Esporte e integração

Câmpus Senador Canedo promove I Jogos Metropolitanos do IFG

  • Imprimir
Publicado: Quinta, 03 de Julho de 2025, 14h01 | Última atualização em Sexta, 04 de Julho de 2025, 11h08

Primeira edição da competição reúne estudantes de diversos câmpus, promove integração e valoriza o esporte no IFG

 

 

Futsal, vôlei e tênis de mesa. Essas foram/serão as três modalidades esportivas praticadas durante o I Jogos Metropolitanos do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Senador Canedo. As partidas de futsal ocorreram na segunda e terça-feira, dias 30 de junho e 1º de julho. Participaram equipes dos câmpus Aparecida de Goiânia, Goiânia, Senador Canedo e Valparaíso. Já na sexta-feira e no sábado, dias 4 e 5 de julho, será a vez das disputas de vôlei e tênis de mesa, com a presença dos câmpus Anápolis, Goiânia, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Valparaíso.

O estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Automação Industrial, Micael Silva, foi um dos 15 jogadores selecionados para representar o Câmpus Senador Canedo. Ele contou que a equipe treinou por três semanas e que os jogos serviram como experiência. “Nós fizemos três jogos. O professor [Vitor Alves Marques] pensou bastante, foi muito gente boa com todos que treinaram. Ele quis dar oportunidade para todos. Todos jogaram, para adquirir experiência, pensando no futuro, no JIF [Jogos do Instituto Federal]”, relatou.

Sobre a competição, Micael avaliou: “Foi uma situação muito proveitosa para a gente. No total, quatro câmpus do IFG participaram. Foi muito legal, muito satisfatório. Não houve brigas, apenas o calor do jogo, o que é normal”. O objetivo agora, segundo ele, é intensificar os treinos para que a equipe adquira mais entrosamento e esteja preparada para o JIF deste ano, que acontecerá entre 8 e 12 de setembro.

O estudante do terceiro período do curso técnico em Controle Ambiental do Câmpus Goiânia, Raul Otoni de Paula Mendonça, também destacou a importância dos Jogos Metropolitanos como preparação para outras competições. “Desde o ano passado, quando participamos do JIF e ficamos em terceiro lugar, sabíamos que faltava entrosamento. Fomos nos aperfeiçoando, e esse campeonato veio para mostrar que evoluímos”, afirmou.

A Diretora-Geral do Câmpus Senador Canedo, professora Maria Betânia Gondim da Costa, considerou o torneio uma atividade fundamental para o estreitamento dos laços entre os câmpus do IFG. Além disso, segundo ela, “o evento também contribuiu para a redução de barreiras, fortalecendo os vínculos, ampliando as perspectivas de futuro, as atividades de trabalho em equipe, a empatia e o espírito de cooperação”, afirmou.

 

Origem dos Jogos e avaliação dos docentes

O professor de Educação Física do Câmpus Senador Canedo, Vitor Alves Marques, explicou que os Jogos surgiram a partir de uma conversa com o professor Isaac Aldivino Gonçalves, do Câmpus Goiânia. “Percebemos que era necessário estreitar os laços entre os câmpus da região metropolitana. Precisamos de mais interação e convívio, pois entendemos a Educação Física e esses eventos esportivos como uma oportunidade de ganho tanto esportivo quanto social”, destacou.

O professor Vitor Alves Marques avaliou positivamente a iniciativa: “A avaliação dos Jogos foi muito boa. Vimos partidas bastante disputadas e alunos muito engajados, envolvidos com a prática esportiva. Isso foi muito importante. E, para o nosso câmpus, foi ainda mais especial, pois a maioria dos alunos participantes são dos primeiros anos. Eles puderam vivenciar o clima das competições entre os câmpus”, afirmou.

O professor Isaac Aldivino Gonçalves elogiou a organização e a estrutura do Câmpus Senador Canedo. “Muito bacana, muito organizado. Temos que parabenizar o Câmpus Senador Canedo. Um belo ginásio, uma estrutura maravilhosa”, disse. Ele também ressaltou o lado pedagógico da competição. “O envolvimento dos alunos com a comunidade interna do IFG é muito interessante, não apenas pela questão competitiva. O mais importante é a socialização, a integração entre os estudantes”, pontuou.

A professora Naia Marjore Marrone Alves Oliveira, do Câmpus Valparaíso, também destacou o impacto positivo dos Jogos. “Achei riquíssima a iniciativa. Uma oportunidade excelente para os alunos vivenciarem a modalidade do futsal e realizarem esse intercâmbio, tão enriquecedor para a formação deles, onde testam seus limites, habilidades e, principalmente, o controle emocional”, comentou.

Para o professor Marcos Flavio Mercio de Oliveira, do Câmpus Aparecida de Goiânia, a primeira edição dos Jogos Metropolitanos foi um momento importante, especialmente por ter ocorrido fora do calendário oficial dos Jogos do IFG, reunindo quatro câmpus. “São experiências muito significativas para os estudantes. Espero que possamos realizar outros eventos como esse, envolvendo ainda mais câmpus ao longo do ano”, destacou.

 

Elogios à infraestrutura

A infraestrutura do Câmpus Senador Canedo foi um dos motivos para a escolha da sede da primeira edição dos Jogos. “Por que Senador Canedo? Porque coincidiu com a finalização das obras do nosso ginásio, que é uma estrutura ampla e belíssima. O câmpus oferece muito espaço e conforto, com restaurante, ginásio, amplo espaço físico e excelente localização”, explicou o professor Vitor Alves Marques.

 

 

A Diretora-Geral do Câmpus, professora Maria Betânia Gondim da Costa, destacou que o ginásio poliesportivo possui área construída de mais de 2 mil metros quadrados, distribuída em dois pavimentos. “Realmente, é uma infraestrutura adequada para todos os tipos de jogos, na qual podemos beneficiar não apenas os estudantes do IFG, mas também toda a comunidade canedense e da região circunvizinha. Isso amplia nossa interação com a instituição e com a comunidade”, avaliou.

Segundo Maria Betânia Gondim da Costa, o ginásio poliesportivo foi uma grande conquista e será fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Ficamos felizes em poder trazer esse benefício para todos — para nossa instituição, nossa comunidade, nossos estudantes, servidores e colaboradores. É um momento de muita alegria e satisfação”, destacou.

O estudante Raul Otoni também elogiou a infraestrutura. “A estrutura do Câmpus Senador Canedo é de alta qualidade, podendo facilmente sediar os Jogos do Instituto [JIF]. A quadra possui piso novo, restaurante, banheiros com chuveiros e um ambiente muito agradável”, afirmou.

Sobre a quadra poliesportiva do câmpus, o professor Marcos Flavio Mercio de Oliveira comentou: “Está de parabéns. Uma obra muito bem feita. É uma quadra que atende plenamente às necessidades da Educação Física e das práticas corporais. Conta com espaços para esportes tradicionais, sala de ginástica, musculação, sala de lutas e vestiários. Acho que o equipamento está completo e deve ser aproveitado nos Jogos do Instituto”, concluiu.

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Senador Canedo.