Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Coronavírus: IFG adota medidas preventivas
Início do conteúdo da página
Covid-19

Coronavírus: IFG adota medidas preventivas

imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vêm acompanhando de perto as questões que envolvem a transmissão e a disseminação do novo coronavírus, bem como as orientações de prevenção para contenção da propagação, motivo pelo qual ações estão sendo adotadas e reavaliadas, constantemente, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias federal e estadual para o enfrentamento à Covid-19.

Compreendemos que a comunicação é muito importante nesse momento e, por esse motivo, reuniremos nesse espaço a informações importantes, para que as comunidades acadêmica e externa possam acompanhar as medidas adotadas pela Instituição. Todas as medidas adotadas e recomendações constam das notas públicas emitidas.

 Cronologia das Ações Institucionais

  • Em 29 de fevereiro, iniciou, em seus canais de mídia social (Instagram, Facebook e Twitter), ações de divulgação sobre as formas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), as orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, além das informações sobre as ações institucionais.
  • Em 13 de março, o IFG, diante da Declaração da Organização Mundial de Saúde decretando, em 11 de março, situação de pandemia no que se refere à infecção pelo novo coronavírus, instituiu o Comitê Operativo de Emergência Covid 19, responsável pelo planejamento, pelo acompanhamento e pela execução de ações quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional.
  • Em 15 de março, a Instituição, em continuidade às medidas de prevenção já adotadas e em face da nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, determinando a paralisação das aulas em todos os níveis educacionais públicos e privados do Estado, como medida de prevenção contra a contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19), resolve suspender as aulas por 15 dias.
  • No dia 16 de março, o Comitê Operativo de Emergência (COE) do Ministério da Educação (MEC) reuniu-se pela primeira vez. O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, integra o Comitê como representante do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e participará de todas as reuniões.
  • No da 19 de março, o Comitê Operativo de Emergência (COE/MEC) reúne-se, pela segunda vez, e divulga Nota Oficial.
  • Em 20 de março, o Colégio de Dirigentes do IFG realiza mais uma reunião via web, com participação de integrantes do Comitê Operativo de Emergência Covid-19. A reunião contou também com representantes das áreas de comunicação e tecnologia da informação.
  • No dia 20 de março, Rede de Comunicação formada por universidades e instituições de pesquisa científica se une em Goiás para fortalecer combate à pandemia de Coronavírus. O IFG integra a iniciativa que tem por objetivo inicial conscientizar a população da necessidade de permanecer em suas casas. Ação envolve oito instituições goianas usa a #FICAEMCASAGOIAS.
  • No dia 23 de março, o Conselho Superior do Instituto Federal de Goiás publica a Resolução 12/2020, que trata da suspensão do calendário acadêmico 2020.
  • Na mesma data, é publicada também a Portaria Normativa 3/2020, que apresenta normas e procedimentos relativos às atividades administrativas e acadêmicas do IFG durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.
  • Em 24 de março, em um trabalho articulado entre a Diretoria de Comunicação Social e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, iniciam o projeto Sarau Virtual IFG, que por meio de lives no perfil do IFG no Instagram ser pretende ser um momento cultural para as famílias que estão afastadas do convívio social durante a pandemia, auxiliando na saúde emocional de toda a comunidade.
  • No dia 25 de março, a partir da ação #FICAEMCASAGOIAS, a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, da qual o IFG faz parte, inicia uma campanha coordenada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Além do IFG e do Conif, participam desta ação 37 institutos federais, cefets e o Colégio Pedro II. A ação recebeu o nome de #FICAEMCASAREDEFEDERAL.
  • Dia 6 de abril é realizada mais uma reunião do Comitê Operativo de Emergência do IFG, via web, para acompanhamento das ações institucionais que estão sendo desenvolvidas pela Instituição.
  • O IFG está atento e acompanha diariamente as situações que envolvem o coronavírus em nossa sociedade e os desdobramentos de tal pandemia, ressaltando que muitas situações que se apresentam institucionalmente, nesse momento, dependem de decisões e orientações de outros órgãos da esfera federal.

 

Conheça as ações institucionais

Fim do conteúdo da página