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Estudantes e professores do Câmpus Goiânia participam do 3º Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal

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Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 10h34 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 15h48

O evento foi realizado online pelo Instituto Federal de Alagoas e contou com trabalhos de alunos e docentes do curso técnico em Cozinha do IFG

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Alunos e professores do curso técnico integrado ao ensino médio em Cozinha, na modalidade educação para jovens e adultos, do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), participaram da terceira edição do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento foi realizado entre os dias 1 e 4 de outubro, virtualmente, tendo o Instituto Federal de Alagoas como responsável pela sua realização.

Com o tema “Tempos de aprendizagens: uma reflexão sobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA-EPT”, o seminário contou com a participação das docentes do curso técnico em Cozinha do Câmpus Goiânia, Gisélia Lima e Gleice Sousa, que tiveram trabalhos apresentados na programação juntamente aos docentes Alcyr Viana, Luciana de Oliveira, Rebeca Rubim, Renata Fleury, além do técnico em educação, Humberto Paixão e das alunas do curso: Aparecida Mariano Rodrigues do Espírito Santo, Cícera Silva de Sousa, Eliania Barbosa Amaral, Janaina Karla Melo de Sousa Lima, Roseli Dias da Silva, Erondina Rodrigues Moreira, Hélia Pedroza de Oliveira Silva. A equipe teve nove trabalhos aprovados na programação do seminário, sendo oito Relatos de Experiências e um na seção Comunicação Oral. Para conferir as temáticas trabalhadas pelas alunas e docentes do Câmpus Goiânia, acesse a tabela.

Além da equipe do Câmpus Goiânia, o IFG também marcou presença no evento com a pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, que foi uma das palestrantes do encontro. As transmissões realizadas durante o III Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, 5 de outubro, no seu canal no Youtube.

Diálogo e troca de experiências

O evento tem o objetivo de promover continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso que tem se constituindo com a identidade da EJA-EPT nas instituições que compõem a Rede Federal. O encontro também visa possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que a modalidade educação para jovens e adultos tem enfrentado nessas instituições.

“É um momento de diálogos, de trocas de experiências e debates em favor do crescimento e do fortalecimento dessa modalidade de ensino em toda Rede e da construção da identidade da Educação Profissional e Tecnológica voltada para um grupo de pessoas que ficou afastado da escola durante parte das suas vidas e que merece a melhor das formações. O aluno e o professor que participam desse evento costumam sair renovados, cheios de perspectivas”, afirma a docente Gisélia Lima.

A primeira edição do encontro foi realizada no Câmpus Goiânia do IFG, em 2018. “É importante lembrar que esse evento teve origem aqui no nosso câmpus, em 2018, contando com a participação de 400 pessoas e 36 relatos de experiência, de acordo com a Mad’Ana Ribeiro de Castro, do coletivo de professores da rede federal idealizadores do evento. Esse evento já nasce diferenciado por ser voltado para a Educação de Jovens e Adultos ofertada nos institutos federais de todo o Brasil a partir da criação do Proeja, pelo DECRETO Nº 5.840, de 13 de julho de 2006, por isso o termo EJA-EPT”, acrescenta Gisélia.

Neste ano, o evento debateu também a atual realidade das instituições de ensino durante à pandemia de Covid-19. “Há muito o que aprender e também há o que ensinar com a nossa vivência com as ações que ofertamos durante a suspensão do calendário acadêmico e com a sua retomada via Ensino Remoto Emergencial. O colegiado do curso técnico em Cozinha desenvolveu vários subprojetos ligados ao Projeto Saberes e criou estratégias que, certamente, estão ajudando a diminuir os efeitos desse modelo sobre os alunos da EJA. É dessas experiências que trataremos nos trabalhos aprovados”, esclarece a docente.

Para conferir as apresentações realizadas no evento, acesse o canal no Youtube do 3º Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.