Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estação de bicicletas compartilhadas no Câmpus Goiânia já está em funcionamento
Início do conteúdo da página
MOBILIDADE

Estação de bicicletas compartilhadas no Câmpus Goiânia já está em funcionamento

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 19h20 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h13

Serviço atenderá alunos e servidores da unidade, além da comunidade externa próxima ao câmpus

imagem sem descrição.

Começou a funcionar a estação nº 17 de bicicletas públicas compartilhadas GynDeBike instalada no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Nesta segunda-feira, 10 de junho, a equipe da Prefeitura de Goiânia realizou os últimos ajustes no ponto, localizado na Rua 75, ao lado do Teatro do câmpus, em frente à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), no Setor Central.

A inauguração oficial da estação foi realizada na manhã de domingo, 9 de junho, pela Prefeitura de Goiânia, no Parque Flamboyant, quando foram entregues mais quatro novas estações de bicicletas públicas compartilhadas na capital, somando atualmente 20 estações na cidade (Leia mais no site da Prefeitura de Goiânia). O projeto é uma realização da Prefeitura de Goiânia,  patrocinado pela Unimed e operacionalizado pela Serttel. Atualmente o GynDebike passa a contar, ao todo, com 200 bicicletas públicas na cidade.

Com o objetivo de atender a comunidade acadêmica e externa ao Câmpus Goiânia do IFG, o ponto foi uma solicitação realizada pela Direção-Geral do Câmpus à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), atendida pela Prefeitura e pela Unimed Goiânia.

Para a Direção, as bicicletas públicas compartilhadas são uma alternativa de transporte urbano que pode atender os alunos e servidores do Câmpus Goiânia, que somam cerca de 4.700 pessoas. A estudante do quinto período de Licenciatura em Matemática da unidade, Manuela Laudares, foi uma das primeiras a utilizar o serviço para buscar seu almoço em um restaurante na Rua 68, Centro. Ela avalia que a iniciativa de ter um ponto de bicicletas compartilhadas no câmpus é positiva, já que facilita a mobilidade entre pontos estratégicos no centro da cidade. “Achei bom porque tem vários pontos de devolução por aqui próximo. Melhora também a segurança, quando saímos no período noturno para pegar ônibus na região da Goiás”, completa.

Como utilizar

Para usar uma das bicicletas compartilhadas, o usuário precisa se cadastrar no site www.debikegoiania.com ou pelo aplicativo GynDeBike. Depois, basta selecionar o tipo de passe: diário, mensal, semestral ou anual. Cada modalidade possui um valor distinto.

Realizado o cadastro, para fazer a retirada da bicicleta, basta baixar o app do serviço ou ligar para o telefone 4003-0397 e digitar o número da estação na qual deseja retirá-la (a estação do Câmpus Goiânia é de nº 17) e o número da posição da bicicleta escolhida. Confirmada a operação, uma luz verde acenderá para sinalizar que a bicicleta já está liberada para uso.

Mais informações podem ser acessadas na página do GynDeBike.

Leia mais notícias sobre a estação de bicicletas públicas no Câmpus Goiânia :

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com informações do site da Prefeitura de Goiânia.

Fim do conteúdo da página