Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Conhecendo o IFG recebe estudantes da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Projeto Conhecendo o IFG recebe estudantes da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes

Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2017, 13h13 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 10h35

Cerca de 40 alunos visitaram as dependências do Câmpus Goiânia e obtiveram informações sobre cursos, projetos e eventos da unidade

Alunos tiraram dúvidas sobre os cursos técnicos ofertados no câmpus

Alunos da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes participaram na manhã desta quarta-feira, 10, das atividades do projeto Conhecendo o IFG. Acompanhados pela coordenadora da escola, Luciana Oliveira Rolim, e pelo professor Hélio Romero, os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto a estrutura física do IFG – Câmpus Goiânia, além de tomar nota a respeito dos cursos, processos seletivos e eventos promovidos pela instituição.

O grupo foi recepcionado pelo gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do câmpus, professor José Luis Domingos, que frisou a importância da participação dos alunos no projeto. Na ocasião, ele reforçou que 50% das vagas ofertadas nos cursos do IFG são destinadas a discentes da rede pública de educação e cobrou esforço dos futuros candidatos para serem aprovados nas seleções de ingresso. “Metade das vagas dos cursos técnicos é de vocês. Basta se preparar”, reforçou o professor ao falar sobre o processo seletivo aos cursos técnicos integrados da unidade.

Em seguida, a coordenadora de Eventos do IFG – Câmpus Goiânia, Natalia de Paulo Santos, conduziu palestra que abordou breve histórico da instituição, passando pelos cursos, incluindo ainda os projetos e programas de pesquisa e extensão ofertados no câmpus.

Além de tirar dúvidas sobre as modalidades de ensino abarcadas pelo Instituto, os alunos também puderam se inteirar sobre as especificidades de cada curso técnico da unidade, facilitando assim a escolha de um deles no momento de abertura do processo seletivo. “Na idade deles, eles estão cheio de dúvidas e precisam dessa orientação para o futuro”, avaliou Luciana Oliveira Rolim, coordenadora da escola Pedro Gomes de Menezes.

Antonio foi aluno da escola Pedro Gomes e hoje cursa Telecomunicações no IFG
Antonio foi aluno da escola Pedro Gomes e hoje cursa Telecomunicações no IFG

 

Para auxiliar os estudantes, Antonio Ordones, 2º ano de Telecomunicações, foi convidado para falar um pouco sobre suas experiências e expectativas no Câmpus Goiânia. “Aqui, me vejo mais perto de realizar os meus sonhos, graças ao Instituto Federal”, comentou. Ele, que também fez ensino fundamental na escola Pedro Gomes de Menezes, compartilhou sua vivência no IFG e deu dicas referentes ao processo seletivo para ingressar em um dos cursos técnicos.

A programação do Conhecendo o IFG contou também com a participação do coordenador do curso técnico em Instrumento Musical, Lamartine Silva Tavares, e da aluna Raquel Bandeira, que realizaram uma apresentação de fagote.

Após assistirem aos vídeos institucionais dos cursos técnicos integrados do câmpus, os estudantes realizaram visita guiada aos laboratórios e biblioteca.

Decisão

Wanderson quer fazer Eletrotécnica
Wanderson quer fazer Eletrotécnica

 

O aluno Wanderson Alves, de 14 anos, afirma que já conhecia virtualmente o IFG – Câmpus Goiânia, por sempre entrar no site para ficar antenado nas notícias. Hoje ele conseguiu ver de perto o que antes conferia apenas por imagens na tela do computador e ficou deslumbrado com a estrutura que lhe foi apresentada. Ao ser questionado sobre o interesse de fazer parte da instituição, Wanderson mostrou-se decidido pelo curso técnico integrado em Eletrotécnica e faz planos também para o curso superior. “Queria fazer Astronomia, mas como aqui não tem, decidi que quero Engenharia Elétrica”.

Quem também já saiu com opinião formada sobre os próximos passos foi Marcella Pinheiro. “Gosto muito da área de Teatro e me interessei bastante pelo curso técnico em Instrumento Musical”, afirmou a estudante. Segundo ela, a música torna possível a expressão de sentimentos e ideias de forma verdadeira, sem discursos, e por isso pretende se candidatar ao curso que tem como foco a formação de profissionais para atuar em concertos, espetáculos, recitais, evento, entre outros.

Marcela pretende fazer seleção para o técnico integrado em Instrumento Musical
Marcela pretende fazer seleção para o técnico integrado em Instrumento Musical

 

Projeto

O Conhecendo o IFG é uma iniciativa da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Goiânia, que recebe periodicamente alunos de escolas públicas e particulares com o objetivo de apresentar a instituição.

Para participar, basta a unidade de ensino interessada entrar em contato com a gerência, pelo telefone 62 3227-2884 e solicitar agendamento.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página