Ensino remoto de arte é destaque no último dia do Festival
Ainda nesta quinta-feira, às 19h, será realizada a sessão “Arrisque-se”, com apresentações artísticas

O tema “desafios e possibilidades do ensino remoto de Arte” foi o destaque da programação deste último dia da 15ª edição do Festival de Artes de Goiás. Nesta quinta-feira, 5 de novembro, o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, promoveu a realização de uma mesa-redonda com os professores Júlio César dos Santos (Júlio Vann) e Márcio Pizarro Noronha. A mediação do debate foi feita pelo professor Roberto Wagner Milet.
Desafios e possibilidades
Júlio Cesar dos Santos, docente do IFG, foi o responsável por abrir o debate e, durante sua fala, procurou destacar que, no cenário no qual nos encontramos, embora existam possibilidades de trabalho, há muitos desafios no âmbito do ensino remoto de arte. Um desses desafios, para o professor, está relacionado ao acesso tecnológico. Segundo o docente, é importante observar que “o acesso universal à educação deve, também, corresponder ao acesso às tecnologias”.
Destacando os impactos do ensino remoto tanto para os docentes, quanto para os estudantes, Júlio refletiu também sobre as diferenças do acesso nas escolas públicas e nas privadas e pontuou que “o ensino remoto em vigor exige mais do que uma capacitação técnica”. Falando dos desafios nesse campo, o docente observou que, neste momento, a relação professor-aluno está sendo mediada pelas plataformas digitais e pontuou: “se antes existia uma dificuldade, imagina agora”. Para o professor, é preciso observar a questão do acesso às tecnologias: tanto o acesso desigual, quanto a falta de acesso e a qualidade das conexões.
Chamando atenção também para as possibilidades que envolvem os recursos audiovisuais no ensino remoto de arte, o professor falou um pouco sobre suas aulas, projetos e experimentos digitais. Destacando as aulas voltadas à Educação de Jovens e Adultos e seus projetos, como o Matutando – Diálogos Formativos, Júlio César observou que, de certo modo, “o ensino de artes independe do meio: o que eu fazia antes, estou fazendo agora”. Contudo, o docente pontuou que neste momento é preciso refletir mais sobre a subjetividade no ensino remoto. Uma das perguntas que o professor apresentou como essencial de ser pensada é: “Como trabalhar a subjetividade no ensino remoto?”. Apontando para o término de sua fala, Júlio observou que “temos muito o que aprender com essa situação e devemos ter cuidado: educar é uma relação muito complexa. Trabalhamos com a formação humana”.
Durante a mesa-redonda, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Márcio Pizarro Noronha, teve problemas com a conexão e não conseguiu participar. As discussões, no entanto, ainda continuaram a partir das perguntas e comentários feitos pelo público que acompanhou a transmissão.
Arrisque-se
Ainda nesta quinta-feira, às 19h, será realizada a sessão “Arrisque-se”, com apresentações artísticas. Como parte da programação do XV Festival de Artes de Goiás, foram disponibilizados diversos vídeos selecionados por meio dos editais do IFG InspirArte e Arrisque-se!, destinados à seleção de ações artísticas. Diversas linguagens da arte e temáticas estão contempladas nesta programação, que já está inteiramente disponível no canal, por meio de playlists diferentes. A apresentação da noite desta quinta-feira será destinada à exibição desses vídeos e, ainda, de trechos dos trabalhos selecionados no edital InspirArte.
Serviço:
Arrisque-se – Apresentações artístico-culturais
Transmissão: https://youtu.be/c4ANBalzjtU
Horário: 19h
Apresentador: Abilio de Jesus Carrascal (IFG)
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
Proen promove palestra on-line sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica
15/01/2021 16h25
Resultado final da seleção da Mostra Integrada é divulgado pelo IFG
15/01/2021 11h57
Últimos dias de inscrição para a seleção do Mestrado em Educação para Ciências e Matemática
15/01/2021 09h08
IFG oferta 1.377 vagas em 49 cursos superiores
12/01/2021 14h12
Jovens e adultos podem se inscrever até o dia 31 de janeiro para a seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da EJA
11/01/2021 14h58
IFG oferta 153 vagas para cursos subsequentes ao ensino médio
31/12/2020 08h16
Divulgado o resultado final da seleção de professores e tutores do Projeto Formação EJA/IFG
29/12/2020 18h17
IFG publica sete apostilas com materiais didáticos sobre uso pedagógico das tecnologias digitais
23/12/2020 09h06
Levantamento de informações sobre o Ensino Remoto Emergencial é prorrogado até 8 de janeiro
14/12/2020 16h27
Jovens e adultos podem se inscrever para a seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
07/12/2020 15h00
Comunicados (Servidor)
Nota de Pesar
13/01/2021 13h43
Nota de Pesar
12/01/2021 16h48
Resultado preliminar: Projeto Formação EJA/IFG
23/12/2020 13h23
Bolsas de Estudo na Áustria
21/12/2020 19h56
Resultado preliminar: Vestibular de Vagas Remanescentes 2020/2
30/11/2020 17h04
Prorrogação do prazo para recadastramento (prova de vida) de aposentados e pensionistas
30/11/2020 16h40
Resultado e boletim preliminar - Vestibular Enem 2020/2
11/11/2020 13h44
Resultado preliminar - Eleição CPPD
03/11/2020 11h21
Edital de Remoção
30/10/2020 18h15
Nota de Pesar (25/10/2020)
25/10/2020 20h44
Orientações para o uso de ferramentas de webconferência
16/10/2020 15h50
Confira no Prof-Artes: inscrições homologadas
06/10/2020 09h49
Editais Proex – Segunda chamada: InspirArte e Ações de Extensão
02/10/2020 14h59
Cancelamento do Vestibular de Vagas Remanescentes dos Cursos de Graduação 2020/1 (EDITAL Nº 20/2020)
17/08/2020 13h23
Segurança da Informação
13/08/2020 13h27
Vaga para bolsista do Projeto IFG/SUAS (Ciência da Computação ou Sistemas de Informação)
12/08/2020 18h10
Resultado Preliminar Projeto Formação EJA - Colaboradores
05/08/2020 13h46
Resultado Preliminar Projeto Formação EJA |Banca Examinadora
20/07/2020 16h04
Resultado Preliminar InspirArte
14/07/2020 09h07
Redes Sociais