Chico César e João Candido Portinari são atrações do Festival de Artes de Goiás nesta semana
Evento, que está em sua segunda parte, será realizado nos dias 18, 19 e 20 e contará com diversas apresentações online
Em um momento em que ações de arte e cultura estão praticamente interrompidas em todo o país devido à pandemia, o Instituto Federal de Goiás (IFG) proporciona momentos vivos de efervescência e diversidade. O Festival de Artes de Goiás traz nesta semana atrações artísticas renomadas no país, seja na música, nas artes visuais, no teatro e na dança, em espetáculos ao vivo, gratuitos e online, abertos a toda a comunidade. A partir de amanhã, 18, durante todo o dia de terça, quarta e quinta haverá atrações sendo transmitidas no canal IFG Comunidade do YouTube (www.youtube.com/ifgcomunidade).
Para o pró-reitor de Extensão do IFG, Daniel Silva Barbosa, “nesta segunda etapa Festival de Artes, o IFG traz uma mostra muito significativa e rica dos trabalhos fomentados pela Instituição, por meio dos editais InspirArte, além da habitual programação repleta de grandes atrações artísticas, com grandes ícones da nossa cultura goiana e brasileira, dos momentos de debate e formação, do palco Arrisque-se, com apresentações de estudantes e servidores. Estamos muito felizes e orgulhosos destes resultados. Apesar do momento difícil pelo qual passamos, esperamos que o Festival ofereça não só um lugar de reflexão e crítica, mas também de sensibilidade e grandeza, que reivindica um horizonte no qual a educação, a cultura e a vida deixem de estar em Risco!”, comenta.
A programação do evento começa no dia 18, às 9 horas (veja programação completa ao final). Neste mesmo dia, das 16h30 às 17h30, será realizada a conferência: Candido Portinari: um homem, um tempo, uma nação, com o professor e escritor, que também é filho do artista plástico brasileiro Candido Portinari, João Candido Portinari. A mediação será da professora Elza Gabriela Godinho Miranda, do IFG – Câmpus Anápolis.
A palestra de Portinari se desdobrará em três partes: a vida e obra de Candido Portinari, o trabalho do Projeto Portinari e sua mais recente iniciativa: o Projeto Guerra e Paz. A trajetória artística de Portinari (pai) começa em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do Estado de São Paulo. Após legar ao país um retrato emocionado e grandioso, em mais de 5 mil obras, do povo, da vida e da alma brasileira, ela vai atingir o seu ápice nos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas.
Na segunda parte, será apresentado “o trabalho do Projeto Portinari, que há 42 anos está empenhado no levantamento, na catalogação, pesquisa e democratização do legado pictórico, ético, e humanista do pintor”, afirma a produção. A última parte focaliza a sua iniciativa mais recente. Após obter da ONU a guarda dos originais “Guerra” e “Paz”, durante o período 2010-2015, o Projeto Portinari trouxe a obra-prima do pintor para restauro e exposição no Brasil e em Paris, reinaugurando-os depois no grande plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 8 de setembro de 2015, com o discurso inaugural proferido pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban-Ki-Moon, no grande plenário da Assembleia Geral da ONU, o que pode ser visto por meio do link: https://vimeo.com/142678776
João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). A convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), regressou ao Brasil, em 1966, após dez anos no exterior, com a missão inicial de ajudar a fundar o Departamento de Matemática da PUC-Rio. Em janeiro de 1967, passa a integrar o quadro docente do IMUC, como professor em tempo integral e dedicação exclusiva. Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, assumindo sua chefia no ano seguinte (1968).
Já ganhou diversos prêmios outorgados a ele e/ou ao Projeto Portinari, como em 2011, quando recebeu o Prêmio Trip Transformadores, e, em 2012, quando o projeto recebeu o Prêmio ABERJE 2012 São Paulo.
Na noite de terça-feira, às 19h30, o tenor Hudson Ayres e o pianista Fábio Leite farão apresentações. Logo após, às 21 horas, o cantor Chico César fará um show ao vivo. Paraibano, Chico César se dedicou à música a partir de 1991, quando resolveu se afastar da carreira de jornalista e se aperfeiçoou no violão, multiplicou suas composições e conseguiu uma carreira de repercussão internacional. Desde então, lançou diferentes álbuns, sendo o último em 2019. Em seu novo trabalho, “um comentário robusto de suas vivências político-sociais, no convulsionado momento brasileiro dos últimos anos, todas as 13 faixas de O Amor É um Ato Revolucionário, letra e música, são assinadas apenas por Chico César”, como dispõe o site do artista.
No dia 19, às 21 horas, a apresentação ao vivo será de dança, com o Dança-teatro Play – Deseja jogar?, de Diego Gonçalves Cordeiro. É um espetáculo interativo, com adaptação do texto Ato sem Palavras, uma pantomima para um ator, de Samuel Beckett. “Sua construção procura questionar e expor nossas relações com as redes sociais e todos os meios da tecnologia, que por vezes são tão agradáveis, mas por outras tão brutais. Quem controlamos? Por quem somos controlados? Temos o real controle sobre nossas vidas? Elementos dramatúrgicos fundamentais do espetáculo são escolhidos pelas pessoas da plateia”, segundo informações da produção de Diego Gonçalves.
A equipe comenta, ainda, que “a obra surge da necessidade da experimentação da solidão imposta por esse deserto virtual e em como as redes sociais nos dominam com software de controle. O espetáculo traz à tona as relações humanas com as plataformas digitais e suas consequências, passando por simulações de jogos online, conversas com assistentes virtuais, relações e cancelamentos, Facebook e Instagram, em como podemos ter o sistema corrompido por um vírus, evidenciando sua fragilidade e a falta de controle sobre nossas escolhas”, finaliza.
Na quinta-feira, 20, às 21 horas, será a vez do teatro ao vivo: Teatro Carmin do Rio Grande do Norte (RN), com o espetáculo A Frasqueira de Jacy. A história se passa em torno de uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Esse fato real levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que durou três anos e que resultou na peça de teatro documental intitulada Jacy. Segundo a produção do grupo, em 2020, “quando completou 10 anos do nosso encontro com a Frasqueira, 7 anos da estreia da peça e ano que JACY completaria 100 anos, o Carmin produziu um novo recorte dessa história: A Frasqueira de JACY. A peça é uma transcrição da peça original, para o formato online feito ao vivo e com interação de documentos gravados. É uma nova obra atualizada para o período de quarentena”, diz. Veja mais informações sobre o espetáculo.
InspirArte+Arrisque-se
Além das atrações artísticas, mais de 60 vídeos serão exibidos pelo canal IFG Comunidade dentro da Mostra InspirArte+Arrisque-se!, durante o Festival de Artes de Goiás. Serão sete sessões a serem transmitidas ao longo dos três dias do evento.
Em função do número de inscrições recebidas (mais de 230 propostas), por meio do edital de apoio financeiro do InspirArte, o processo seletivo teve que ser estendido, optando-se por exibir essas atividades em momento posterior à realização do evento.
A Comissão Organizadora afirma que a ideia foi manter o compromisso da Pró-Reitoria de Extensão do IFG com os trabalhos produzidos no Edital InspirArte no ano passado. Vários desses trabalhos, inéditos, aguardavam a oportunidade de serem exibidos ao público pela Instituição.
Para saber mais sobre a Mostra InspirArte e Arrisque-se, acesse matéria com a programação completa e mais informações.
O Festival de Artes de Goiás também está com inscrições abertas até dia 20 de maio. Acesse o link de inscrições.
Confira a programação das principais atrações artísticas:
Dia 18/05 – Terça-feira
19h30 – Apresentação artístico-cultural - tenor Hudson Ayres e o pianista Fábio Leite
21h - Apresentação artístico-cultural ao vivo - Chico César
Dia 19/05 – Quarta-feira
21h - Apresentação artístico-cultural – Dança ao vivo
Dança-teatro “Play – Deseja jogar?” de Diego Gonçalves Cordeiro
Dia 20/05 – Quinta-feira
21h - Apresentação artístico-cultural – Teatro ao vivo
Teatro Carmin do Rio Grande do Norte (RN) - espetáculo: A Frasqueira de Jacy
Programação geral
18/05/2021
9h – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão1)
10h às 11h20 – Mesa de debate: Edital InspirArte
- Pró-Reitor de Extensão do IFG – Daniel Silva Barbosa
- Alguns proponentes contemplados no Edital InspirArte
- Mediador: Constantino Isidoro Filho (IFG – Câmpus Goiânia Oeste)
11h30 – Encontro dos Professores de Arte do IFG (atividade restrita aos Professores de Artes do IFG)
14h às 16h - Oficinas com professores da Rede IF
16h25 – “Boas-vindas” – Pró-Reitor de Extensão do IFG – Daniel Silva Barbosa
16h30 às 17h30 - Conferência: "Candido Portinari: um homem, um tempo, uma nação"
- Professor e escritor João Candido Portinari
- Mediadora: Elza Gabriela Godinho Miranda (IFG – Câmpus Anápolis)
19h – Solenidade de Abertura
- Reitor – Professor Jerônimo Rodrigues da Silva
- Pró-Reitor de Extensão - Daniel Silva Barbosa
- Representante da Comissão Organizadora Executiva do Festival de Artes – Abílio de Jesus Carrascal (IFG – Câmpus Águas Lindas)
19h30 – Apresentação artístico-cultural - Tenor Hudson Ayres e o Pianista Fábio Leite
21h - Apresentação artístico-cultural ao vivo - Chico César
Mediador: Júlio Cesar dos Santos (Júlio Van) - IFG
19/05/2021
8h30 – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão2)
9h às 11h – Mesa de debate: Arte – Decolonialidade, Gênero e Ativismo
- Líder indígena e ambientalista – Ailton Krenak
- Jornalista – Rosane da Silva Borges
- Mediadora: Luciana Bigolin Martini (IFG – Câmpus Jataí)
14h às 16h - Oficinas com professores da Rede IF
19h às 20h30 – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão3)
21h - Apresentação artístico-cultural – Dança ao vivo
Dança-teatro “Play – Deseja jogar?” de Diego Gonçalves Cordeiro
DATA: 20/05/2021
8h30 – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão 4)
9h às 11h – Mesa de debate: Arte – Ensino, Pesquisa e Extensão
- Pesquisa: Maria de Lourdes Macena de Souza (IFCE)
- Ensino: Luciana Gomes Ribeiro (IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia)
- Extensão: Cláudia Schreiner (IFRS)
- Mediadora: Mônica Mitchell de Morais Braga (Reitoria)
11h15 – Plenária - Carta das Artes no IFG (atividade restrita aos Professores de Artes e estudantes do IFG)
- Mediador: Constantino Isidoro Filho (IFG – Câmpus Goiânia Oeste)
14h às 17h - Mostra do Edital InspirArte e do Edital Arrisque-se (Sessões 5 e 6)
19h às 20h30 - Mostra do Edital InspirArte e do Edital Arrisque-se (Sessão 7)
21h - Apresentação artístico-cultural – Teatro ao vivo
Teatro Carmin do RN - espetáculo: A Frasqueira de Jacy
Acesso o canal para acompanhar a programação: https://www.youtube.com/ifgcomunidade
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Contribuíram para a produção desta matéria a Pró-reitoria de Extensão e os releases enviados pelas produções dos artistas participantes do Festival de Artes de Goiás.