Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Letras realizam atividade prática em Senador Canedo
Início do conteúdo da página
ENSINO

Estudantes de Letras realizam atividade prática em Senador Canedo

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h03 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h13

Discentes do Câmpus Goiânia aplicaram jogos lúdicos que desenvolveram durante disciplina

Estudantes de Letras colocam em prática jogos lúdicos criados por eles
Estudantes de Letras colocam em prática jogos lúdicos criados por eles

Estudantes do quinto período do curso de Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizaram na sexta-feira, 7, atividade prática com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria José Cândido de Oliveira, em Senador Canedo. Licenciandas e licenciandos aplicaram jogos lúdicos que desenvolveram no decorrer da disciplina Prática como Componente Curricular V – Ludicidade e ensino de Língua Portuguesa: entre a teoria e a prática, ministrada pela professora Alita Paraguassú.

Segundo a professora Alita Paraguassú, os discentes formaram grupos e elaboraram jogos para o ensino de conteúdos de Língua Portuguesa para turmas do sexto ano do Ensino Fundamental. “Primeiro eles apresentaram os jogos para mim e depois a gente levou para a escola, para de fato eles terem essa experiência real e concreta da sala de aula”, destacou. Contou também que é muito significativo retornar à Escola Municipal Maria José Cândido de Oliveira. “Fui professora de Língua Portuguesa nessa escola e voltar lá, com meus alunos, que serão professores, foi muito significativo.”, disse.

Para Alita, apesar da insegurança de alguns licenciandos e licenciandas, que nunca tiveram contato com crianças, a experiência foi proveitosa. Esta foi a sensação que teve a licencianda Raquel Sforni Mota. “A experiência de ensinar, jogar e auxiliar esses alunos foi totalmente proveitosa e revigorante para nós, futuros professores, e, com certeza, objetivamos levar esse projeto para as salas de aula”, relatou Raquel.
Raquel disse ainda que havia o receio de os jovens não se interessarem pelos jogos, mas que, ao contrário disso, a participação foi surpreendente. “A princípio tínhamos medo de eles não quererem jogar, visto que eram jogos que ‘exigiam’ a utilização dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Mas foi justamente o contrário. Os alunos buscaram compreender ainda mais os conteúdos justamente por quererem se sair bem nos jogos”, contou.

A atividade teve a presença da professora de Língua Portuguesa e Inglês do Câmpus Senador Canedo e coordenadora Acadêmica, Aline Rezende Belo Alves.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página