Serviços

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Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h38 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 10h10

Serviços

 

A PROEN oferece diversos serviços de fácil acesso à comunidade, por meio de seu departamentos, como:

 


 Revalidação de Diplomas e Certificados de graus escolares

 

   É o processo pelo qual os diplomas de cursos de graduação, emitidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, são declarados equivalentes aos títulos constantes no Brasil. O IFG, ainda, não realiza este tipo de serviço, pois demanda a a aprovação de regulamentação interna. Atualmente o IFG está realizando estudos para implantação dos procedimentos de Revalidação de Cursos Técnicos e Tecnológicos realizados em outros países com equivalência aos oferecidos no Instituto.

 

 Revalidação de certificados de ensino médio

   A revalidação de certificados de ensino médio é realizada pelo Conselho Estadual de Educação. De acordo com o esse Conselho, o aluno deve protocolar os documentos para abrir um processo de validação junto ao departamento de Protocolo do Conselho Estadual de Educação de Goiás (Rua 23, 63 - St. Central, Goiânia - GO, 74015-120).

 

 Processo de Validação:

   Seguir o roteiro do passo-a-passo “Validar Estudos Realizados no Exterior” fornecido pelo Protocolo.

      • Cópia da Identidade do Requerente;
      • Cópia da Identidade do aluno;
      • Cópia do comprovante de Endereço;
      • Cópia do Histórico ou Declaração Escolar do último ano de estudo cursado no Brasil, anterior a transferência para o exterior (caso haja); -> só quem estudou no Brasil.
      • Cópia da documentação de estudo cursado no exterior (toda que possuir);
      • Cópia da tradução da documentação somente do último ano ou do certificado / diploma realizado no exterior, tradutor juramentado conforme lista do CEE, caso já não tenha traduzido. 

   Para os alunos que não tem condição de pagar pela tradução juramentada, o Conselho Estadual de Educação de Goiás orienta o mesmo a efetuar uma DECLARAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL E FINANÇAS de sua família, argumentando que não tem como pagar a tradução, devido suas restritas fontes de renda familiar no Brasil.

  • Entrada do Processo de Validação: dar entrada no departamento Protocolo (funcionária Rosin) do Conselho Estadual de Educação de Goiás;
  • Prazo médio de análise do Processo de Validação: 15 dias para elaboração da resolução e do parecer sobre a validação que são emitidos pelo Conselho Estadual, que é uma validação dos estudos efetuados no exterior;

OBS: O Conselho Estadual de Educação de Goiás só revalida documentos do Ensino Médio; e todos os documentos incluídos no processo de validação junto ao CEE-GO devem ser entregues na versão da língua de emissão dos documentos originais;

   O IFG solicita que nossos estudantes, após a revalidação, entreguem o documento original de REVALIDAÇÃO com cópia para o IFG autenticar a cópia e armazená-la dentro da pasta funcional no IFG;

 


Diplomas e certificados do IFG

 

   A diplomação é o processo que envolve a análise, a emissão e o registro dos diplomas e certificados de estudantes regulares do IFG. Para cada nível e modalidade de ensino há uma sistemática para solicitação e recebimento do documento, contudo, todas as solicitações devem ser realizadas nos Câmpus onde se realizou o curso, seja nas Coordenações de Registro Acadêmicos e Escolares – CORAE, seja nas Secretarias de Pós-Graduação.

   A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, equiparou os Institutos Federais às universidades federais garantindo-lhes a competência para emitirem e registrarem seus próprios diplomas. No IFG os diplomas de graduação são emitidos e registrados pela Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas da Pró-Reitoria de Ensino, em que a equipe analisa se foram seguidos todos os preceitos legais ditos pela legislação educacional e o cumprimento de todos os Componentes Curriculares indicados nos Projetos Pedagógicos de Cursos.

   Atendendo as orientações da Portaria MEC nº 1.095, de 25/10/2018 - DOU 26/10/2018, garantindo transparência e publicidade dos Registros de diplomas emitidos pelas Instituições de Ensino Superior estão publicados nesta páginas todos os diplomas emitidos e registrados pela Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas do IFG, cujas atividades organizacionais iniciaram-se em 2013.

 

 Diplomas de Graduação

   A partir de 2016, com a aprovação e publicação da RESOLUÇÃO CONSUP/IFG nº 029, de 17 de outubro de 2016, que trata do Regulamento para Colação de Grau, os diplomas passaram a serem entregues durante a Cerimônia de Colação de Grau. Já em relação aos graduandos anteriormente a esta data os documentos são entregues a partir da solicitação do interessado junto à CORAE.

 Lista de Diplomas de Graduação emitidos e registrados pelo IFG (atualizada em 14/10/2021)

Obs.: Esta lista refere-se aos diplomas emitidos e registrados pelo IFG a partir de março/2013.

 

 Diplomas de Pós-Graduação

   Tanto os Certificados de pós-graduação Lato Sensu quanto os diplomas de pós-graduação Stricto Sensu são entregues após a finalização de todos os componentes curriculares e defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão de Cursos ou Dissertações. O pós-graduando deve solicitar junto a secretaria do programa o documento, para que a CERD realize a emissão e registro.

 Lista de Diplomas de Pós-Graduação Stricto Sensu emitidos e registrados pelo IFG (atualizada em 14/10/2021)

 Lista de Certificados de Pós-Graduação Lato Sensu emitidos e registrados pelo IFG (atualizada em 14/10/2021)

 

 Diplomas de Cursos Técnicos

   Os diplomas dos cursos técnicos integrados ou subsequentes ao ensino médio são emitidos e registrados pelas Coordenações de Registros Escolares e Acadêmicos dos Câmpus, que os enviam para Reitoria, a fim de serem assinados pelo magnifico Reitor. Posteriormente são entregues aos formandos para que possam continuar seus estudos nos cursos superiores.

 

 Contato

Telefone: (62) 3612-2226

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Certificação do Ensino Médio com base no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

 

   O Instituto Federal de Goiás (IFG) é Unidade Certificadora para pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada e que desejam utilizar o desempenho alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para certificação. Os interessados devem abrir processo no Protocolo do Câmpus indicado no ato de inscrição do Exame, seguindo orientações da Coordenação de Registros Acadêmicos e Estudantis (CORAE). Conforme estabelecido pelo INEP o prazo para entrega do certificado é de 45 dias.

   Há também a declaração de proficiência, que é uma certificação parcial que comprova que o participante atingiu a pontuação mínima necessária em uma das áreas de conhecimento avaliadas no Enem.

 

 Quem pode solicitar?

 Podem solicitar a Certificação do Ensino Médio com base no Enem aqueles que:

  • Não tenham concluído o Ensino Médio;
  • Tenham indicado, no ato da inscrição, a pretensão de utilizar os resultados de desempenho do ENEM para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio;
  • Tenha indicado, também no ato da inscrição, o IFG como Instituição Certificadora;
  • Tenham, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem;
  • Tenham atingido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;
  • Tenham atingido, no mínimo, 500 pontos na redação e o mínimo de 450 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

 

 Como solicitar?

   Para requer o certificado é preciso cumprir os requisitos descritos acima e apresentar na Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae) do Câmpus indicado na inscrição para o Enem, as cópias e originais dos documentos de forma legível. Os documentos são os seguintes:

  1.  Certidão de Nascimento ou Casamento;
  2. Carteira de Identidade;
  3. CPF;
  4. Comprovante de Endereço com CEP;
  5. Título de Eleitor;
  6. Certidão de Quitação Eleitoral;
  7. Boletim de Desempenho do ENEM;
  8. Requerimentos fornecido pelo Câmpus.

   Após conferência e autenticação junto à Corae, a pessoa interessada deve abrir processo no Setor de Protocolo do Câmpus requerendo a Certificação do Ensino Médio via ENEM ou Declaração Parcial de Proficiência.

   Qualquer tentativa de falsificação de documentação ou alteração de notas no boletim individual de resultado referente ao Enem, expedido pelo Inep, serão imediatamente comunicados e entregues ao órgão competente.

 

 Prazo

   Conforme o Inep, a expedição do certificado deve ocorrer no prazo máximo de 45 dias a contar da solicitação na unidade certificadora.

 

 Transparência

   Seguindo as orientações da Portaria Inep nº 179, de 28 de abril de 2014, para garantir a validade do certificado em todo território nacional o IFG publicará os dados dos certificados solicitados na página por meio do link: http://intranet.ifg.edu.br/certificadoenem/.


 Veja também:

 


 Certificação ENCCEJA

 

 Solicitar certificado

 Orientações

 Contatos

 O que é?

   O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um instrumento de avaliação para aferição de competências e habilidades de jovens e adultos, residentes no Brasil e no exterior, em nível de conclusão do ensino ensino médio.

 

 Certificação

   O Exame possibilita a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores:

  • Certificado: O documento reconhece oficialmente que o educando cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Médio.
  • Declaração de Proficiência: A certificação parcial comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo ENCCEJA.

   O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do ENCCEJA Nacional, para fins de certificação. É necessário que o participante apresente a Declaração de Proficiência à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).

 

 Requisitos para Certificação

   O interessado em obter a certificação do ensino médio, com base no ENCCEJA, deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Obrigatoriamente, ter indicado no ato da inscrição do ENCCEJA um dos Câmpus do IFG como instituição certificadora;
  • Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da prova do ENCCEJA do respectivo ano;
  • Ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;
  • Ter atingido o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na redação.

 

 Solicitar Certificado

   Os certificados devem ser solicitados através do preenchimento de formulário eletrônico. Após o pedido, o IFG irá realizar a análise da solicitação e o requerente será informado via e-mail sobre a disponibilização do documento impresso (certificado expedido e registrado). Os certificados ENCCEJA deverão ser retirados no câmpus do IFG escolhido como Unidade Certificadora.

 Clique aqui para solicitar o seu certificado.

 

 Verificar Validação

   Para conferir a validade de um certificado de ensino médio ENCCEJA expedido pelo pelo IFG, acesse https://suap.ifg.edu.br/comum/autenticar_documento/

 

 Acompanhar Andamento

   Para consultar o andamento da sua solicitação de certificação do ENCCEJA clique neste link.

 

 Orientações

   Tire suas principais dúvidas sobre o processo de certificação do ensino médio via ENCCEJA pelo IFG: quem pode solicitar, como, quando, quem emite, como faço para receber meu certificado e outros. Clique aqui.

 Acesse a INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN/IFG nº 07, de 15 de fevereiro de 2018 (pdf. 300kb)

 

 Contatos das unidades certificadoras - Câmpus do IFG

UNIDADE CERTIFICADORA TELEFONE E-MAIL ENDEREÇO
Câmpus Águas Lindas (61) 3618-9853 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua 21, Área Especial 4, Jardim Querência. CEP: 72910-733. Águas Lindas de Goiás - GO
Câmpus Anápolis (62) 3703-2805 / 2832 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Av. Pedro Ludovico, s/n, Residencial Reny Cury. CEP: 75131-457. Anápolis-GO
Câmpus Aparecida de Goiânia (62) 3507-5992 / 5994 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira (antiga Rua Mucuri), Qd 1, Lt 1-A – Parque Itatiaia. CEP: 74968-755. Aparecida de Goiânia-GO.
Câmpus Cidade de Goiás (62) 33711-9006 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua 02, Qd. 10, Lts. 1 a 15, Residencial Bauman. CEP: 76600-000. Cidade de Goiás - Goiás.
Câmpus Formosa (61) 3642-9473 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua 64, esq. c/ Rua 11, s/n, Expansão Parque Lago. CEP: 73813-816. Formosa – GO.
Câmpus Goiânia (62) 3227-2714 / 2716 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua 75, nº 46, Centro. CEP: 74055-110. Prédio Anexo ao Câmpus. Goiânia, Goiás.
Câmpus Goiânia Oeste (62) 3237-1850 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua RF 17, Quinhão 1, Fazenda Santa Rita, Residencial Flórida, Goiânia – GO, 74371-219 (acesse aqui a localização)
Câmpus Inhumas (62) 3514-9514 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Avenida Universitária, S/Nº, Vale das Goiabeiras, CEP: 75400-000, Inhumas (GO).
Câmpus Itumbiara (64) 2103-55614 / 5623 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Avenida Furnas, nº 55, Village Imperial, Itumbiara - GO. CEP: 75.524-245.
Câmpus Jataí (64) 3605-0815 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua Maria Vieira Cunha, nº 775, Residencial Flamboyant. CEP: 75.804-714. Jataí - GO.
Câmpus Luziânia  (61) 3251-4125 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança. CEP: 72811-580. Luziânia - GO.
Câmpus Senador Canedo (62) 3275-3050 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. GO-403, KM 7, Senador Canedo.
Câmpus Uruaçu (62) 3357-8181 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Rua Formosa, Qds. 28/29, Loteamento Santana. CEP: 76400-000. Uruaçu - GO.
Câmpus Valparaíso (61) 3615-9202 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. BR-040, km 6, Avenida Saia Velha, S/N, Área 8, Parque Esplanada V. CEP: 72.876-601. Valparaíso de Goiás - GO.

 

 Mais informações:

  Além das informações contidas na página do Encceja, o participante, poderá contatar a Central de Atendimento ao participante acessando o portal de autoatendimento do MEC ou ligando para o telefone 0800 616161.

  Clique aqui para acessar a Página do Participante

 


Sistec 

   

 Acesse o site: http://sistec.mec.gov.br/login/login

 

 

 

   O Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) é o sistema oficial sobre informações de matrículas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A correta atualização e manutenção dos dados do SISTEC são procedimentos necessários para a definição, acompanhamento, avaliação da matriz orçamentária da Instituição, avaliação do desempenho acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, e ainda, da validação dos diplomas de cursos técnicos expedidos pelo IFG.

   A Portaria abaixo normatiza as atribuições e responsabilidades dos setores do IFG que atualizam o cadastro de informações relacionadas aos cursos e matrículas no SISTEC.

  Portaria Nº 799, de 05 de maio de 2014 (pdf 132 KB)

 

 Perfis 

   As informações do IFG contidas no Sistec são produzidas pelos Câmpus, que têm nos dirigentes, ou servidores por eles designados, a responsabilidade de inserir e atualizar essas informações, compostas por dados gerais da unidade, de seus cursos e respectivas matrículas.

   Os seguintes perfis estão disponíveis para acesso ao Sistec:

  • Gestor Responsável pela Unidade de Ensino: é de utilização utilização exclusiva do Reitor Reitor, dirigente máximo da instituição.
  • Gestor da Unidade de Ensino: é permitido aos Diretores Gerais de Câmpus e Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão e tem a prerrogativa de criar usuários para o perfil de Assessor da Unidade de Ensino.
  • Assessor da Unidade de Ensino: pode ser utilizado pelos demais servidores responsáveis pela atualização de informações no SISTEC.
  • Gestor Autenticador: é utilizado por um servidor indicado pela Direção-Geral do Câmpus, para proceder à Validação Nacional dos Diplomas dos cursos Técnicos. Normalmente, este papel é exercido por algum servidor da Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino ou da Coordenação de Registros Acadêmicos.
  • Gestor Bolsa Formação: é de uso exclusivo do Coordenador do Pronatec no IFG.
  • Presidente de Comissão de Habilitação: é de uso exclusivo do Presidente da Comissão de Habilitação do Pronatec no IFG.
  • Comissão de Habilitação: é destinado para os membros que compõe a Comissão de Habilitação do Pronatec no IFG.

 

 Consulta da Autenticidade dos Diplomas de Cursos Técnicos

   O Sistec atua como instrumento para atestar a validade nacional dos diplomas dos cursos técnicos de nível médio expedidos pelas Instituições de Educação Profissional e Tecnológica.

  Para utilizar o sistema de Consulta Pública de Autenticidade de Diplomas e Certificados, acesse: http://sistec.mec.gov.br/VALIDADENACIONAL

 

 Atribuições e Responsabilidades dos Setores do IFG

   A Portaria Nº 799, de 05 de maio de 2014 (pdf 132 KB) normatiza as atribuições e responsabilidade dos setores do IFG que atualizam o cadastro de informações relacionadas aos cursos e matrículas do IFG, disponibilizadas no SISTEC.

 

 Diretoria de Administração Acadêmica

  • Cadastrar os cursos técnicos e de graduação regulares e presenciais
  • Cadastrar os ciclos de matrículas dos cursos regulares e presenciais
  • Responsabilidade, no âmbito da Instituição, pelo monitoramento e validação dos dados de cursos e matrículas regulares e presenciais no SISTEC
  • Treinamento dos servidores usuários do sistema

 

 Procuradoria Educacional Institucional

  • Responsabilidade, no âmbito da Instituição, pelo monitoramento e validação dos dados de cursos e matrículas regulares e presenciais no SISTEC
  • Treinamento dos servidores usuários do sistema

 

 Diretoria de Educação à Distância Acadêmica

  • Cadastrar os cursos técnicos e de graduação regulares e não presenciais
  • Cadastrar os ciclos de matrículas dos cursos regulares e não presenciais
  • Treinamento dos servidores usuários do sistema

 

 Pró-Reitoria de Extensão

  • Cadastrar os cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC
  • Cadastrar os ciclos de matrícula dos cursos FIC
  • Responsabilidade, no âmbito da Instituição, pelo monitoramento e validação dos dados de cursos e matrículas do SISTEC
  • Treinamento dos servidores usuários do sistema

 

 Diretoria de Pós-Graduação

  • Cadastrar dos cursos de pós-graduação
  • Cadastrar os ciclos de matrículas dos cursos de pós-graduação
  • Responsabilidade, no âmbito da Instituição, pelo monitoramento e validação dos dados de cursos e matrículas do SISTEC
  • Treinamento dos servidores usuários do sistema.

 

 Coordenadores Adjuntos da Bolsa Formação

  • Pactuar a quantidade de vagas ofertadas
  • Cadastro das turmas ofertadas
  • Publicar os cursos homologados pela SETEC/MEC
  • Confirmação e atualização de matrículas, o lançamento de frequências, o desempenho acadêmico e a situação final dos alunos no término do curso
  • Responsabilidade, no âmbito da Instituição, pelo monitoramento e validação dos dados de cursos e matrículas do SISTEC
  • Treinamento dos servidores usuários do sistema

 

 Departamento de Áreas Acadêmicas dos Câmpus

  • Cadastrar as matrículas de alunos ingressantes nos ciclos de matrículas dos cursos regulares (presenciais e não presenciais), técnicos e de graduação correspondentes
  • Gerência/Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino - CoRAE
  • Atualizar os dados de matrículas de alunos por ciclos existentes no cursos regulares (presenciais e não presenciais), dos cursos técnicos e de graduação.
    Validação de diplomas dos cursos técnicos expedidos pelo setor.

 

 Gerências de Pós-Graduação, Pesquisa e Extenção dos Câmpus

  • Lançamento e atualização de matrículas dos alunos de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC e de Pós-Graduação.

 

 Veja Também

 


Q-Acadêmico

 

   O Q-Acadêmico é o Sistema de gestão responsável pelo controle e registro acadêmico do IFG. 

  Acesse: http://academicoweb.ifg.edu.br/

 

  Manuais de uso

 

 Emissão e validação de documentos acadêmicos

   Alguns documentos podem ser solicitados e emitidos diretamente pelos alunos, o que garante a celeridade nas atividades. Os documentos disponíveis são:

  • Declarações de matrículas
  • Declaração de matrícula e frequência
  • Histórico escolar (em implantação)

    A veracidade poderá ser autenticada no seguinte link:

 


Guia da Diretoria de Administração Acadêmica (Guia DAA)

 

   O Guia DAA é um sistema que reúne orientações, manuais, tutoriais, referências rápidas e informações detalhadas sobre conceitos e procedimentos que envolvem as atividades da Diretoria de Administração Acadêmica e da Coordenação de Registro de Diplomas da Pró-Reitoria de Ensino do IFG.

   Recomenda-se a busca e leitura dos artigos deste sistema sempre que tiver dúvidas sobre algum procedimento específico. Entre em contato conosco por e-mail ou telefone caso você não encontre informações suficientes para esclarecer sua dúvida após a leitura dos artigos.

  Acesse: http://guiadaa.ifg.edu.br/mediawiki/

  


IFG Mobile

 

   O IFG Mobile é um aplicativo que tem como objetivo apresentar o Instituto Federal de Goiás para toda a comunidade acadêmica.

 Para mais informações, acesse http://www.ifg.edu.br/ifgmobile

 

 


Visão IFG

 

   O sistema Visão IFG é uma extensão do Sistema Acadêmico do IFG, desenvolvido com o objetivo de fornecer relatórios de apoio para a gestão acadêmica.

  Acesse o Sistema: http://visao.ifg.edu.br/entrada/

 

 Relatórios do sistema

   O sistema Visão IFG disponibiliza vários relatórios que permitem o acompanhamento das pendências do Sistec. Visando à melhoria da gestão dos registros de matrículas do Instituto Federal de Goiás no Sistema, periodicamente a Diretoria de Administração Acadêmica realiza o cruzamento de dados do Sistema Acadêmicos com o Sistec. A correta atualização e manutenção dos dados do Sistec são procedimentos necessários para a definição, acompanhamento, avaliação da matriz orçamentária da Instituição, avaliação do desempenho acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, e ainda, da validação dos diplomas de cursos técnicos expedidos pelo IFG. Confira abaixo a listagem dos relatórios do sistema:

 

  1. AGUARDANDO COLAÇÃO DE GRAU
  2. ALUNOS COM CONFLITO DE HORÁRIO
  3. ALUNOS COM DIPLOMA QUE NÃO CONCLUÍRAM O CURSO
  4. ALUNOS COM TÉRMINO DE ESTÁGIO EXCEDIDO
  5. ALUNOS QUE CONCLUÍRAM O CURSO E NÃO POSSUEM DIPLOMA
  6. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
  7. ANÁLISE DE REPROVAÇÕES
  8. ANÁLISE DO TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
  9. AUSÊNCIA DE ESCOLA DE NÍVEL ANTERIOR
  10. AUSÊNCIA DO ANO DE CONCLUSÃO DO NÍVEL ANTERIOR
  11. CARÔMETRO
  12. CONTROLE DE ATUALIZAÇÕES PENDENTES DO SISTEC
  13. CORPO DOCENTE POR PERÍODO
  14. CURSOS EM EXTINÇÃO
  15. DATAS DE CONCLUSÃO - CURSOS SUPERIORES
  16. EFICÁCIA E EFICIÊNCIA POR CICLO
  17. EVASÃO POR CICLO
  18. EVASÃO POR CURSO
  19. FREQUÊNCIA POR CURSO
  20. FREQUÊNCIA POR MATRÍCULA
  21. HISTÓRICO DE DISCIPLINAS CURSADAS
  22. LISTA DE ALUNOS COM FOTO
  23. LISTAGEM DE ALUNOS COM QUEBRA DE REQUISITOS
  24. LISTAGEM DE ALUNOS CURSANDO ESTÁGIO
  25. LISTAGEM DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VÍNCULO
  26. LISTAGEM DE ALUNOS MATRICULADOS E RETIDOS
  27. LISTAGEM DE ALUNOS SEM APROVAÇÃO EM DISCIPLINAS CURSADAS
  28. LISTAGEM DE ALUNOS SEM CURSAR DISCIPLINA
  29. LISTAGEM DE DIÁRIOS SEM ALUNOS
  30. LISTAGEM DE MATRÍCULAS EM DIÁRIO
  31. LISTAGEM DE PROFESSORES POR TURNO
  32. MAPA DE NOTAS POR ALUNO
  33. MAPA DE NOTAS POR DIÁRIO
  34. MAPA DE NOTAS POR TURMA
  35. MATRÍCULAS DE ALUNOS COTISTAS DE ESCOLA PRIVADA
  36. MATRÍCULAS PPI COM ETNIA BRANCA
  37. MATRÍCULAS SEM CPF
  38. MATRÍCULAS SEM ETNIA
  39. MATRÍCULAS SEM NATURALIDADE
  40. MATRÍCULAS SEM NOME DA MÃE
  41. MATRÍCULAS SEM RENDA
  42. PREENCHIMENTO DE DIÁRIOS POR CURSO
  43. PROFESSORES POR CURSO
  44. PROFESSORES POR TURNO - DEPTO. DO PROFESSOR
  45. PROFESSORES SEM DIÁRIO
  46. QTDE. ALUNOS SEM APROVAÇÃO EM DISCIPLINA
  47. QTDE. DE ALUNOS EM TEMPO INTEGRAL
  48. QTDE. DE ALUNOS MATRICULADOS E RETIDOS
  49. QTDE. DE ALUNOS POR CÂMPUS
  50. QTDE. DE ALUNOS POR CURSO
  51. QTDE. DE ALUNOS POR CURSO E PÓLO
  52. QTDE. DE ALUNOS POR DIÁRIO
  53. QTDE. DE ALUNOS POR MODALIDADE
  54. QTDE. DE ALUNOS POR PÓLO
  55. QTDE. DE ALUNOS SEM CURSAR DISCIPLINA
  56. QTDE. DE CURSOS POR MODALIDADE
  57. QTDE. DE DIÁRIOS POR PROFESSOR
  58. QTDE. DE DISCIPLINAS CURSADAS NO PERÍODO
  59. REGULARIZAÇÃO DE VIDA ACADÊMICA
  60. VISÃO DO SISTEC E SISTEMA ACADÊMICO

 


Central de serviços da DGA

 

   A Diretoria de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino (DGA/PROEN) implantou uma Central de Serviços pelo sistema SUAP, com o objetivo de estabelecer um ponto único de contato para atendimento das demandas relacionadas aos procedimentos de administração acadêmica e registro de diplomas.

   Uma Central de Serviços tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade e agilidade no tratamento das requisições, aumentar a acessibilidade e comunicação através de um local único para registro de dúvidas ou incidentes, possibilitar que os usuários requisitantes fiquem sempre informados sobre o andamento de suas solicitações, bem como, permitir a geração de relatórios sobre os atendimentos.

   Dessa forma, o uso do e-mail e telefone deverá ser utilizado apenas para comunicação institucional. Todas as demandas (dúvidas, requisições, solicitações de informações, comunicação de incidentes, etc) deverão ser registradas pela Central de Serviços. A Central de Serviços permite o registro textual da demanda, incluindo o envio de anexos pelo requisitante. Isto é particularmente útil para o envio de memorandos que caracterizam demandas de atendimento.

 

  Acesse: https://suap.ifg.edu.br/centralservicos/listar_area_servico/

 

 Como abrir um Chamado?

Para abrir um chamado pela Central de Serviços:

  • Deve-se acessar o sistema SUAP, pelo endereço https://suap.ifg.edu.br,
  • Localizar o módulo “Central de Serviços” e
  • Selecionar a opção “Abrir Chamado”.

 

 Para mais informações, acesse o tutorial disponível no GuiaDAA, através do endereço: https://goo.gl/vXpW4G.

 


Arquivo Acadêmico

 

   A manutenção e preservação do arquivo acadêmico tem sido desenvolvida seguindo as políticas arquivísticas, sob o olhar técnico-epistemológico da disciplina Arquivologia. Especificamente, quanto ao acervo acadêmico, destaca-se a instituição do Depositário do Acervo Acadêmico, instituído pela Portaria MEC nº 1224/2013. Entre as instruções da portaria, podemos destacar:

 

Art. 2º A IES deve manter permanentemente organizado e em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta todo o Acervo Acadêmico sob sua guarda.

§1º O Acervo Acadêmico poderá ser consultado a qualquer tempo pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

§2º O Acervo Acadêmico poderá ser averiguado a qualquer tempo pelos órgãos e agentes públicos atuantes para fins de regulação, avaliação e supervisão.

§3º Estará sujeita à avaliação institucional a adequada observância às normas previstas no art. 1º desta Portaria.

(...)

Art. 4º A manutenção e guarda de Acervo Acadêmico não condizente com os prazos de guarda, destinações finais e observações conforme definidas no art. 1º desta Portaria poderá ser caracterizada como irregularidade administrativa, sem prejuízo dos efeitos da legislação civil e penal.

Parágrafo Único. O representante legal da IES, a Mantenedora, o Depositário do Acervo Acadêmico e os Depositários do Acervo Acadêmico precedentes são solidariamente responsáveis pela manutenção e guarda do Acervo Acadêmico.


 

 Ações:

  • Orientar os procedimentos técnico-operacionais arquivísticos, como: protocolo, classificação, acondicionamento, armazenamento de documentos.
  • Proceder ao trâmite de eliminação de documentos, conforme orientação do Arquivo Nacional.
  • Capacitar servidores para as atividades arquivísticas cotidianas e cumprimento das leis relacionadas a documentos e informações.
  • Proceder à transferência e recolhimento de documentos.
  • Prestar consultoria técnica às diversas unidades do IFG.
  • Mediar intercâmbio cultural com outros órgãos de arquivo, sobretudo entre outras Instituições Federais de Ensino.
  • Colaborar com a implementação da informatização da gestão documental do IFG.
  • Auxiliar a Procuradoria Educacional Institucional na recuperação de informação e acesso a documentos, sobretudo em processos de recredenciamento, reconhecimento.
  • Auxiliar na padronização de procedimentos, de forma a otimizar e modernizar métodos e processos, para que a administração torne-se mais eficiente, sobretudo em parceria com o DAA na elaboração de manuais, tutoriais e notas técnicas.

 

 Documentos de Apoio:

 

 Contato:

Telefone: (62) 3612- 2243

  • Cintia Cândido Frasão - arquivista - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

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  • Caio Filgueiras Viana  - Técnico em Arquivo - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

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