Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Aniversário

IFG Aparecida de Goiânia celebra aniversário de dez anos em animadas festas

Criado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 16h43 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 18h16

O aniversário está sendo comemorado nesta quarta-feira, com programações culturais, brincadeiras e pronunciamentos pela manhã e à noite

imagem sem descrição.

Atrações culturais protagonizadas por alunos e servidores, brincadeira com sorteio de brindes e declarações em homenagem à história do câmpus e às pessoas que a construíram e a integram registram nesta quarta-feira, 27 de abril, o aniversário de dez anos do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), completados no último dia 23. As festividades começaram no período matutino e serão realizadas também no noturno, garantindo a participação de toda a comunidade acadêmica. A programação dos dois momentos incluiu o tradicional canto de “Parabéns” com direito a bolo de aniversário, que foi degustado e elogiado pelas pessoas presentes.

O diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende, falou de sua vivência na instituição desde 2008 e no IFG Aparecida desde o seu nascimento em 2012, como docente, coordenador de curso, chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas e, agora, como diretor-geral. Ele destacou o crescimento do câmpus e falou da satisfação de poder celebrar o aniversário de 10 anos da unidade presencialmente, após o período de distanciamento provocado pela pandemia de Covid-19. Eduardo fez um cumprimento especial à diretora-geral que o antecedeu no cargo, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, que estava presente à cerimônia, e ao ex-gerente de Administração, Divino Lopes de Alvarenga, pelos trabalhos realizados pela consolidação do Câmpus Aparecida de Goiânia.

O diretor-executivo do Instituto Federal de Goiás, José Carlos Barros Silva, esteve na abertura do evento representando a reitora, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Ele ressaltou o valor de todos os servidores e alunos para a Instituição, da importância de todos terem em mente que estão para sempre na história do IFG e da importância de sempre defenderem o Instituto Federal de Goiás e a educação pública. Estavam também presentes na cerimônia a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira, o pró-reitor de Administração, Diego Silva Xavier, o pró-reitor substituto de Pesquisa e Pós-Graduação, Wanderley Azevedo de Brito, e o superintendente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia, Weyder Moreira.

 

Atrações

A programação descontraída dos dois momentos de festa foi conduzida pela gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, que foi mestre de cerimônias. Pela manhã, as apresentações culturais foram realizadas pela servidora Ieda Vilela Machado (voz e violão), a aluna Maria Eduarda de Almeida Silva (voz e teclado) e estudantes do grupo de dança Corpo Composto. À noite, as atrações culturais ficaram por conta da servidora Daniela Rodrigues de Rezende (canto) e quatro apresentações de dança pelas alunas Alessandra Kamila Correa Dantas, Lilian de Medeiros, Julia Castro do Nascimento e Eduarda Richelly Pereira Gama.

O professor Kelio Junior Santana Borges fez um pronunciamento em homenagem às pessoas que idealizaram, construíram e participam da vida do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Ele citou a ex-diretora-geral Ana Lucia Siqueira de Oliveira e o atual diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende e afirmou aos estudantes presentes que a história do câmpus vai continuar exisitindo em suas vidas. A chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Mara Lina Rodrigues, conduziu uma brincadeira com perguntas sobre a história do câmpus, premiando com brindes os estudantes que acertavam a resposta. Esteve também na brincadeira a gerente de Administração, Raíssa Regis da Silva, que participou na entrega dos brindes.

Foi bastante animada a participação dos estudantes na disputa pelo menor tempo em anunciar a resposta certa e, após o canto de “Parabéns” e poses para fotografias, formaram fila para saborear o bolo. Os dois bolos da festa foram feitos e confeitados pela funcionária terceirizada Andréia Sousa de Andrade, que contou com apoio das estudantes monitoras Stephany de Oliveira e Graziela Aparecida de Abreu.

 

História, cursos e mais celebrações

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG foi inaugurado no dia 23 de abril de 2012, fruto de projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que buscou ampliar no Brasil o acesso da população à estrutura educacional integrada à formação profissional e tecnológica. Sua instalação em Aparecida foi motivada pela dimensão populacional da cidade, seu expressivo potencial econômico e cultural e suas demandas sociais. A data de aniversário do IFG Aparecida próxima à do aniversário da cidade, que completa cem anos no dia 11 de maio, foram aspectos também comentados pelo diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende, como mais um motivo de comemoração.

Atualmente, o IFG oferece no Câmpus Aparecida de Goiânia nove cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação, entre eles o primeiro curso de Engenharia Civil no turno noturno em instituição pública no Estado de Goiás, o primeiro curso presencial de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue da Região Centro-Oeste e o primeiro mestrado em Artes do Instituto Federal de Goiás. Ao todo, 2.412 estudantes já foram atendidos pelo IFG Aparecida, sendo que 712 estão atualmente matriculados nos cursos da unidade:

  • Cursos técnicos integrados ao ensino médio: Alimentos, Química e Edificações
  • Cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA): Alimentos e Modelagem do Vestuário
  • Cursos de graduação: Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue
  • Curso de pós-graduação: Mestrado Profissional em Artes.

Outros momentos de celebração dos dez anos do IFG Aparecida, em datas a serem definidas, vão incluir inaugurações de espaços internos, ação interativa com a comunidade externa e a abertura da chamada “Cápsula do Tempo”, um pequeno baú que guarda cartas de estudantes escritas no ano de 2012, o primeiro ano de funcionamento do câmpus, com a proposta de serem abertas dez anos depois. A iniciativa, organizada pela então diretora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, vai revelar sonhos e expectativas dos primeiros alunos da unidade do IFG em Aparecida, caso haja autorização dos autores, que estão sendo contactados e convidados para participar da programação de aniversário do câmpus.

 

 

Imagens da celebração de aniversário

Manhã

Noite

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página