradia e até nove parcelas para os demais.

Os Auxílios Conectividade (Internet e Equipamentos) serão mantidos enquanto durar o Ensino Emergência Remoto e o período da Pandemia de COVID-

 

 21) Se recebo por CPF, onde posso sacar?

Em qualquer agência do  Banco do Brasil, de qualquer município brasileiro, que permita a realização de saque.

 

22) Se recebo por CPF, o que preciso levar para o saque? 

Um documento pessoal com foto (carteira de identidade ou carteira de motorista).

 

23)  Não posso ir ao Banco do Brasil realizar o saque, o meu responsável legal pode realizar o saque em meu nome? Posso ir realizar o saque sem o meu  responsável legal, mesmo sendo menor de idade?

Cada agência tem seus procedimentos, sobretudo em período de Pandemia. Verifique horários de funcionamento e outras regras na Agência do Banco do Brasil onde irá realizar o saque

 

24) Por quanto tempo o recurso fica disponível para saque?

O recurso fica disponível para saque por até cinco dias úteis, a partir do dia anunciado pela Geppex. Nunca deixe para o último dia! Fique atento as regras de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos!

 

Sua dúvida não foi respondida?

Verifique os manuais e vídeos explicativos:

 

Manual do aluno: Como preencher a Caracterização Socioeconômica ⇒ Clique aqui

Manual do aluno: Como se inscrever em Programas de Assistência Estudantil ⇒ Clique aqui

Vídeo (inclusive em Libras): Como preencher a Caracterização Socioeconômica ⇒ Clique aqui

 

Continua com dúvida? Envie uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

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