Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Curso Sabores em Libras disponibiliza videoaulas ao público
Início do conteúdo da página
Inclusão

Curso Sabores em Libras disponibiliza videoaulas ao público

Aulas de culinária são ministradas em Libras e Português por alunos do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG

Aluna do curso de Pedagogia Bilíngue, Elizabeth de Melo Marques, ministrando videoaula de culinária na disciplina Habilidades Básicas, do curso Sabores em Libras

As aulas práticas do curso de extensão “Sabores em Libras” estão sendo disponibilizadas ao público, que agora pode acessar variadas receitas culinárias gravadas em Libras, com opção de áudio e legenda em Português. A primeira edição do curso foi iniciada em novembro de 2017 e segue até julho deste ano. Oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD) por alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, o Sabores em Libras foi concebido pelo professor Thiago Cardoso Aguiar, do curso de Pedagogia Bilíngue, com a colaboração de professoras da área de Nutrição dos câmpus Goiânia e Goiânia Oeste.

O professor Thiago Aguiar explica que a proposta é dar subsídios para os cursistas para poderem atuar na área de alimentação produzindo algo para vender, ou ainda atuando em cozinhas de estabelecimentos comerciais. O curso já teve três disciplinas teóricas, em que as videoaulas foram só para os cursistas. Agora, com o início das disciplinas práticas, as aulas estão sendo abertas ao público geral.

As disciplinas do curso são concebidas pela professora Amanda Magalhães, da área de Gastronomia. Na primeira semana, a videoaula é com essa professora, e na segunda e terceira semanas, as aulas são ministradas pelas alunas surdas do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG Aparecida de Goiânia, que são supervisionadas por uma professora da disciplina. Essas aulas são gravadas diretamente em Libras, mas o áudio é inserido por outra aluna da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, deixando-o acessível também a quem não sabe língua de sinais. Os surdos que não dominam Libras também são contemplados, com a opção de legenda em Português.

 

Inclusão e experiência

“Dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem  temos tutores mediadores de conhecimento, que tiram as dúvidas dos alunos e corrigem as atividades. Esses tutores também são alunos do Pedagogia Bilíngue que atuam sob a supervisão da professora da disciplina. Isso que é o interessante do curso: além de dar acesso, em Língua de Sinais, a conhecimentos de uma área com pouco material nessa língua, é uma produção de alunos do Pedagogia Bilíngue. Já dá a esses alunos a experiência de produzir materiais visuais. Algo que eles farão bastante na sua vida profissional”, destaca o professor Thiago Aguiar.

O curso Sabores em Libras tem apoio da Diretoria de Educação à Distância do IFG, tendo sido disponibilizadas 90 vagas nessa oferta inicial. São módulos do curso: Introdução à EaD; Boas Práticas de Higiene e Controle de Qualidade na Cozinha; Composição dos Alimentos; Habilidades Básicas ; Cozinhas Frias; Cozinhas Quentes; Confeitaria e Panificação; Planejamento, Gestão e Marketing; e Plano de Negócio.

 

Acesse nos links abaixo as aulas disponibilizadas e siga o canal Sabores em Libras no YouTube, para receber as novidades do curso:

 

Carne Grelhada: pontos da carne

Receita de Sopa de Milho

Técnica de Branqueamento de Vegetais

Branqueamento de Vegetais no Vapor

Braseado (carne suína)

Peixe no Papelote

Receita de Ministrone

 

 Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página