Biblioteca - Câmpus Itumbiara

  • Imprimir
Criado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 16h46 | Última atualização em Quarta, 07 de Julho de 2021, 12h03
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

As bibliotecas do SIB/IFG estão priorizando o atendimento remoto. O presente plano de ação local da biblioteca do IFG Câmpus Itumbiara tem como objetivo estabelecer rotinas locais de segurança a serem adotadas a fim de resguardar a vida e o bem-estar dos alunos, servidores e comunidade durante o Ensino Remoto Emergencial.

 

Suporte Informacional

O suporte informacional se dará através das bases de dados online: Portal de Periódicos Capes; normas da ABNTRepositório Digital do IFG (ReDi IFG)EBSCHostPortal de Periódicos do IFG. Além destas bases disponíveis aos alunos e servidores do IFG, o SIB publicou um Memorando Circular enumerando diversas bases de dados gratuitas disponíveis na internet que poderão auxiliar no ensino e pesquisa da instituição.

Memorando Circular 10/2020

 

Empréstimo e devolução de livros

As demandas excepcionais que precisam ocorrer de forma presencial devem ser agendadas exclusivamente através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/gqx8WKA82jqkf9ci9 . A Coordenação da Biblioteca avaliará o caráter emergencial das demandas e encaminhará conforme os protocolos gerais de segurança. Os atendimentos presenciais poderão ser marcados para as terças e quintas-feiras, das 08h às 20h.

* O usuário deverá aguardar a confirmação do agendamento antes de comparecer à biblioteca.

 

Reserva e Renovação

As reservas e renovações de empréstimo deverão ser solicitadas à equipe de biblioteca pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Os livros físicos obedecerão o prazo de quarentena de 7 dias após a devolução do livro.

 

Fichas Catalográficas

A solicitação de ficha catalográfica deverá ser feita exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo o trabalho acadêmico finalizado com a Ata de Aprovação.

 

Nada Consta

A emissão de Nada Consta (Certidão Negativa de Débito) deverá ser solicitada via processo por meio do SUAP (https://suap.ifg.edu.br/) para a Coordenação de Biblioteca do Câmpus Itumbiara ou via e-mail ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ) pela Coordenação de Registros Acadêmicos Escolares (CORAE).

 

Multas

Caso o usuário tenha pendência de multa na Biblioteca, é necessário solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU), através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Após o pagamento do boleto, é necessário enviar o comprovante para o mesmo endereço de e-mail, para baixa no sistema. As multas geradas durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus serão desconsideradas. As multas geradas no período pré-pandemia e após o fim do ERE deverão ser quitadas normalmente.

 

Perdas e danos de livros

Nos casos de perdas e danos, entrar em contato com a equipe da biblioteca através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que a situação seja resolvida, lembrando que qualquer pendência inviabiliza a emissão do documento de Nada Consta.

 

Serviços suspensos temporariamente

Durante o ERE, alguns serviços foram suspensos temporariamente: Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB); acesso físico ao acervo; consulta local; recebimento de doações, eventos presenciais.

 

Informações úteis: 

  • Para agendamento de atendimentos presenciais preencher o formulário com a devida justificativa: https://forms.gle/gqx8WKA82jqkf9ci9 
  • Para demais serviços remotos, enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Comparecer à Biblioteca somente após a confirmação do agendamento, no dia e horário marcados.
  • Os agendamentos poderão ser marcados para as terças e quintas entre 08:00h e 20:00h.
  • Siga o perfil do SIB/IFG no Instagram para notícias atualizadas  @sibifg
 
  * ATENÇÃO: os agendamentos presenciais só ocorrerão em casos excepcionais, após esgotadas todas as possibilidades de atendimento remoto.
 
 
Leia o Regulamento Completo

 


 

Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey

A Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey, do Câmpus Itumbiara, faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFG (SIB) e tem por finalidade a democratização do conhecimento por meio de suas instalações, de seu acervo, de seus recursos humanos e dos serviços aos usuários, atuando como suporte bibliográfico do processo ensino-aprendizagem, à pesquisa e extensão como oportunidade de atualização e lazer. Consolida-se como centro de debates e divulgação cultural nas áreas de Tecnologia, Artes, Literatura, Ciências Sociais, Humanas e Exatas.

 

Guia do Usuário

 

Prazos de empréstimo
Aluno Médio/Técnico e Graduação até 3 livros 7 dias
Aluno Pós-Graduação até 5 livros 14 dias
Docentes e Técnicos-Administrativos   até 5 livros 14 dias

 

Acesso

O acesso à biblioteca, bem como consulta a seu acervo, nos dias e horário de funcionamento, é disponibilizado aos docentes, discentes, técnicos-administrativos e comunidade externa, porém o empréstimo domiciliar não é permitido aos usuários externos.

 

Cadastro

O cadastro de usuários internos é realizado automaticamente mediante o vínculo institucional. O usuário que perder o vínculo institucional terá seu cadastro cancelado automaticamente.

 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta das 07h às 22h

Sábados letivos das 09h às 15h


Acervo

O acervo da Biblioteca do Câmpus Itumbiara é formado por suportes informacionais físicos e virtuais. O acervo físico é composto prioritariamente por livros relacionados aos cursos oferecidos pela instituição, além de importantes títulos da literatura estrangeira e nacional. O acervo virtual engloba diversificadas fontes de informação para consulta, dentre elas a produção científica dos discentes e docentes disponibilizada através do Repositório Digital (ReDi), além do acesso a artigos e importantes periódicos científicos de áreas específicas. Desta forma, para facilitar a organização e permitir a localização e recuperação da informação da maneira mais eficaz, o espaço da biblioteca é dividido nas seguintes coleções:

 

  • Acervo geral: composto por livros didáticos, paradidáticos, técnicos e literários.
  • Acervo de Multimeios: composto por bases de dados, Portal de Periódicos Capes, ABNT, DVDs e CD-ROM.
  • Acervo de Referência: composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, glossários, índices, abstracts, manuais, guias, bibliografias.
  • Acervo Especial: composto por relatórios técnicos, obras em braille, publicações da Editora IFG, obras de escritores goianos.
  • Acervo de Periódicos: composto por jornais, revistas, anuários, informativos.
  • Acervo de Monografias, Dissertações e Teses: composto pelas produções técnico-científica dos discentes e servidores do IFG.

 

O usuário poderá consultar livremente livros, teses, dissertações, periódicos, materiais audiovisuais no âmbito da biblioteca, visando estudos, individuais ou coletivos, nos diversos ambientes da biblioteca zelando pela integridade e conservação dos mesmos.

 

Consulte nosso acervo

 Sophia


Acervos virtuais 

Os usuários da biblioteca do Câmpus Itumbiara possuem acesso aos seguintes acervos virtuais:

 

 

Se houver dificuldade em acessar as bases de dados, procure auxílio com os servidores da biblioteca.


Serviços 

Para atender sua finalidade, a biblioteca do Câmpus Itumbiara oferece os seguintes serviços:

  • Empréstimo domiciliar e especial;
  • Renovação, reserva e devolução de materiais;
  • Empréstimo entre bibliotecas (EEB);
  • Consulta local e online ao acervo;
  • Acesso à internet;
  • Elaboração de fichas catalográficas;
  • Treinamento de usuários;
  • Atividades culturais;
  • Acesso ao Portal de Periódicos Capes;
  • Acesso às normas da ABNT.

 

Empréstimo domiciliar

Destinado aos discentes, docentes e servidores. Os prazos estão vinculados à categoria de usuário.

Aluno Médio/Técnico e Graduação até 3 livros 7 dias
Aluno Pós-Graduação até 5 livros 14 dias
Docentes e Técnicos-Administrativos   até 5 livros 14 dias

 

Para o material não devolvido no prazo estipulado, acarretará na aplicação de multa no valor de R$ 1,00, por dia de atraso e por item, que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida pela biblioteca.

 

Empréstimo entre bibliotecas (EEB)

Destinado ao intercâmbio de materiais bibliográficos entre as bibliotecas do SIB/IFG. A solicitação deverá ser feita na biblioteca do Câmpus através do preenchimento de formulário próprio.

 

Reserva e renovação

Feitas pelo sistema da biblioteca, o SophiA. A reserva somente será realizada se todos os exemplares estiverem emprestados. O material reservado ficará à disposição do solicitante por um prazo máximo de 24 horas, contadas a partir da última devolução. A renovação pelo SophiA é permitida por até 3 vezes, desde que o material não esteja reservado. Após a terceira renovação o usuário deverá comparecer à biblioteca para devolver o livro ou fazer o empréstimo novamente.


Multa

Ao realizar empréstimo junto à Biblioteca, o usuário se torna responsável pelo material sob sua posse e em caso de atraso na devolução ou perda do material, o usuário será responsabilizado.

No caso de perda do material a orientação é procurar imediatamente a Biblioteca e informar o ocorrido para que as providências sejam tomadas. 

Em relação ao atraso na devolução, de acordo com a Portaria nº 601 de 27 de março de 2015 o material não devolvido no prazo previsto acarretará na aplicação de multa, por dia de atraso e por exemplar no valor de R$ 1,00. 

O pagamento de multas devidas à Biblioteca é realizado por via bancária (GRU) e o usuário deverá:

  • Realizar a devolução do material na biblioteca de origem;
  • Solicitar emissão de GRU na biblioteca;
  • Pagar preferencialmente no BANCO DO BRASIL (em qualquer agência ou pela internet/aplicativo BB);
  • Apresentar o comprovante de pagamento para baixa no sistema.

 

Importante

Ao pagar a multa, o usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento na Biblioteca do Câmpus Itumbiara para a baixa da multa, caso contrário, não poderá efetuar novos empréstimos.


Informes

A Biblioteca do Câmpus Itumbiara realiza diversas atividades culturais ao longo do ano:

  • Dia Geek
  • Dia do Meio Ambiente
  • Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
  • Clube de Leitura

Aguarde informações atualizadas.

 

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta das 07h às 22h

Sábados letivos das 09h às 15h


ReDi IFG

O Repositório Digital (ReDi IFG) é uma base de dados online (http://repositorio.ifg.edu.br/) que reúne a produção técnico-científica da Instituição, armazenada em formato digital, que permite a busca e a recuperação da informação. 

Produção técnico-científica
  • artigos publicados em periódicos científicos;
  • teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do IFG;
  • teses e dissertações defendidas extra IFG cuja autoria seja de servidores desta Instituição;
  • livros e capítulos de livros
  • trabalhos apresentados em eventos científicos e acadêmicos;
  • trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC);
  • monografias de especialização;
  • produtos técnicos e educacionais (relatórios técnicos; relatórios de pós-doutoramento; vídeos; apostilas; softwares;
  • propriedade intelectual (patentes; registros de softwares; cultivares);
  • artefatos da memória institucional.

 


Documentos e Formulários

Documentos legais que normatizam as atividades desenvolvidas na Biblioteca do Câmpus Itumbiara:


Treinamento

O treinamento de usuários da Biblioteca do Câmpus Itumbiara acontece regularmente através de atividades e eventos realizados ao longo do ano, porém, a solicitação também poderá ser feita diretamente aos bibliotecários do câmpus, que auxiliarão em:

 

  • consulta ao acervo através do portal online Sophia;
  • localização do material bibliográfico no acervo físico;
  • consulta ao portal de periódicos da Capes;
  • normalização do trabalho acadêmico através do acesso às normas da ABNT. 

Horário de funcionamento 

Segunda à sexta das 07h às 22h

Sábados letivos das 09h às 15h

 

Contato

Coordenação

Clique para acessar a lista de ramais (64) 2103-5641

Endereço de email bib.itumbiaraifg.edu.br

Atendimento

Clique para acessar a lista de ramais (64) 2103-5631

 

Clique e acesse o mapa Avenida Furnas, Nº 55, Village Imperial. CEP: 75.524-010. Itumbiara - GO.


Dúvidas Frequentes