Estudantes do IFG podem concorrer a bolsas para estudos no Canadá
Alunos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal de Goiás terão, neste ano de 2012, oportunidade de estudar ou estagiar em uma instituição de educação profissional do Canadá. Dentro do Programa Ciência sem Fronteira, do governo federal, serão concedidas bolsas para a Graduação SanduÃche no Exterior (SWG, por sua sigla em inglês). O edital para a pré-seleção dos intressados foi divulgado ontem pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (disponÃvel em http://www.ifg.edu.br/dppg/images/Editais/edital_02-2012-proppg-ifg_ciencia_sem_fronteiras.pdf).
As inscrições para a pré-seleção podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro. Pelo edital, serão consideradas candidaturas de estudantes dos cursos superiores de tecnologia nas seguintes áreas temáticas: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Tecnologia de Defesa, Produção AlimentÃcia, Design de Produtos, Recursos Naturais, Tecnologia de Segurança Pública e Saúde.
Para concorrer, os estudantes do IFG devem ter cursado, no mÃnimo, um semestre ou estar, no máximo, no penúltimo semestre do curso. Também é necessário apresentar proficiência em inglês ou em francês. É preciso ainda contar com Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 6, ter currÃculo cadastrado na Plataforma Lattes e não estar em débito com nenhum programa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou outras instâncias da Instituição.
Bolsa
A pré-seleção dos estudantes do IFG será feita pelo Departamento de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Os pré-selecionados deverão deverão preencher formulário de inscrição no sÃtio do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br) até 17 de fevereiro de 2012, apresentando teste de proficiência em lÃngua inglesa ou francesa (ou comprovante de inscrição no mesmo).
O Programa Ciência sem Fronteiras é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, que tem como objetivo estimular os estudos e pesquisas de brasileiros no exterior. Para promover a mobilidade de estudantes de graduação e também de graduados, serão concedidas bolsas que garantem a permanência do estudante no paÃs estrangeiro.
Além de ter seguro de saúde e as despesas de alojamento e alimentação pagas, o estudante recebe US$ 300 mensais para despesas pessoais. A bolsa é concedida pelo perÃodo de 12 meses, podendo se estender por mais três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica.
Â
Coordenação de Comunicação Social/Reitoria.



