Biblioteca - Câmpus Goiânia

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Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 16h43 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 14h52

 

 

Bibliotecários/as: Alisson de Sousa Belthodo Santos,

Karol Almeida da Silva e Lana Cristina Dias Oliveira 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Localização: Rua 75, nº 46,  Centro, Goiânia/GO

A Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu este nome em homenagem ao ex-professor da Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG) e engenheiro-arquiteto responsável por edificações de diversos monumentos de Goiânia (leia o relato sobre história e memória publicado na Revista UFG /dez. 2011, Ano III, nº 11)

A biblioteca é aberta ao uso do público acadêmico (alunos e servidores do IFG) e também à comunidade externa. Para ter acesso à biblioteca, é solicitado ao usuário que deposite bolsas, mochilas, pastas, no guarda-volumes. Dentro da biblioteca, é permitido portar apenas os seguintes materiais: capacetes, guarda-chuvas, cadernos (exceto fichário), folhas, livros da biblioteca que estejam no prazo de empréstimo e livros particulares. Os livros emprestados poderão ser lidos no interior da biblioteca. Ao sair, apresente-os ao servidor que ficará no balcão de atendimento.

Orientação para a utilização da Biblioteca

  • Utilizar todos os serviços da biblioteca;
  • Fazer sugestões e reclamações;
  • Sugerir materiais informacionais (livros, periódicos, CDs,DVDs) a serem adquiridos;
  • Participar das atividades culturais da biblioteca;
  • Solicitar Certidão de Nada Consta;
  • Tomar empréstimos de livros, de acordo com as categorias de usuários;
  • Livre acesso ao acervo da biblioteca;
  • Observar o silêncio e a ordem na biblioteca;
  • Portar a carteirinha no ato do empréstimo e na utilização da sala de informática;
  • Não amassar, rasgar e escrever no material em uso;
  • Devolver o material de empréstimo no prazo previsto;
  • Pagar multa de R$1,00 real por dia e por material, em caso de atraso no empréstimo do material;
  • Marcar previamente horário para utilização dos serviços que exigem agendamento;
  • Lanchar fora da biblioteca;
  • Utilizar fones de ouvido e não usar aparelhos sonoro  no modo “alto-falante” na biblioteca;
  • Não recolocar os livros nas estantes (deixá-los nos escaninhos).

Horário de funcionamento: das 7 às 22 horas de segunda a sexta-feira e sábado (letivo) APENAS para uso dos espaços e sala de informática, das 8 às 12 horas.

 


 O acervo da Biblioteca Jorge Félix de Souza é composto por materiais informacionais com assuntos de diversas áreas do conhecimento, principalmente, relacionados aos cursos oferecidos pelo IFG- Câmpus Goiânia.

Acesse:

O acervo físico da Biblioteca encontra-se ordenado por assunto segundo a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e dividido nas seguintes coleções:

  • Acervo geral: composto por livros didáticos, paradidáticos, técnicos e literários.
  • Acervo de Multimeios: composto por bases de dados, Portal de Periódicos Capes, ABNT, DVDs e CD-ROM, etc.
  • Acervo de Referência: composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, glossários, índices, abstracts, manuais, guias, bibliografias etc.
  • Acervo Especial: composto por relatórios técnicos, obras em braille, publicações da Editora IFG, obras de escritores goianos, etc.
  • Acervo de Periódicos: composto por jornais, revistas, anuários, informativos, etc.
  • Acervo de Monografias, Dissertações e Teses: composto pelas produções técnico-científica dos discentes e servidores do IFG.

Informação Importante:

O usuário poderá consultar livremente livros, teses, dissertações, periódicos, materiais audiovisuais no âmbito da biblioteca, visando estudos, individuais ou coletivos, nos diversos ambientes da biblioteca zelando pela integridade e conservação dos mesmos.

 

Consulta ao Acervo

SophiA:http://biblioteca.ifg.edu.br/

SophiA Mobile

 


Além do acervo físico a Biblioteca Prof. Jorge Félix de Souza possui acesso as seguintes base de dados:

Acesse o acervo virtual disponível para alunos e servidores do IFG:

Biblioteca Virtualhttps://biblioteca.ifg.edu.br/ e marque a opção "Registros com conteúdo digital"

Periódicos Capes: Coleções disponíveis para o IFG

ABNT: https://www.gedweb.com.br/ifg/

Plataforma EBSCOHost: Para acessá-la, basta estar conectado à rede da Instituição e entrar no endereço: http://search.ebscohost.com/ . 

Portal de Periódicos do IFG: http://revistas.ifg.edu.br/

ReDi: http://repositorio.ifg.edu.br/

 


 A Biblioteca Prof. Jorge Félix de Souza oferece os seguintes serviços:

  • Empréstimo domiciliar e especial;
  • Renovação, reserva e devolução de materiais;
  • Empréstimo entre bibliotecas (EEB);
  • Consulta local e on-line ao acervo;
  • Acesso a internet através da sala de informática e também Wi-Fi;
  • Treinamento de usuários;
  • Atividades culturais;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Acesso ao Portal de Periódicos da Capes;
  • Acesso as normas da ABNT.

Empréstimo domiciliar

O serviço de empréstimo domiciliar está disponível somente para alunos e servidores do IFG e que não possuem multa ou penalidade junto à biblioteca.  

O empréstimo de material bibliográfico obedecerá aos seguintes prazos e condições:

Usuário

Material

Quant.

Prazo (dias)

Servidores e alunos de pós-graduação

Livros

5

14

DVDs e CDs

2

2

Alunos de graduação, cursos técnicos e EJA

Livros

3

7

DVDs e CDs

2

2

Aluno da Educação a Distância

Livros

3

14

DVDs e CDs

2

2

O empréstimo domiciliar é pessoal e intransferível e somente será realizado com a apresentação de carteira de identificação do estudante do IFG (alunos) e de um documento de identificação com foto ou carteira funcional do IFG (servidores).

A não observância do prazo de devolução implicará em multa de R$ 1,00 por dia de atraso e por exemplar. A multa será cobrada durante todos os dias da semana, exceto sábados, domingos, feriados e recesso acadêmico ou administrativo, previsto no calendário acadêmico. O pagamento da multa é efetuado somente no Banco do Brasil e por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) (Portaria nº 601 de 27 de março de 2015)

Em caso de perda de livro, informe imediatamente a biblioteca para que as providências sejam tomadas e as sanções estabelecidas.

Reserva e renovação

A reserva e a renovação de material são feitas pelo sistema da biblioteca, o SophiA.

A reserva somente será realizada se todos os exemplares estiverem emprestados. O material reservado ficará à disposição do solicitante por um prazo máximo de 24 horas, contadas a partir da última devolução.

A renovação pelo SophiA é permitida por até 3 vezes, desde que o material não esteja reservado. Após a terceira renovação o usuário deverá comparecer à biblioteca para devolver o livro. 

 


 Ao realizar um empréstimo junto a Biblioteca o usuário se torna responsável pelo material sob sua posse, por isso em caso de atraso na devolução ou perda do material o usuário será responsabilizado.

No caso de perda do material a orientação é procurar imediatamente a Biblioteca e informar o ocorrido para que as providências sejam tomadas. 

Em relação ao atraso na devolução, de acordo com a Portaria nº 601 de 27 de março de 2015 o material não devolvido no prazo previsto acarretará na aplicação de multa, por dia de atraso e por exemplar no valor de R$ 1,00. 

O pagamento de multas devidas à Biblioteca é realizado por via bancária (GRU) e o usuário deverá:

1 – Realizar a devolução do material na biblioteca de origem.

2 –  Solicitar emissão de GRU na biblioteca.

3 – Pagar no BANCO DO BRASIL (em qualquer agência ou pela internet/aplicativo BB)

Observação:

Baixa de multa

Após pagar a multa, o/a usuário/a deverá apresentar o comprovante de pagamento autenticado e o boleto da GRU no balcão de atendimento da Biblioteca. Somente desse modo será dado baixa da multa no sistema, caso contrário, o/a usuário/a continuará com multa não podendo efetuar novos empréstimos.                                                                                                                                                                                  

 


  COMUNICADO

Funcionamento da Biblioteca Jorge Félix de Souza - Câmpus Goiânia

 

 


 
 
 
Quer divulgar o seu trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC), monografia de especialização, dissertação, tese ou outro tipo de documento técnico-científico e não sabe como?  Isso é possível! Através do Repositório Digital (ReDi IFG) do Instituto Federal de Goiás você terá a sua produção coletada, armazenada, preservada e disseminada, permitindo o acesso livre e gratuito a sociedade. 
 
O Repositório Digital do IFG é uma base de dados online que reúne a produção técnico-científica da comunidade interna (alunos e servidores) da Instituição, armazenada em formato digital, que permite a busca e a recuperação da informação.
 
 
Para solicitar a submissão do trabalho no Repositório Digital (ReDi IFG) procure os setores do IFG, Câmpus Goiânia ou Reitoria, conforme a tabela abaixo
 

Produtos técnico-científicos

Setores

Servidor(a)/Contato

·      Artefatos da Memória Institucional

Biblioteca

Alisson, Karol e Lana –                            (62) 3227-2750                                       

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·      Artigos de Periódicos Científicos

·      Livros da Editora do IFG

·      Livros e capítulos de livros publicados extra IFG

 

Autor (servidor/a)

 

·      Monografias dos Cursos de Especialização

Coordenação de Secretaria de Pós-Graduação

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·      Apostilas

·      Relatórios de Pós-Doutoramento

·                    Relatórios Técnicos

·      Softwares

·      Vídeos

 

Autor (servidor/a)

 

·      Cultivares

·      Patentes

·      Registros de Softwares

Centro de Inovação Tecnológica – CITE IFG (Reitoria)

(62) 3237-1814

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·      Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCCs)

Departamento I

Fatianny – (62) 3227-2865

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Departamento II

Marco – (62) 3227-2791

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Departamento III

 

 

Camila Pagano – (62) 3227-2835 

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Departamento IV

Ivana – (62) 3227-2728

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·      Teses e dissertações defendidas extra IFG

            Biblioteca

Alisson, Karol e Lana –

(62) 3227-2750                           

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Diretoria de Pós-Graduação (Reitoria)

(62) 3612-2236

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·      Teses e dissertações defendidas no IFG

Coordenação do Programa de Mestrado

Mestrado em Educação: 

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Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade: 

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·      Eventos realizados extra IFG

·      Eventos realizados pelo/no IFG

Comissão organizadora do Evento

 

 
 
 
O/A aluno/a que deseja ter o trabalho de conclusão de curso de graduação, a monografia de especialização ou a dissertação disponível, no Repositório Digital (ReDi IFG), deverá seguir os seguintes procedimentos:
  •  solicitar à Biblioteca, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), a confecção de ficha catalográfica, encaminhando em anexo o trabalho que já foi aprovado e corrigido, incluindo também o Termo de Autorização após a capa e Folha de Aprovação ou Ata após a folha de rosto (2º capa). 
  • preencher e assinar (todos os autores devem assinar) o Termo de Autorização anexando-o ao trabalho em arquivo digital, após a capa;
  • inserir a Folha de Aprovação assinada pelos membros da banca;
  • após o envio pela biblioteca da ficha, o/a aluno/a deverá anexar a ficha catalográfica ao trabalho, após a folha de rosto (2º capa);
  • preencher o Formulário de Metadados em formato editável (doc.) não anexando-o ao trabalho;
  • encaminhar o trabalho e o Formulário de Metadados para o e-mail do respectivo Departamento ou Coordenação, conforme a tabela.
Os trabalhos devem conter em ordem: Capa, Termo de Autorização, Folha de Rosto, Ficha Catalográfica e Termo de Aprovação.
 
O Termo de Autorização e o Formulário de Metadados estão disponíveis no site do repositório digital http://repositorio.ifg.edu.br/.
 
 

 

Documentos:

Resolução SIB/IFG: Resolução 5, de 26 de março de 2013.

Portaria que regulamenta a cobrança de Multa: Portaria nº 601 de 27 de março de 2015 

Resolução do ReDi: CONSUP/IFG de no 027, de 02 de outubro de 2017.

Instrução normativa do Empréstimo entre Bibliotecas: INSTRUÇÃO PROPPG N° 01 de 22 de outubro de 2018.

Instrução n. 1, de 28 de agosto de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dispõe sobre os procedimentos de entrega para a Diretoria de Pós-Graduação (DPG) ou Coordenação de Biblioteca do câmpus das dissertações e teses dos servidores afastados para cursar pós-graduação stricto sensu e/ou dos bolsistas PIQ-A e PIQ-S.

Formulários:

Formulário EEB

 


 Dicas de Leitura

 


 

Treinamento 

Capacitação quanto ao uso da biblioteca

Treinamento para o uso dos recursos e serviços oferecidos pelas bibliotecas do SIB/IFG. Tem como objetivo informar ao usuário  sobre o funcionamento da biblioteca, normas, regulamentos, como realizar pesquisas básicas no catálogo online (Software Sophia), assim como, orientação quanto à busca, recuperação e uso das informações.

 

Treinamento Portal de Periódicos Capes

Tem por objetivo habilitar os alunos, professores e técnicos-administrativos a utilizarem melhor os recursos disponíveis para pesquisa no Portal de Periódicos Capes.


 

Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza

Rua 75, nº 46, Setor Central, Goiânia-GO, 74055-110.

Horário de funcionamento: 

Das 7 às 22 horas de segunda a sexta-feira e sábado (letivo) das 8 às 12 horas (apenas para uso do espaço coletivo). 

Contato:

Clique para acessar a lista de ramais (62) 3227-2750 (Coordenação/Processamento Técnico)

Clique para acessar a lista de ramais (62) 3227-2799 (Balcão de Atendimento)

Endereço de email bib.goianiaifg.edu.br - Coordenação da Biblioteca

Equipe de Bibliotecários/as:

Karol Almeida da Silva 

Endereço de email karol.abreuifg.edu.br 

 

Alisson de Sousa Belthodo Santos 

Endereço de email alisson.santosifg.edu.br

 

Lana Cristina Dias Oliveira

Endereço de email lana.oliveiraifg.edu.br 

 


 


 

Eventos 

Acompanhe os próximos eventos no Instagram do Sistema Integrado de Bibliotecas @sibifg e também pelo Instagram da Biblioteca do câmpus Goiânia @bibliotecaifgoiania