Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos promove a VIII Secita
Evento será realizado amanhã, 12 de agosto, e a programação inclui oficinas e palestras
Com o tema "Processos que transformam: da colheita a automação industrial", será realizada nesta terça-feira, 12 de agosto, a VIII Semana de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Secita) do IFG - Câmpus Inhumas. De acordo com a programação, ao longo do dia serão realizadas três oficinas (Panificação; Processamento de Geleia; Produção de Hambúrguer) e também duas palestras (Análise sensorial na indústria de alimentos e bebidas; Alimentação 5.0: como a inteligência artificial está transformando a indústria). A programação completa, com os horários das atividades, pode ser acessada aqui. As inscrições devem ser realizadas pelo site do Sugep: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/.
De acordo com a coordenadora do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, professora Simone Silva Machado, o tema escolhido para a VIII Secita aborda uma jornada fundamental na indústria de alimentos, que se inicia na obtenção das matérias-primas e se estende até a automação dos processos industriais. "Essa transformação envolve não apenas técnicas de conservação e processamento, mas também a aplicação de tecnologias inovadoras que garantem a segurança alimentar, a qualidade e a eficiência na produção", afirma.
Profissionais essenciais
A discussão sobre esses processos, explica a professora, é muito importante na formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios da produção alimentícia, como desperdício, qualidade nutritiva e sustentabilidade. "No Brasil, um país com vasto potencial agropecuário, os profissionais da área são essenciais para otimizar a produção e garantir a oferta de alimentos para uma população crescente", destaca.
A importância do bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, ofertado no IFG-Câmpus Inhumas, vai além do mercado de trabalho. A proposta é que o curso prepare os alunos para se tornarem agentes de transformação social e econômica, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de inovações no setor alimentício é essencial para atender às demandas de diversas culturas e paladares, promovendo a integração entre os saberes locais e as tecnologias modernas.
"A VIII Secita é, portanto, um espaço para a reflexão, troca de experiências e aprendizado, permitindo que os alunos compreendam a relevância de sua formação e sua contribuição para o futuro da alimentação no Brasil e no mundo. Ao abordar desde a colheita até a automação, o evento destaca a importância da ciência e da tecnologia em um dos setores mais essenciais da sociedade", analisa a professora Simone.
A Comissão Organizadora da VIII Secita é a seguinte: Beatriz dos Santos Siqueira (docente), Camila Silveira de Melo (docente), Pabline Rafaella Mello Bueno de Almeida (docente), Simone Silva Machado (docente), Talita Pereira Baêta dos Santos (docente), Priscilla Inácia dos Santos Marinho (docente), Ariany Fonseca de Oliveira Barreira Plácido (discente), Gabriel Henrique de Paula Silva (discente), Higor Alencar Ferreira (discente), Kariny Rasmussem Mendonça (discente), Nayara Pifardini do Nascimento (discente), Noemi Palhares Vieira (discente), Rute Hellen Vasconcelos de Araújo (discente), Vinícius Martins Rodrigues (discente), Wenderson Júnior da Silva (discente).
Acesse aqui a programação completa da VIII Secita e faça sua inscrição.
(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)