Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Filme de professor e aluno do IFG é selecionado para o Festival Goiânia Mostra Curtas
Início do conteúdo da página
Cinema

Filme de professor e aluno do IFG é selecionado para o Festival Goiânia Mostra Curtas

Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 08h54 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 08h54

O cego da casa amarela é o único representante de Goiás na categoria ficção

O Câmpus Formosa e o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) têm um representante entre os 36 selecionados para o 18º Festival Goiânia Mostra Curtas, com entrada franca, que acontece no Teatro Goiânia, na capital goiana, entre 2 e 7 de outubro.  Concorreram com o curta outros 99 filmes.

O professor Lemuel Gandara, do Câmpus Formosa, e o estudante de História do Câmpus Goiânia, Joaquim Henrique da Silveira, que assina com o pseudônimo artístico Joachim Nadar, dirigem o curta-metragem O cego da casa amarela. O filme foi selecionado para duas mostras competitivas do Festival, a Curta Mostra Brasil e a Curta Mostra Goiás.

O cego da casa amarela é o primeiro filme dirigido por Gandara, mas ele já teve roteiro coescrito com Augusto Niemar, filmado em uma coprodução Brasil/Portugal intitulada A cidade e o amor (2015). Além disso, também atuou na direção de videoclipes e na ilustração do livro infantil de poesias Era uma vez uma vez outra vez, escrito pelo poeta Augusto Niemar, selecionado para a 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Atualmente, Lemuel está produzindo o curta-metragem Pretinho, que será lançado em 2019. 

“Considero a seleção do filme uma conquista para a sétima arte desenvolvida no nosso Instituto”, afirma Lemuel.  

 

foto do professor Lemuel GandaraNo Instituto, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a sétima arte com ele, pois o professor desenvolve aulas com projetos de produção de filmes. No ano passado, juntamente com o técnico em Audiovisual, Vinícius Martins, e os professores do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP-Bio), Lemuel desenvolveu a Primeira Mostra Curta o Meio Ambiente, em que promoveu cursos de produção fílmica, produção de curtas-metragens pelos estudantes, exibição para a comunidade e premiação dos vencedores.
 
Sinopse
O cego da casa amarela propõe uma experiência sensorial, poética e imersiva quanto às lembranças e memórias de João de Deus. Deus perdeu sua mãe e a identidade, ainda assim tenta entender os horrores e prazeres da vida através da escuridão que há em si, nas imagens e nos filmes que não são vistos.
 
Acesse aqui para saber mais sobre o 18º Festival Goiânia Mostra Curta.
Acesse aqui o filme O cego da casa amarela.
 
Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa.

Fim do conteúdo da página