Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Em feito inédito, IFG conquista ouro em premiação da WFCP com o Programa Lapassion em Rede
Início do conteúdo da página
Prêmio Internacional

Em feito inédito, IFG conquista ouro em premiação da WFCP com o Programa Lapassion em Rede

Premiação foi entregue hoje, 25, no Congresso da World Federation of Colleges and Polytechnics, no Canadá

É ourooooo!!! Detalhes do troféu que o IFG recebeu hoje no Congresso da WFCP
É ourooooo!!! Detalhes do troféu que o IFG recebeu hoje no Congresso da WFCP

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 25 de abril, o Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu o prêmio de primeiro lugar no Awards of Excellence 2023 da WFCP, na categoria Global Citizenship (Cidadania Global), com o Programa Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol. A premiação foi entregue no Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP), que termina hoje, em Montreal, no Canadá.

A premiação internacional é um feito inédito não só para a Instituição, mas para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e coloca o IFG em posição de destaque no cenário internacional, visto que a WFCP é referência na discussão de Educação Profissional no mundo. Além disso, coloca a internacionalização como um eixo fundamental, estratégico, articulador e transversal ao tripé ensino, pesquisa e extensão no IFG e na Rede Federal.

“Esse prêmio é toda uma recompensa de um processo formativo que não é de hoje. É um trabalho construído a muitas mãos dentro de um trabalho formativo que essa Instituição cuida de forma qualificada. Com essa premiação teremos todo esse processo formativo incluído em um Guia internacional de boas práticas”, disse a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, ao receber, emocionada, a notícia da conquista do ouro.

Para um dos dirigentes do Programa Lapassion em Rede – Metodologia Brampssol, professor Marcelo Escobar (Câmpus Itumbiara), “participar de uma premiação mundial mostra o quanto a gente está no caminho certo, o quanto os esforços pela educação, de mudar a metodologia tradicional de ensino, ela tem tudo a ver com o que se espera no mundo. Essa premiação mostra que estamos na ponta, tanto com as ideias quanto com as metodologias inovadoras”.

  

Categoria

A categoria em que o IFG recebeu o prêmio, Global Citizenship (Cidadania Global), trata de experiências, estratégias e ferramentas para preparar estudantes para a cidadania global. O prêmio foi recebido pelo assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Luciano Perilo, que representa a Instituição no Congresso WFCP. A premiação de prata, nesta categoria, ficou com o Shaanxi Polytechnic Institute (China) e a de bronze com o Hudson Valley Community College (Estados Unidos). 

Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Luciano Perilo, ao receber o prêmio no Canadá
Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Luciano Perilo, ao receber o prêmio no Canadá

 

“Esse programa agora é referendado internacionalmente e se consolida no campo global enquanto modelo para a educação profissional, o que evidencia a qualidade do serviço público brasileiro, além de ser um produto da Rede Federal”, destaca Luciano Perilo. O assessor do IFG ainda evidencia o excelente trabalho que é conduzido pelos professores, pelos técnico-administrativos, bem como o reflexo disso na qualidade da formação dos nossos estudantes que “projetaram uma metodologia autoral no Câmpus Itumbiara e alcançaram um nível de excelência internacional”.

 

Metodologia

Estudantes de diversas instituições durante a participação no Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol que foi realizado no Câmpus Itumbiara
Estudantes de diversas instituições durante a participação no Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol que foi realizado no Câmpus Itumbiara

 

A premiação é fruto de um trabalho coletivo e cooperativo, fundamental para o IFG e para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Nós criamos a metodologia Brampssol baseada no Lapassion. Foram alunos daqui de Itumbiara, junto com professores, que criaram essa metodologia”, ressalta o professor Marcelo Escobar, um dos docentes que integrou a equipe que criou a metodologia e que implementou o Programa em Rede.

O Lapassion em Rede está planejado para ser realizado em quatro anos, com o objetivo de expandir para toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, países de língua portuguesa e latino-americanos. O Programa se baseia na metodologia Brampssol (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership), que foi criada por estudantes e docentes do Câmpus Itumbiara em 2021. Baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, além do IF Maker e de um projeto P&D, alunos e docentes de Itumbiara desenvolveram essa metodologia.

Já o Lapassion foi um projeto criado pelo professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto (IPP), e inicialmente teve como parceiros instituições de seis países: Chile, Espanha, Finlândia, Portugal, Uruguai e cinco Institutos Federais brasileiros. Durante o evento Demoday, uma das etapas do Lapassion em Rede que foi realizada no Câmpus Itumbiara, o fundador do programa afirmou que “a possibilidade de envolver toda a Rede Federal de fato mostra a amplitude desse projeto. De fato, esse modelo que foi criado é um modelo de sucesso”, afirmou Ramos.

 

 

Equipe

A equipe que organizou e desenvolveu o Lapassion em Rede – Metodologia Brampssol é composta pelos dirigentes: Marcelo Escobar de Oliveira, Ghunter Paulo Viajante, Luciano de Paula Pereira Perilo, Giovani Aud Lourenco e Josemar Alves dos Santos Junior. Os coordenadores são: Matheus Monteiro Cabral e Nelson Rodrigues Silva (egressos de Engenharia Elétrica) e João Eduardo Marques Costa (estudante de Engenharia de Controle e Automação).

Equipe do projeto: Matheus Cabral (egresso de Engenharia Elétrica e idealizador da metodologia Brampssol e do Lapassion em Rede), Ghunter Paulo Viajante (professor e idealizador da metodologia e do Lapassion em Rede) Josemar Alves dos Santos Junior (professor e coordenador da equipe gestora do Lab. Maker), João Eduardo (estudante de Engenharia de Automação e idealizador da metodologia e do Lapassion em Rede), Nelson Rodrigues Silva (egresso de Engenharia Elétrica e idealizador da metodologia e do Lapassion em Rede), Luciano Perilo (APDI do IFG e participou da concepção da primeira edição do Lapassion em Rede enquanto projeto), Marcelo Escobar (professor e idealizador da metodologia e do Lapassion em Rede) e Geovani Aud Lourenço (professor e membro da equipe do lab. Maker)
Equipe do projeto: Matheus Cabral (egresso de Engenharia Elétrica e idealizador da metodologia Brampssol), Ghunter Paulo Viajante (professor e idealizador da metodologia), Josemar Alves dos Santos Junior (professor e coordenador da equipe gestora do Lab. Maker), João Eduardo (estudante de Engenharia de Automação e idealizador da metodologia), Nelson Rodrigues Silva (egresso de Engenharia Elétrica e idealizador da metodologia), Luciano Perilo (APDI do IFG e que atuou no planejamento estratégico e na concepção junto ao Conif e na articulação internacional do programa Lapassion em Rede enquanto projeto plurianual), Marcelo Escobar (professor e idealizador da metodologia Brampssol) e Geovani Aud Lourenço (professor e membro da equipe do Lab. Maker)

 

O egresso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara e atualmente aluno de mestrado pela Unicamp, Nelson Rodrigues Silva, um dos idealizadores da metodologia Brampssol, comemora a notícia do prêmio: “Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de pessoas criativas e versáteis, com coragem para trilhar novos caminhos e almejar novos horizontes, que busquem soluções para os problemas sem medo de errar. Guiar os estudantes nesse caminho, é o objetivo da metodologia Brampssol, é o sonho da nossa equipe, e o motivo do nosso esforço! De onde eu venho, as pessoas não têm muita expectativa. O IFG mudou minha vida e vê-lo tomando frente nesse processo transformador é de encher os olhos!”.

O aluno do bacharelado em Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara, Erick Nascimento de Oliveira, enaltece a experiência vivenciada no Lapassion em Rede e destaca a relevância da metodologia. Para Erick, “o Brampssol foi um projeto que cresceu de maneira surpreendentemente rápida, superando nossas expectativas. Foi uma experiência incrível compartilhar esse momento com pessoas de todo o Brasil. Através do Lapassion e da metodologia Brampssol, fomos capazes de repensar a educação e descobrimos que podemos contribuir positivamente para a vida das pessoas, empresas e comunidades, resolvendo problemas reais”.

Na mesma perspectiva, o professor Marcelo Escobar, do Câmpus Itumbiara, conclui: “Participar de uma premiação mundial mostra o quanto a gente está no caminho certo. O quanto os esforços pela educação, de mudar a metodologia tradicional de ensino, ela tem tudo a ver com o que se espera no mundo. Essa premiação mostra que estamos na ponta, tanto com as ideias quanto com as metodologias inovadoras”.

 

Apoio

A Reitoria do IFG deu o apoio e o suporte para a realização das ações, além de expor a proposta plurianual do programa ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Por sua vez, o Conif entendeu o projeto enquanto um produto de toda a Rede Federal. Assim, os Reitores e Reitoras deliberaram no pleno pela participação dos institutos no programa, ao passo que os Assessores de Relações Internacionais trabalharam para a capilarização deste junto às comunidades acadêmicas.

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria do IFG.

Comunicados (Servidor)

Fim do conteúdo da página