Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Festival de Artes

Além da Mostra Inspirarte, dança e teatro são as atrações desta quarta-feira

Programação do dia também prevê lives com artistas; uma será realizada à tarde e outra à noite

  • Criado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 13h07
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 12h58
Espetáculo Avá. Foto: cedida pelo grupo
Espetáculo Avá. Foto: cedida pelo grupo

O XV Festival de Artes de Goiás, realizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), prossegue nesta quarta-feira, 22, com atrações em diversas linguagens artísticas. O espetáculo de dança "Moringa", do Núcleo Coletivo 22, e a estréia da peça de teatro "Avá", do Teatro Oficina, são os destaques. O primeiro será exibido a partir das 17h45 e a peça encerra a programação do dia, iniciando-se às 20h30. 

Também estão previstas duas lives. À tarde, a partir das 17h45, o bate-papo será com os integrantes do Núcleo Coletivo 22, Renata Lima (Kabilaewatala), Vinicius Bolivar, Diego Amaral

e Wellington Campos. A mediação será dos professores Roberto Milet, Maria Fernanda Costa Miranda e Eduardo Carli. À noite, a conversa será com as artistas do Teatro Oficina, Cafira Zoé e Camila Mota. A live será realizada a partir das 19 horas e será mediada pelos professores Eduardo Carli e Constantino Isidoro.

O espetáculo "Moringa", segundo o próprio grupo que o apresenta, "é uma dança feita de terra e água, cozida ao fogo e esfriada pelo vento. Traz uma textura lisa, úmida e na qualidade de receptáculo contém algo. A Moringa feita do barro da criação guarda o líquido que nutre os que nascem e apazígua os ânimos dos deuses subterrâneos. É o barro do chão transformado pelo trabalho do oleiro que na circularidade desenha no tempo marcas do feminino – vagina, útero e seio. É também a substância que no fundo do lago ou no pântano guarda os segredos de uma velha senhora do antigo Daomé. É a terra molhada que fecunda a vida e acolhe a morte”.

A peça de teatro “Avá é uma ficção cósmica em três atos. Financiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc, através do edital PROAC LAB 36/2020, ela é uma dramaturgia inédita, que segundo as autoras Cafira Zoé e Camila Mota, foi gestada pelas atmosferas da imaginação e do teatro, uma flecha para o passado e o futuro lançada amanhã, ontem e sempre hoje”.

 

InspirArte

Na manhã desta quarta-feira, ocorreu a Sessão 3 da Mostra InspirArte. Foram exibidos os curtas-metragens "A Porta", "Areia ao vento", "Coxinha" e "Antiquíssimo", além de espetáculo audiovisual de rap com Gabriel Cabeça. À tarde, a mostra terá continuidade com sua quarta sessão, quando serão exibidos o espetáculo musical "Canções do Cerrado" e a websérie "Oratórios".

A Mostra InspirArte prossegue até esta quinta-feira, quando o XV Festival de Artes de Goiás será encerrado. Ao todo, integraram a mostra 43 obras de várias linguagens artísticas. Todas elas foram aprovadas em edital específico do próprio IFG, sendo que parte (sessões numeradas de 1 a 7) estarão permanentemente disponíveis no canal IFG Comunidade e, outra parte (sessões numeradas de 8 a 10) ficarão disponíveis por 7 dias. 

  

Confira a programação completa da Mostra Inspiraste: https://docs.google.com/document/d/1WBrXFJhlDdyriUTVK-XWhKVrFooLl3QMPRxh6di7RXs/edit 

 

Conheça a programação completa do XV Festival de Artes de Goiás (fase 3): https://docs.google.com/document/d/11FUgI0MBUVrlIOU0gys4rbaoYYhxbsE8zz3LEgmfXY8/edit?usp=sharing

 

Para quem quer receber a certificação de participação no festival, é preciso se inscrever até o dia 23, no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/448dc227-5155-4a34-b1f5-fe0ca8f886f8/inscricao

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página