Documentos do Ensino

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Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 08h47 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 17h34

FLUXO DE PROCESSOS NO DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS

 

Regulamentos dos Laboratórios:

Regulamento do Laboratório de Alimentos

Regulamento do Laboratório de Energia e Meio Ambiente

Regulamento do Laboratório de Física

Regulamento do Laboratório de Informática

Regulamento do Laboratório de Química

  


 

 

Formulários:

 Atividades Complementares 

Atividades Complementares - Editável

Orientação para Protocolo de Atividades Complementares

Requerimento para Justificativa / Abono de Faltas - PDF

Requerimento para Justificativa / Abono de Faltas - Editável

Requerimento para Trancamento de Matrículas - PDF

Requerimento para Trancamento de Matrículas - Editável

 

 


 

 Visitas Técnicas

 Tutorial

Autorização de Pais

Termo de Responsabilidade e Normas Disciplinares 

 

 


 

Legislação Acadêmica

As regulamentações do IFG pertinentes a vida acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação são:

Regulamento dos Cursos de Graduação (.pdf 1009KB)

Regulamento do Corpo Discente (.pdf 8993KB)

Regulamento da Monitoria (.pdf 7648KB)

Atividades Complementares Graduação (.pdf 525KB)

Exame de Proficiência (.pdf 307KB)

Visitas Técnicas (.pdf 8975KB)

Colação de Grau (.pdf 286KB)

Regulamento da Oferta de Licenciaturas (.pdf 6739KB)

Regulamento do Programa de Capacitação Estudantil - PROCAP Estudantil (.pdf 5265KB)

Programa Institucional de Incentivo para Alunos apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos - PAECT (.pdf 3912KB)

Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (.pdf 1952KB) 

 


INFORMES GERAIS
 
1. Localização de documentos institucionais
  - Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC (.pdf 7529KB): normas internas referentes ao desenvolvimento do TCC.
 
 
1.2. Responsáveis pelo TCC
 
a) Coordenadores(as) do curso:
 
 
Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
 
Profª Simone Silva Machado Telefone: 3514-9554
 
 
Licenciatura em Química
 
Profª Kely Lopes Caiado:   Telefone: 3514 – 9543
 
 
Bacharelado em Sistemas de Informação
 
Prof. Victor Hugo Lázaro Lopes:     Telefone: 3514 - 9557
 
 
2. Regras gerais do TCC
 
2.1. Componente curricular obrigatória sem dependência a cumprir.
 
2.2. Duração de 2 (dois) semestres envolvendo TCC-1 (Pré-Projeto) e TCC-2 (Monografia).
 
2.3. O aluno que exceder ao período de 2 semestres para o desenvolvimento do TCC, terá de se submeter à disponibilidade de orientação do Conselho de Curso, que dará prioridade aos alunos que se encontram dentro do tempo de duração previsto no artigo 11 (que são de 2 semestres).
 
2.4. Para a modalidade “Projeto de Implementação” o trabalho poderá ser conduzido individualmente ou por ter até 3 membros . Para a modalidade “Projeto de Pesquisa” o trabalho deverá ser conduzido individualmente. Ambos devem resultar em uma monografia.
 
2.5. Será permitida a cada professor-orientador acompanhar um máximo de até 3(três) TCC's, devendo possuir, como formação mínima, pós-graduação em nível de especialização ou diploma de Notório Saber. Professores com formação em nível de graduação poderão assumir a condição de orientadores desde que aprovado pelo Conselho de Curso.
 
2.6. O aluno deve matricular-se na CORAE:
 
 
- TCC-1: matricular-se conforme calendário acadêmico (a partir do penúltimo período do curso) e entregar a "Carta de Aceite do Orientador (.odt 41KB)" ao coordenador de seu curso, que entregará um documento liberando o aluno a matricular-se no TCC1. Durante o TCC-1 deverá ser elaborado o pré-projeto, que deverá ser escrito no formato “Formulário para projeto de pesquisa (.odt 16KB)”. Ao final do TCC-1 o aluno deverá entregar o pré-projeto co Coordenador de Curso.
 
- TCC-2:
 
a) matrícula conforme calendário acadêmico podendo ser feita somente no último período do curso. O TCC-2 somente poderá ser apresentado após a efetivação da matrícula no 2º semestre.
 
b) A monografia deverá seguir as “Normas de Redação da Monografia (.pdf 585KB)” e ser entregue a cada membro da banca com no máximo 15 dias de antecedência à defesa.
 
c) O orientador fica responsável em convidar todos os componentes da banca. A banca deverá ser composta pelo professor-orientador, um professor da coordenação da área e um avaliador convidado, que poderá ser um docente pertencente ou não à coordenação ou um profissional convidado que pertença à área do trabalho.
 
d) O orientador deverá preencher os dados para o “Agendamento da Defesa (.odt 43KB)” e enviá-la por e-mail à banca para a confirmação de presença.
 
e) O orientador deverá encaminhar para a Coordenação de Assuntos Acadêmicos (CAA) um “informe de publicação à comunidade interna (.ppt 658KB)”, isto é, um convite para a defesa, para que este o imprima e o afixe, com no máximo 15 dias de antecedência à defesa.
 
f) Defesa Oral (30 minutos + tempo da discussão): a data da defesa oral deve estar em conformidade com o calendário acadêmico.
 
g) O orientador(a) deverá fornecer para a banca:
 
g.1) durante a defesa, o “Deferimento da monografia (.odt 43KB)” para avaliação pela banca;
 
g.2) logo após a defesa, a “Ata de Aprovação (.odt 42KB)” e a “Folha de Avaliação (17KB)” para que os mesmos a assinem.
 
g.3) O orientador(a) deverá fazer, ao final da defesa, a leitura da Ata de Avaliação.
 
 
 
3. Aprovação dos TCC's
 
3.1. Correções sugeridas: prazo máximo conforme calendário acadêmico;
 
3.2. Entregar ao Coordenador de Curso uma cópia eletrônica em formato PDF, a assinatura do termo de aprovação e duas cópias escritas e devidamente encadernadas (cor da encadernação da monografia: safira azul-escuro, cor das letras na capa e lombada da monografia: dourada).
 
3.3. Assinar na Coordenação do Curso a “Ata de Entrega de Monografia Corrigida de TCC (.odt 40KB)”.
 
 
 
Linhas de Pesquisa para Química (.pdf 165KB)
 
Linhas de Pesquisa para Informática (.pdf 163KB)
 
Linhas de Pesquisa e Núcleos Temáticos para Alimentos (.pdf 354KB)
 
 
 

 
 
 
 
    Acesse o documento organizado pela gestão do IFG-Câmpus Inhumas que reúne informações sobre o ensino remoto: 
 
    Guia de Orientações para o 1º Semestre de 2021 de Ensino Remoto Emergencial