Festival de Artes de Goiás está com quatro editais em andamento
Evento será realizado de 27 a 30 de novembro, na cidade de Goiás
O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar no mês de novembro seu XVII Festival de Artes. O evento está com quatro editais em andamento, para seleção de expositores, realização de monitoria durante o Festival e submissão de trabalhos para o III Seminário de Pesquisa em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes. Para a Feira de Economia Solidária, que será uma novidade este ano, as inscrições dos expositores podem ser feitas até dia 3 de novembro. A Feira vai contemplar a comercialização de produtos naturais, preferencialmente do Cerrado, reciclados, recicláveis ou reaproveitados, produtos in natura e comidas caseiras.
De acordo com o edital (nº 23/2024), podem participar da seleção artesãos, produtores de artesanato, arte popular, manualidade ou trabalhos manuais: artistas, artesãos e fazedores de cultura e de trabalhos manuais que produzem peças exclusivas para comercialização, feitas de forma totalmente manual e/ou a partir de produtos naturais. Além desse, reciclados, recicláveis ou reaproveitados, como roupas, tapetes, artefatos, quadros, bordados, sabonetes artesanais, velas aromáticas etc.
Os agricultores familiares de base ecológica que comercializem produtos in natura e seus derivados, como frutas, legumes, mel, leite, verduras; e produtores de comidas caseiras e produtos manufaturados não industrializados, como bolos, tortas, massas, pamonhas, pão de queijo, doces de frutas, conservas, geleias, pastas, queijos, sucos, cremes etc. também podem se inscrever.
Os documentos exigidos para inscrição são: cópia de documento pessoal; imagem dos produtos que deseja comercializar ou link de rede social ou similar em que haja mais informações sobre a produção; carteirinha de registro de produtor, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); carteirinha de artesão / Programa de Artesanato Brasileiro (PAB); declaração equivalente ou autodeclaração; e comprovação de vínculo com o IFG, quando houver, por meio da apresentação de certificado/declaração, no caso dos proponentes que participam ou participaram em atividades de pesquisa, ensino ou extensão.
Para o diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria de Extensão (DAS/Proex), Fernando Henrique Silva Carneiro, a importância de o Festival de Artes realizar a Feira pela primeira vez durante o evento (no IFG, estará em sua segunda edição) se dá porque é uma forma de “nós, enquanto Instituição, nos articularmos com os arranjos produtivos locais do nosso estado, com a agricultura familiar, com os produtores artesanais. É uma ação inovadora para o próprio Festival. Espero que a gente possa fortalecer cada vez mais essas ações”, afirma.
Para a coordenadora da atividade, professora Elza Gabriela Miranda, a Feira de Economia Solidária “será uma oportunidade para artesãos, artistas populares e produtores locais e de todos o Estado de mostrarem a diversidade do seu trabalho”, finaliza.
Edital de seleção de monitores
Também estão abertas as inscrições para a seleção de monitores que vão trabalhar durante o evento. Podem participar os estudantes do curso de Curso de Tecnologia em Produção Cultural do IFG, que tenham no mínimo 18 anos. Os selecionados vão integrar a equipe responsável pela organização, execução e pós-produção do XVII Festival de Arte de Goiás.
As vagas são para as áreas de Comunicação e Divulgação, Secretaria, Programação e Espaços, Infraestrutura Técnica e Artística e Receptivo e Logística. São duas vagas para cada área. Será oferecida uma ajuda de custo total de R$ 600 para deslocamento até a Cidade de Goiás, onde será realizado o evento, e o certificado de monitor de Produção Cultural com carga horária de 60 horas.
Os requisitos, a documentação para a inscrição e todas as informações estão disponíveis no edital (nº 22/2024) de seleção. Pelo cronograma, o resultado será divulgado no dia 28 de outubro. Haverá uma reunião virtual com os selecionados no dia 31 e o início do trabalho será dia 4 de novembro.
Mais informações podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Extensão (Proex):
https://www.ifg.edu.br/editais-extensao
Edital de submissão de trabalhos para o III Seminário de Pesquisa em Artes
Com o objetivo de divulgar e promover a discussão das pesquisas em andamento de estudantes do Programa de Pós-graduação em Artes (PROFARTES/IFG), de outros programas de pós-graduação e pesquisadores independentes, dentre outros, o Seminário de Pesquisa em Artes recebe os trabalhos até dia 31 de outubro.
Pelas normas contidas na Chamada para Submissão de trabalhos, serão aceitos resumos expandidos ou resumos simples. Cada autor poderá enviar um único trabalho e, se for o caso, participar de outro como coautor.
Os trabalhos serão apresentados presencialmente nos seguintes formatos: comunicação oral (para estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Artes; para estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu na área de Artes ou pesquisadores independentes na área de Artes) e pôster (para estudantes de cursos de graduação da área de Artes, do Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio - PIBIC-EM que tenham seus trabalhos desenvolvidos na área de arte).
As normas completas e os documentos necessários para a inscrição estão disponíveis na Chamada Pública.
Mais informações estão disponíveis na página eletrônica do PROFARTES/IFG: https://www.ifg.edu.br/profartes
Edital de seleção de propostas artísticas e oficinas
Em andamento, o edital de seleção de propostas e oficinas está na fase de divulgação das propostas selecionadas, que será realizada no dia 25 de outubro. Pelo cronograma, a confirmação dos selecionados ocorrerá até dia 30 deste mês e a lista final será publicada em 4 de novembro.
Veja mais informações na página eletrônica: www.ifg.edu.br/editais-extensao.
Pró-Reitoria de Extensão
Notícias (Servidor)
Educação de Jovens e Adultos
Solenidade de certificação dos alunos do Projeto EJA/EPT AlmEJA será realizada na próxima terça-feira, 17
Comunicados (Servidor)
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48
Nota à Comunidade
11/11/2024 17h08
Prazo para compensação do recesso de final de ano
26/09/2024 18h30
Indisponibilidade dos serviços de TI - 28 e 29/9
24/09/2024 19h09
Novos calendários acadêmicos (2024)
23/09/2024 15h41
Novo canal de comunicação: gestão de pessoas e servidores
19/09/2024 16h18
Resultado Final: editais PIBICTI
16/09/2024 08h11
Retificação de Processos Seletivos
10/09/2024 14h03
Suspensão de expediente: unidade Reitoria
12/08/2024 10h00
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Avaliação - Estágio probatório | Reitoria
17/07/2024 13h34
Manutenção Programada na Unidade Reitoria -- 31/5
27/05/2024 16h23
Resultado Preliminar | Coordenação PIBID
23/05/2024 14h02
Resultado Preliminar: Seleção de professores para o Projeto AlmEJA
09/05/2024 15h08
Seleção de Docentes: Formação de professores do ensino secundário/técnico vocacional de Timor-Leste
08/05/2024 15h09
Liberação do Estacionamento Interno da Reitoria
25/04/2024 16h27
Prorrogação da Consulta Pública | Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
19/04/2024 15h51
Informações sobre atividades no período de greve no IFG
18/04/2024 14h42
Redes Sociais