Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Músico Miquel Bernat realiza atividades de promoção da percussão erudita no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
Internacional

Músico Miquel Bernat realiza atividades de promoção da percussão erudita no Câmpus Goiânia

Nesta sexta-feira, 25, o músico realiza master class, lançamento de livro e concerto no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia

Professor e músico Miquel Bernat durante master class no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

O músico internacional e professor do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Escola Superior de Música de Cataluña, Miquel Bernat, participa hoje, dia 25, de uma série de atividades do evento Encontro com os Mestres, que envolve a realização de master class, lançamento de livro e concerto de percussão no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. Na manhã desta sexta-feira, o mestre convidado promoveu master class de percussão para estudantes de música do câmpus. À noite, a partir das 19 horas, Miquel lança seu primeiro volume do livro de estudos sobre percussão e realiza concerto gratuito e aberto ao público, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Músico Miquel Bernat lança livro e realiza concerto hoje, dia 25, às 19h, no Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia.

 

Miquel Bernat possui renomada carreira musical, tendo lecionado nos conservatórios de Roterdã (Holanda) e Bruxelas (Bélgica). Realizou também recitais na Europa, Ásia, África, nas Américas e Austrália. O músico desenvolve trabalho pedagógico na Escola Superior de Música do Porto, na Universidade de Aveiro e na Escola Catalã de Música e criou o grupo de percussão Drumming, em Porto (Portugal).

Segundo o professor e músico, é a primeira vez que vem a Goiânia, mas já esteve no Brasil em outros momentos. Durante a aula de percussão realizada no Câmpus Goiânia na manhã desta sexta, Miquel Bernat falou aos estudantes participantes sobre os estudos internacionais de obras para percussão erudita e tocou algumas peças exclusivas para marimba e vibrofone, instrumentos de percussão.

Miquel Bernat analisa que, tanto na Europa quanto no Brasil, os estudos e a criação de obras de percussão para concertos clássicos tratam-se de movimento recente na área musical, fruto dos esforços dos próprios percussionistas e professores de música que ressentem de obras dedicadas à percussão para concertos. Para ele, o Brasil possui uma tradição muito forte de instrumentos percussivos na música popular, mas considera como recente a inclusão da percussão no contexto da música clássica. Isso se for comparada às composições de concertos já consolidadas, por exemplo, para piano, violino e canto.

Na aula, o professor mencionou o nome de músicos que têm contribuído para os estudos e a aprendizagem de obras percussivas para marimba, como: Gordon Stout, Michael Burritt e o percussionista brasileiro Ney Rosauro. É nesse sentido de valorização internacional da percussão erudita que o professor Miquel Bernat lança o primeiro volume de seu livro: Estudios de Concierto para Marimba. Vol I: Los saltos y la extension, hoje à noite, a partir das 19 horas, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. O volume é a primeira séria de obras percussivas de diversos autores, que foram compiladas por Miquel Bernat ao longo de 12 anos de estudo para marimba, além disso, reúne peças de autoria do músico.

Após o lançamento do livro, Miquel realizará concerto gratuito e aberto à comunidade, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. Para atração desta noite, o músico revela que irá tocar peças de percussão que compõem o primeiro volume de seu livro e também vai apresentar algumas composições para marimba e vibrafone que estarão nos próximos volumes de sua publicação.

Além das atividades nesta sexta no Câmpus Goiânia do IFG, Miquel Bernat participa no sábado, dia 26, de master class de percussão na Universidade Federal de Goiás (UFG), das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sala de percussão da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), no Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia.

Properc
A vinda do professor Miquel Bernat ao Câmpus Goiânia integra as ações do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Properc) do Instituto Federal de Goiás, que conta com o financiamento do governo federal. Por meio do Properc, foram realizados três cursos de extensão em Música, concertos ministrados pelo Grupo do Laboratório de Percussão do IFG (GruLaPe) e mais a presença de músicos internacionais e nacionais na ação Encontro com os Mestres no IFG. De acordo com o professor Ronan Gil, coordenador do Properc no Instituto, Miquel Bernat é o décimo músico convidado para o evento promovido pelo Programa.

 

Coordenador do Properc no IFG e professor, Ronan Gil, e o professor e músico convidado Miquel Bernat, no Teatro do IFG.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página