Diretoria de Comunicação Social (Dicom)

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Publicado: Terça, 10 de Maio de 2016, 10h01 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 11h08

A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Reitoria é o setor responsável pela gestão da comunicação institucional e pelo atendimento das demandas de comunicação das pró-reitorias de Ensino, Extensão, Administração, Desenvolvimento Institucional e Pesquisa e Pós-Graduação. A Dicom é vinculada à Diretoria-Executiva e trabalha em conjunto com os comunicadores dos câmpus do IFG, orientando-os sobre as ações de comunicação para os públicos internos e externos. Na Dicom e nas coordenações de Comunicação dos câmpus a qualidade da informação deve se caracterizar pela clareza, correção e completude.

A Dicom atua na perspectiva da comunicação integrada, englobando as seguintes áreas: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

As demandas da área de Publicidade e Propaganda, como produção de materiais gráficos, mesmo que de interesse específico de um câmpus, serão tratadas pelas coordenações de Comunicação junto à Dicom. O mesmo deve ocorrer com as demandas de Relações Públicas, principalmente no que diz respeito à comunicação interinstitucional e ao cerimonial oficial.

 

Equipe 

Diretora: Adriana Souza Campos (jornalista) 

Diagramador: Kleber Pinheiro Bessa Júnior 

Jornalista: Maria José Braga

Produtor cultural: André Almeida Nunes 

Programadora visual: Michele Jussara Bagestão (afastamento para Pós-Graduação)

Publicitária: Ana Carolina Oliveira Motta

Redatora: Paola Nunes de Souza

Relações públicas: Brisa Sousa Almeida 

Tecnóloga/Formação - Design Gráfico: Isabela Maia Marinho

 

Funcionamento

Horário: das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

Contato: (62) 3612-2210/3612-2286 

E-mail: ccsifg.edu.br 

 

Câmpus

Em cada câmpus do IFG há, pelo menos, um jornalista responsável pelo atendimento das solicitações locais referentes à área de comunicação. Esse profissional é quem se responsabilizará pela definição das prioridades do setor e pela apuração e divulgação das informações jornalísticas a serem divulgadas nas páginas dos câmpus. Os contatos dos comunicadores dos câmpus estão disponíveis na aba sugestão de pauta.

 


Política de Comunicação

A Política de Comunicação do IFG foi aprovada pelo Consup em 29 de março de 2021, por meio da RESOLUÇÃO Nº 51, de 30 de março de 2021 (PDF 267 KB)

 


Plano de Comunicação 

Conheça o Plano de Comunicação do IFG, elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) como parte do escopo das ações estratégicas de comunicação institucional.

O documento está em consonância com as ações, as metas e os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFG (PDI 2019/2023), com o Plano Anual de Trabalho (PAT) da Reitoria, com os resultados de processos de avaliação institucional, além de estar amparado pelas diretrizes e princípios estabelecidos na Política de Comunicação da Instituição, aprovada em março deste ano pelo Conselho Superior por meio da Resolução nº 51, de 30 de março de 2021.

 O novo Plano de Comunicação do IFG, a elaborado pela Diretoria de Comunicação Social, será publicado durante o primeiro semestre de 2023.

 


O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo. Neles são publicadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e suas unidades (acesse as notícias do portal institucional e acesse o banco de notícias de 2009 a início de 2017).

O Portal apresenta uma área de destaque para as notícias institucionais, mas também há espaço para os comunicados, espaço em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística.

Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não.

O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público.

Quanto maior o interesse público relacionado ao tema, mais importante ele é para a cobertura jornalística da Dicom. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, sendo que quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, maior é o interesse público.

Outro importante critério de noticiablidade é a atualidade do fato. O jornalismo trabalha com notícias “frias” (aquelas que são atemporais e se justificam pela importância do assunto tratado) e factuais ou “quentes” (aquelas ligadas a um fato em um determinado tempo).

Uma das caraterísticas do jornalismo on-line (internet) é a notícia em “tempo real”. Portanto, as notícias factuais precisam ser publicadas antes da ocorrência do fato ou no mesmo dia, caso contrário tornam-se “velhas” e incompatíveis com a base técnica de uma página na internet, a exemplo do Portal IFG. Assim, matérias que se refiram a fatos já acontecidos não terão espaço no Portal.

 

Critérios jornalísticos para a produção de notícia

A redação jornalística, restrita por lei ao jornalista, deve obedecer aos princípios do Jornalismo e aos critérios jornalísticos. É preciso que as pautas sugeridas apresentem algumas características básicas: relevância (prioridade para as que apresentem interesse público);  abrangência (quanto maior o número de pessoas interessadas na informação e quanto maior o número de câmpus envolvidos no assunto, maior a possibilidade de publicação no Portal IFG); atualidade e factualidade; novidade/Ineditismo.

 

Escala de prioridade para publicação de uma notícia no Portal IFG:

1° – Interesse público.
2° – Interesse comum à comunidade interna dos 14 câmpus em funcionamento.
 

Princípios éticos

- Os jornalistas do IFG estão submetidos ao Código de Ética do Jornalista, o qual tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, a divulgação da informação verdadeira e o respeito à dignidade humana.

 - Os jornalistas do IFG trabalham a produção e a divulgação da informação, pautados pela veracidade dos fatos e pelo interesse público. Por obrigação ética, são defensores da liberdade de imprensa e da prestação de informações pelas organizações públicas como uma obrigação social.

 - As divulgações que a comunicação realiza são de natureza institucional.

 - A comunicação não será usada para interesses pessoais, para a promoção de gestores, servidores ou qualquer outro tipo de promoção pessoal.

 - Não cabe às instâncias hierárquicas a definição do que deve ou não ser publicado no Portal do IFG e nas páginas dos câmpus, uma vez que o jornalista é o responsável por toda a informação que divulga, de acordo com o Código de Ética da profissão. Desta maneira, a Dicom não submete o texto da matéria para aprovação prévia da fonte antes da publicação.

 - A produção jornalística é dotada de técnica e deve obedecer aos princípios do jornalismo e das normas de padronização da área. A equipe de jornalistas do IFG, sempre que necessário, se guia pelo Manual de Redação do jornal O Estado de São Paulo.

 - Os principais canais de comunicação do IFG são o portal e as páginas dos câmpus, além das redes sociais. Para tanto, têm como documento norteador o Manual de Orientações para Redes Sociais, publicado e editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

- A Dicom está vinculada ao Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação (Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, e Decreto nº 7.379, de 1º de dezembro de 2010).


No Jornalismo, denomina-se pauta o conjunto de informações preliminares sobre um fato. Ela é a origem de todos os produtos jornalísticos e funciona como o primeiro passo do trabalho dos jornalistas envolvidos com o resultado final.

A Diretoria de Comunicação Social possui como prioridade o atendimento das pautas que sejam inerentes ao gabinete do Reitor, às pró-reitorias, mas atende também outras demandas.

A sugestão de pautas para a Dicom não é feita apenas por sua equipe, mas é aberta à comunidade acadêmica e administrativa. As sugestões recebidas são analisadas pela equipe, de acordo com critérios técnicos – jornalísticos.

 

Como sugerir pautas para o Portal do IFG

Servidores e estudantes do IFG podem sugerir pautas para a Diretoria de Comunicação Social da Reitoria. Quando uma sugestão de pauta é recebida, ela é analisada pela Dicom, que avalia se será ou não publicada em forma de notícia na página institucional e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e para o on-line). Caso a sugestão recebida pela Diretoria seja referente a um único câmpus, ela será encaminhada ao jornalista da unidade.

 

O que a sugestão de pauta deverá conter?

Título do assunto ou nome do evento; um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);  data e local de realização; contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail) e informações complementares.

 

Como enviar a sugestão de pauta

 

As sugestões deverão ser enviadas por e-mail para a Diretoria de Comunicação Social da Reitoria: ccsifg.edu.br

As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pelos jornalistas da Diretoria de Comunicação Social da Reitoria ou pelos jornalistas que atuam nos setores de comunicação dos câmpus do IFG. Para a cobertura jornalística, a Dicom trabalha com uma agenda planejada, visando distribuir as pautas para os servidores que serão escalados para as atividades programadas.

Portanto, as sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias.

A Dicom não garante a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.

  

Como sugerir pautas para as páginas dos câmpus do IFG

Os câmpus do IFG (Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso) possuem jornalista, que é o responsável pela redação das matérias jornalísticas dos câmpus. As sugestões de pautas para os câmpus deverão ser enviadas, diretamente, para o e-mail do setor.

 

Câmpus

Comunicador

Contatos

Águas Lindas

Jornalista: Janaína Vidal

 (61) 3799-7605

 ccs.aguaslindasifg.edu.br

Anápolis

Redator: Edmar Cotrim 

Jornalista: Priscylla Dietz Ferreira Amaral 

Produtora cultural: Thayrine Fonseca - licença qualificação

 (62) 3703-3380

 ccs.anapolisifg.edu.br

Aparecida de Goiânia

Jornalista: Regina Magnabosco

Produtora cultural: Ana Paula Mota Leite

 (62) 3507-5967

 ccs.aparecidaifg.edu.br

Cidade de Goiás

Jornalista: Kelly Cristina Rodrigues Silva

Coordenador: Haroldo Nélio Peres Campelo Filho (técnico em audiovisual) 

 (62) 3371-9004 (somente whatsApp)

 ccs.goiasifg.edu.br

Formosa

Jornalista: Aurora Luiza Paladini Lessa

Técnico em audiovisual: Filipe da Silva Leite Junior 

 (61) 3642-9463

 ccs.formosaifg.edu.br

Goiânia

Coordenador: Emerson Fagundes (técnico em audiovisual)

Jornalista: Mayara Jordana Sousa Santana

Produtor Cultural: Charles Alves 

Produtor Cultural: Dustan Oeven - licença qualificação

Técnica em assuntos educacionais: Elizabeth Rabelo 

Assistente em administração: Ítala Carvalho 

Redatora: Cristiane Hirata 

 (62) 3227-2876

 ccs.goianiaifg.edu.br

Goiânia Oeste

Jornalista: Stephanie Silva 

 

 (62) 3237-1825 

 ccs.goianiaoesteifg.edu.br

Inhumas

Jornalista: Fernanda Guirra

 (62) 3514-9595

 ccs.inhumasifg.edu.br

Itumbiara

Jornalista: Brunna Santos de Souza

Técnico em audiovisual: Fabiano Lúcio Peres

 (64) 2103-5613

 ccs.itumbiaraifg.edu.br

Jataí

Jornalista: Evaldo Gonçalves

 (64) 3514-9599

 ccs.jataiifg.edu.br

Luziânia

Jornalista: Francyelle Maria Rocha

 (61) 3142-1208

 ccs.luzianiaifg.edu.br

Senador Canedo

 

Jornalista: Rafael Alencar Rodrigues

 (62) 3275-3050

 ccs.senadorcanedoifg.edu.br

Uruaçu

 

 (62) 3357-8163

 ccs.uruacuifg.edu.br

Valparaíso

Jornalista: Juliana Leão Borba Lins

 

 (61) 2101-0905

 ccs.valparaisoifg.edu.br

 


 Jornalistas interessados em informações sobre o IFG ou entrevistas com pessoas ligadas à Instituição podem fazer suas solicitações por meio do e-mail ccsifg.edu.br ou pelo telefone: (62) 3612-2210. Esse atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

 


Os produtos e os serviços destinados ao público externo devem ter uma identidade visual própria, mas com coesão e padronização com conceitos e elementos técnicos que a Diretoria de Comunicação Social trabalha, objetivando facilitar o reconhecimento da Instituição, fortalecer a imagem institucional e a assimilação dos conteúdos.

Para que os setores da Reitoria possam solicitar a criação e a produção de materiais gráficos (cartazes, banners em lona, faixas, panfletos e outros) ou digitais pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) é preciso que sejam cumpridos os prazos para envio das solicitações, além das etapas para a produção das peças, conforme explicamos abaixo.

É dada prioridade para criação e produção dos materiais de maior abrangência institucional, a exemplo dos vestibulares e processos seletivos, uma vez que tratam de atividades finalísticas do IFG, além dos eventos que constam do calendário institucional.

O atendimento das demais solicitações dependerá da possibilidade de incluí-las no planejamento e na rotina de trabalho da Dicom e, ainda, das quantidades previstas na licitação.

Quando a solicitação se tratar de site para evento, caberá à Diretoria de Comunicação Social apenas a elaboração de “template”, que é o modelo, com elementos visuais, da estrutura predefinida para o desenvolvimento e criação do conteúdo do site. Esse trabalho é feito em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Todo o processo de alimentação do site do evento/ação, com conteúdos e imagens, além da atualização, é de responsabilidade das comissões organizadoras do evento e, portanto, é preciso que avaliem essa questão antes de solicitar a criação do site para a Dicom.

 

Importante

- O envio das solicitações para produção de materiais gráficos deverá ser feito com antecedência mínima de 60 dias à Dicom. O prazo de execução será estabelecido a partir do envio completo das informações solicitadas pela Diretoria.

- Solicitações que estiverem em desacordo com o prazo e o fluxo estabelecido pela Dicom serão aceitas, dependendo da possibilidade de execução, mas não haverá garantia de cumprimento integral das mesmas.

- A aprovação final da identidade de cada peça, produto ou projeto deve ser feita em conjunto entre a área solicitante e a área de execução, considerando os objetivos da comunicação e as características técnicas da mídia.

- Os trabalhos de criação feitos fora da Dicom deverão seguir os critérios estabelecidos, que obedecem aos padrões técnicos, à identidade visual do IFG, ao manual de uso e aplicação da marca institucional, dentre outros, e só serão liberados para execução após a aprovação pela equipe da Diretoria de Comunicação Social.

- Os trabalhos de programação visual e design poderão ter até duas solicitações de modificações. A partir da terceira solicitação de mudança no layout/peça, a solicitação de trabalho será enviada para o final da lista solicitações da área, abrindo espaço para outras demandas que estão aguardando resposta da Dicom. Por isso, é importante que o solicitante saiba exatamente o que deseja e oriente adequadamente a equipe de programação visual e diagramação antes do início do trabalho.

- É importante destacar que todo trabalho de programação visual tem início no projeto gráfico, que é a preparação e o estudo prévio das condições necessárias para confeccionar qualquer peça gráfica ou digital. Na concepção do projeto ocorre o planejamento das características técnicas gráfico-visuais e, portanto, seu resultado não pode ser avaliado pelo “gosto pessoal”, pois compreende um processo com características técnicas (tipologia adotada, sistema de cores, formato de papel, composição, acabamento, layout e outros).

 

Etapas para a criação das peças gráficas/serigráficas/digitais

1)        Solicitação - Entrar em contato com a Dicom para que seja discutida a necessidade e a viabilidade de produção do material sugerido;

2)        Formalização - Formalizar a solicitação, via e-mail (ccsifg.edu.br), depois de definidas, com a Dicom, as questões sobre a produção do material;

3)        Envio de informações - Encaminhar as informações necessárias para a elaboração do material solicitado (nome do evento ou ação, programação, data de realização, período de inscrição/submissão de trabalhos, links e outros), no prazo estabelecido pela Dicom, em conformidade com o prazo do fornecedor para a entrega do material;

4)        Edição técnica - Após o recebimento das informações, em especial na criação de cartilha, manuais e itens que contenham foco na questão textual, a Dicom fará a edição técnica, que tem o objetivo de favorecer a compreensão do cidadão, sem que o conteúdo seja descaracterizado, adequando a redação para o formato do produto final.

5)        Aprovação - Aguardar a prova impressa/digital do material solicitado para, em conjunto com a Dicom, fazer a aprovação das peças e a respectiva autorização para execução pelos fornecedores;

6)        Retirada e Distribuição – Os solicitantes são os responsáveis pela retirada do material na Dicom e pela distribuição. A Dicom entregará os materiais produzidos, embalados separadamente por item, cabendo ao solicitante a responsabilidade de, por exemplo, montar kits para os eventos ou fazer a distribuição dirigida de panfletos, cartazes e outros.

 

Informações necessárias para o processo de criação

Essas informações deverão ser enviadas para o e-mail: ccsifg.edu.br após a reunião prévia com a Diretoria de Comunicação Social e as definições acerca dos materiais solicitados. Compreende o item 3 do tópico “Etapas para a criação das peças gráficas/serigráficas/digitais”.

- Descrição do Projeto/Ação (evento, divulgação de setores/cursos, manuais, cartilhas e outros);

- Nome e contato do responsável pelo envio do conteúdo (textos, informações sobre inscrições, programação e outros) na data acertada com a Dicom;

- Informações sobre o perfil do público a quem se destina o projeto (comunidade interna e/ou externa);

- Número de participantes previstos;

- Objetivo do projeto/ação;

- Prazo ideal de entrega dos materiais;

- Nome e contato do responsável pela aprovação do projeto gráfico junto à Dicom.


Manuais

 

Marcas

  • Marca do IFG (versão geral)

Acesse os arquivos em diversos formatos:

.ai .cdr .eps

Versões em formato de imagem (.jpg):

Completa Resumida - Horizontal Resumida - Vertical

 

Selo Comemorativo dos 15 anos dos Institutos Federais (2008-2023)

     .ai             .pdf        .jpg (vertical) .jpg (horizontal)

 

 Documentos

  • Modelo de Documento
Monocromático Tons de cinza Colorido

 

 * Título em fonte Open Sans Extrabold, branco, tamanho 40, caixa alta. Subtítulo em Open Sans Bold, branco, tamanho 20, caixa alta. Ano em fonte Open Sans Extrabold, branco, tamanho 30. Tudo centralizado, alinhado pelo centro e nos posicionamentos indicados no arquivo.

 

Unidade EMBRAPII - Polo Tecnologias Energéticas Industriais

  1. Manual de Identidade Visual - versão 2023
  2. Selo da Unidade Embrapii - Acesse os arquivos nas extensões:
.ai .eps .pdf

 


A Diretoria de Comunicação Social, por meio do profissional de relações públicas, também é responsável pelo cerimonial dos eventos realizados pela Reitoria, bem como em auxiliar os câmpus na realização de cerimônias oficiais, dando suporte para a elaboração do roteiro e para as definições acerca do cerimonial.

Cabe aos câmpus do IFG a escolha, entre integrantes de suas respectivas equipes, de servidores para atuarem como mestre de cerimônias, que é o profissional que faz a leitura de um roteiro solenizado, que conduz a cerimônia, anunciando cada ato e identificando as autoridades de acordo com o objetivo da ocasião.

O cerimonial deve respeitar as regras protocolares instituídas pela legislação vigente e não depende apenas do desempenho de quem o apresenta, já que há uma série de regras que devem ser seguidas para garantir a ordem hierárquica, bem como detalhes que farão com que o evento, independente da dimensão, seja bem visto pelo público participante.

Os atos protocolares que possivelmente vão requerer o apoio técnico do profissional de relações públicas do IFG são: colações de grau, transmissão de cargo do reitor, posses de servidores, de diretores de câmpus, entrega de títulos honoríficos, assinaturas de contratos, eventos, entre outros.

 

Planejamento

Ao planejar uma cerimônia, deve-se ter o cuidado de elaborar uma relação em que constem os convidados direta ou indiretamente ligados ao evento e/ou do potencial público-alvo do serviço/produto a ser dada visibilidade. Além disso, a definição da lista de convidados necessita do aval do responsável direto pelo evento e da gestão.

Quando se tratar de evento dos câmpus, o envio de convites, seja por meio impresso ou eletrônico, é de responsabilidade do respectivo câmpus. No caso da Reitoria, é de responsabilidade dos organizadores do evento.

Sugere-se que a distribuição dos convites, para autoridades regionais e outros participantes, seja feita com 10 dias de antecedência e, no caso de representantes de instituições públicas e privadas em âmbito estadual e federal, o envio do convite requer uma antecedência maior.

As solicitações de apoio técnico (suporte para a elaboração do roteiro e para as definições acerca do cerimonial) devem ser encaminhadas para o e-mail ccsifg.edu.br, com pelo menos, 20 dias de antecedência da data de realização do evento. Assim que a solicitação for recebida, a relações públicas da Dicom fará contato para os devidos encaminhamentos.

 

Na solicitação já deverão constar as seguintes informações:

- Nome do evento;

- Data, local e horário de realização;

- Nome e contato dos responsáveis pelo evento;

- Público do evento;

- Autoridades convidadas;

- Nome e contato do mestre de cerimônias;

- Programação do evento.

 

Importante

- A colação de grau é um ato oficial e de caráter obrigatório para a emissão e registro do diploma. É presidida pelo Reitor ou seu substituto legal. Portanto, nos convites de colação de grau, quem convida é o Magnífico Reitor, autoridade máxima da Instituição. É quem preside a solenidade e assina em conjunto com o Diretor-Geral do câmpus. Em outubro de 2016, o Conselho Superior aprovou a Resolução nº 29, que regulamenta as sessões de colação de grau dos cursos de graduação do IFG.

- O cerimonial é uma sequência de atos estabelecidos com a finalidade de ordenar, roteirizar o desenvolvimento de qualquer evento, ato solene ou comemoração pública, promovendo a harmonia dos participantes, utilizando-se de procedimentos como hierarquia, ordem, cortesia, respeito e, sobretudo, o bom senso.

- O protocolo é o conjunto de normas estabelecidas para serem utilizadas nas cerimônias, ou seja, é uma ferramenta para a execução do cerimonial sob as regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência.

- Em um evento, com exceção da colação de grau, que possui um rito próprio, ao se fazer composição de mesa, sugere-se que todos os ocupantes façam seus pronunciamentos. Por isso, a etapa de definição desses ocupantes é de suma importância, para que a cerimônia não seja delongada pelo grande número de pessoas na mesa e que farão uso da palavra. Os pronunciamentos deverão ser breves.

- O IFG adota como referência o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, editado e publicado pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2ª edição, em 2017, e outros critérios técnicos já adotados pela Dicom (Saiba mais sobre o Guia)

- O IFG também faz uso das legislações inerentes às práticas protocolares e outros:

Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência (Conheça o Decreto).

Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais e dá outras providências (Conheça a Lei).


Orientação Dicom nº 01/2014 - Cartões institucionais (.PDF 152 KB)


 1. Alunos e servidores podem sugerir pautas para a comunicação?

Sim. Todos os segmentos da comunidade acadêmica podem sugerir pautas para os setores de comunicação do IFG. No caso da Reitoria, as pautas são sugeridas para a Diretoria de Comunicação Social e, no caso dos câmpus, para os setores de comunicação dos câmpus. Saiba como sugerir uma pauta.

 

2. Toda sugestão de pauta é notícia jornalística?

Não. Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não. O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público. Saiba mais sobre notícias.


3. Com quanto tempo de antecedência devo sugerir uma pauta?
Para a cobertura jornalística, a Dicom e os setores de comunicação dos câmpus trabalham com uma agenda planejada, visando distribuir as pautas para os servidores que serão escalados para as atividades programadas. Portanto, as sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias. A Dicom e os setores de comunicação dos câmpus não garantem a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.


4. A marca do IFG pode ser alterada?
Não. A marca do IFG precisa ter sua aplicação seguindo o Manual da Marca e não podem ser realizadas alterações não previstas nesse Manual. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos e outras aplicações. Acesse o Manual de Aplicação.

 

5. Todos os setores podem ter marca própria?
Não. A marca possui estrutura para que sejam criadas outras assinaturas, apenas com a substituição dos campos “Definição da estrutura” e “Nome da estrutura”, mas isso não é aplicado a todas as estruturas institucionais. Para saber mais, acesse o Manual de Aplicação.

 

6. Todos os servidores que ocupam funções gratificadas podem ter cartão institucional?
Pela Instrução Normativa nº 09, de 03 de outubro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, o cartão institucional somente poderá ser custeado com recursos públicos para os ocupantes de cargos de direção (CD).

 

7. Devo escrever câmpus, campus ou campi?

Considerando-se que a forma aportuguesada "câmpus", grafada com acento circunflexo, tanto para o singular quanto para o plural, é aceita pela Academia Brasileira de Letras e está contida no "Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa", de Domingos Paschoal Cegalla, no âmbito do IFG o vocábulo deve permanecer grafado dessa maneira nos documentos e divulgações institucionais, conforme Memorando-Circular nº 010/2015/GAB/IFG.

 


 Nessa área são publicados os links de acesso aos clippings com notícias da Educação, que são produzidos pela Dicom.

Acesse todas as edições do clipping clicando aqui


Nessa área são publicados os links de acesso as edições do Boletim de Divulgação, newsletter produzida pela Dicom e enviada aos alunos e servidores às quartas-feiras.

 

2020

11 de março de 2020 - edição 104

04 de março de 2020 - edição 103

19 de fevereiro de 2020 - edição 102

 

2019

25 de setembro de 2019 - edição 100

18 de setembro de 2019 - edição 99

11 de setembro de 2019 - edição 98

4 de setembro de 2019 - edição 97

28 de agosto de 2019 - edição 96

21 de agosto de 2019 - edição 95

14 de agosto de 2019 - edição 94

26 de junho de 2019 - edição 93

19 de junho de 2019 - edição 92

12 de junho de 2019 - edição 91

05 de junho de 2019 - edição 90

29 de maio de 2019 - edição 89

22 de maio de 2019 - edição 88

15 de maio de 2019 - edição 87

08 de maio de 2019 - edição 86

24 de abril de 2019 - edição 85

17 de abril de 2019 - edição 84

10 de abril de 2019 - edição 83

03 de abril de 2019 - edição 82

27 de março de 2019 - edição 81

20 de março de 2019 - edição 80

13 de março de 2019 - edição 79

06 de março de 2019 - edição 78

27 de fevereiro de 2019 - edição 77

20 de fevereiro de 2019 - edição 76

13 de fevereiro de 2019 - edição 75

06 de fevereiro de 2019 - edição 74

 

2018

19 de dezembro de 2018 - edição 73

12 de dezembro de 2018 - edição 72

05 de dezembro de 2018 - edição 71

28 de novembro de 2018 - edição 70

21 de novembro de 2018 - edição 69

14 de novembro de 2018 - edição 68

07 de novembro de 2018 - edição 67

31 de outubro de 2018 - edição 66

23 de outubro de 2018 - edição 65

17 de outubro de 2018 - edição 64

10 de outubro de 2018 - edição 63

3 de outubro de 2018 - edição 62

26 de setembro de 2018 - edição 61

19 de setembro de 2018 - edição 60

12 de setembro de 2018 - edição 59

5 de setembro de 2018 - edição 58

29 de agosto de 2018 - edição 57

22 de agosto de 2018 - edição 56

15 de agosto de 2018 - edição 55

8 de agosto de 2018 - edição 54

27 de junho de 2018 - edição 53

20 de junho de 2018 - edição 52

13 de junho de 2018 - edição 51

06 de junho de 2018 - edição 50

30 de maio de 2018 - edição 49

23 de maio de 2018 - edição 48

16 de maio de 2018 - edição 47

09 de maio de 2018 - edição 46

02 de maio de 2018 - edição 45

25 de abril de 2018 - edição 44

18 de abril de 2018 - edição 43

11 de abril de 2018 - edição 42

04 de abril de 2018 - edição 41

28 de março de 2018 - edição 40

21 de março de 2018 - edição 39

14 de março de 2018 - edição 38

07 de março de 2018 - edição 37

28 de fevereiro de 2018 - edição 36

21 de fevereiro de 2018 - edição 35

 

2017

20 de dezembro de 2017 - edição 34

13 de dezembro de 2017 - edição 33

06 de dezembro de 2017 - edição 32

29 de novembro de 2017 - edição 31

22 de novembro de 2017 - edição 30

14 de novembro de 2017 - edição 29

08 de novembro de 2017 - edição 28

01 de novembro de 2017 - edição 27

25 de outubro de 2017 - edição 26

18 de outubro de 2017 - edição 25

11 de outubro de 2017 - edição 24

04 de outubro de 2017 - edição 23

27 de setembro de 2017 - edição 22

20 de setembro de 2017 - edição 21

13 de setembro de 2017 - edição 20

 


 

O IFG Notícias é uma newsletter digital enviada, por e-mail, aos servidores e alunos do IFG, e que reúne as principais notícias publicadas na home do site da Instituição e nas páginas eletrônicas dos câmpus. 

Confira as edições publicadas:

 

2019

Edição nº 95 - 19 de setembro

Edição nº 94 - 12 de setembro

Edição nº 93 - 05 de setembro

Edição nº 92 - 30 de agosto

Edição nº 91 - 22 de agosto

Edição nº 90 - 15 de agosto

Edição nº 89 - 08 de agosto

Edição nº 88 - 27 de junho

Edição nº 87 - 13 de junho

Edição nº 86 - 06 de junho

Edição nº 85 - 30 de maio

Edição nº 84 - 23 de maio

Edição nº 83 - 16 de maio

Edição nº 82 - 09 de maio

Edição nº 81 - 02 de maio

Edição nº 80 - 25 de abril

Edição nº 79 - 12 de abril

Edição nº 78 - 04 de abril

Edição nº 77 - 28 de março

Edição nº 76 - 21 de março

Edição nº 75 - 14 de março

Edição nº 74 - 07 de março

Edição nº 73 - 28 de fevereiro

Edição nº 72 - 21 de fevereiro

Edição nº 71 - 14 de fevereiro

Edição nº 70 - 07 de fevereiro

 

2018

Edição nº 69 - 20 de dezembro

Edição nº 68 - 13 de dezembro

Edição nº 67 - 06 de dezembro

Edição nº 66 - 29 de novembro

Edição nº 65 - 22 de novembro

Edição nº 64 - 16 de novembro

Edição nº 63 - 08 de novembro

Edição nº 62 - 01 de novembro

Edição nº 61 - 25 de outubro

Edição nº 60 - 18 de outubro

Edição nº 59 - 11 de outubro

Edição nº 58 - 04 de outubro

Edição nº 57 - 27 de setembro

Edição nº 56 - 20 de setembro

Edição nº 55 - 13 de setembro

Edição nº 54 - 06 de setembro

Edição nº 53 - 30 de agosto

Edição nº 52 - 23 de agosto

Edição nº 51 - 17 de agosto

Edição nº 50 - 09 de agosto

Edição nº 49 - 02 de agosto

Edição nº 48 - 26 de julho

Edição nº 47 - 19 de julho

Edição nº 46 - 12 de julho

Edição nº 45 - 05 de julho

Edição nº 44 - 28 de junho

Edição nº 43 - 21 de junho

Edição nº 42 - 14 de junho

Edição nº 41 - 07 de junho

Edição nº 40 - 30 de maio

Edição nº 39 - 23 de maio

Edição nº 38 - 17 de maio

Edição nº 37 - 10 de maio

Edição nº 36 - 03 de maio

Edição nº 35 - 26 de abril

Edição nº 34 - 19 de abril

Edição nº 33 - 05 de abril

Edição nº 32 - 22 de março

Edição nº 31 - 15 de março

Edição nº 30 - 08 de março

Edição nº 29 - 01 de março

Edição nº 28 - 22 de fevereiro

 

2017

Edição nº 27 - 21 de dezembro

Edição nº 26 - 14 de dezembro

Edição nº 25 - 07 de dezembro

Edição nº 24 - 30 de novembro

Edição nº 23 - 23 de novembro

Edição nº 22 - 16 de novembro

Edição nº 21 - 09 de novembro

Edição nº 20 - 01 de novembro

Edição nº 19 - 26 de outubro

Edição nº 18 - 19 de outubro

Edição nº 17 - 11 de outubro

Edição nº 16 - 05 de outubro

Edição nº 15 - 28 de setembro

Edição nº 14 - 21 de setembro

 


Orientações Gerais:

A Diretoria de Comunicação Social da Reitoria informa que os murais instalados na Reitoria e nos câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) são de uso institucional e constituem-se como um canal de Comunicação Interna, utilizado pela Instituição para se relacionar com a comunidade acadêmica.


O uso dos murais, localizados em pontos estratégicos dos prédios do IFG, e os materiais afixados deverão atender aos objetivos institucionais e obedecerão às seguintes regras e orientações:

a) Serão afixados nesses murais, cartazes e/ou documentos de divulgação institucional em geral, de comunicação interna e avisos diversos;

b) O setor que possuir um mural específico deverá utilizar preferencialmente este para as suas divulgações;

c) A permanência máxima de cada material afixado nos murais será até a sua validade, ou pelo prazo estipulado pelo setor que administra o mural, ficando sob responsabilidade do setor que o afixou efetuar a sua retirada;

d) Todo material externo a ser afixado nos murais deverá receber autorização de publicação das coordenações de comunicação social, por meio de assinatura e/ou carimbo;

e) Não deve ser realizada a afixação de materiais impressos fora dos murais;

e) Os murais são um espaço informativo institucional, não sendo permitidas mensagens que violem qualquer norma legal vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; com linguagem ou imagem obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; anônimas ou com assinatura falsa;

f) O interessado em realizar divulgação de cartazes e/ou documentos nos murais da Reitoria ou dos câmpus deverá procurar os setores de comunicação social da respectiva unidade para a devida autorização e/ou orientação sobre a afixação do material desejado;

g) No caso do não cumprimento dessas orientações, os cartazes e comunicados poderão ser retirados pelo responsável pelo mural, sem aviso prévio.

 

Orientações específicas nos câmpus:

Podem existir orientações específicas em cada câmpus do IFG que também deverão ser seguidas. A parte interessada em realizar divulgação de materiais nas dependências dos câmpus deverá informar-se sobre as orientações específicas de cada câmpus.

 

Orientações para uso dos murais no Câmpus Goiânia. 


 

 

 


Em virtude das Eleições de 2022, a Advocacia-Geral da União (AGU) lançou a cartilha “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2022”, elaborada com a finalidade de reunir informações e orientações para nortear os atos de agentes públicos federais durante o período eleitoral. O documento reúne as principais proibições contidas na Lei das Eleições (nº 9.504/97), na Lei de Inegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990) e no Código Eleitoral (nº 4.737/1965), apresentando desde o significado de “agente público” até o detalhamento dos atos que podem ser interpretados como possíveis violações à lisura do pleito, cujo primeiro turno será realizado no mês de outubro.

Acesse a cartilha da AGU "Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições - 2022"

 

Orientações IFG - Eleições 2022

A Diretoria de Comunicação Social elaborou um documento (“Orientações Eleições 2022”) que reúne, de forma resumida, parte dessas condutas relacionadas com ações de comunicação e divulgação, bem como outras práticas institucionais, com o objetivo de reforçar as principais normas legais e orientações/recomendações aos servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG).

 

Base Legal e Documentos Norteadores

Há outros documentos e normas legais a serem seguidos pelos servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG):

- Resolução TSE nº 23.674/2021

- Ofício Circular nº 205/2022/SEI-MCOM e Ofício-Circular nº 257/2022/MCOM

- Lei das Eleições nº 9.504/1997

- Instrução Normativa SECOM/SG-PR n° 1, de 11 de abril de 2018

- Cartilha de Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Eleições 2022, da Advocacia-Geral da União – AGU

- Memorando-Circular 1/2022 - Reitoria/IFG

Memorando-Circular 1/2022 - REI-DCSOC/REITORIA/IFG

- Calendário e Orientações elaboradas pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República e FAQ Eleições 2022 (Secom)

- Portal das Eleições 2022 - Tribunal Superior Eleitoral

- Coletâneas de Jurisprudência TSE (1)

- Coletâneas de Jurisprudência TSE (2)

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Eleições 2022

 - Orientações IFG - Eleições 2022 (Diretoria de Comunicação)

Portaria SECOM/MCOM Nº 5.973, de 28 de Junho de 2022

Legislação Secom/PR


 

Escala de Servidores

Em conformidade com o artigo 5º da Portaria IFG n. 540/2012, a Diretoria de Comunicação Social da Reitoria publica, nesta seção do site institucional, a escala nominal de servidores do setor com os respectivos horários de trabalho. Também é disponibilizada a escala de férias dos servidores do setor.  

 

Escala regular nominal de servidores da Dicom com os respectivos horários de trabalho  

  

EQUIPE

SIAPE

HORÁRIO

JORNADA FLEXIBILIZADA

Adriana Souza Campos

DIRETORA (JORNALISTA)

1909346

7h às 12h

14h às 17h

Não

Ana Carolina de Oliveira Motta

PUBLICITÁRIA

2150060

7h às 13h

Sim*

André Almeida Nunes

PRODUTOR CULTURAL

1620259

13h às 19h

Sim*

Brisa Sousa Almeida

RELAÇÕES PÚBLICAS

1845873

7h às 13h

Sim*

Kleber Pinheiro Bessa Júnior

DIAGRAMADOR

2155918

7h às 13h

Sim*

Isabela Maia Marinho

TECNÓLOGA/FORMAÇÃO - DESIGN GRÁFICO

3331643

 13h às 19h Sim* 

Maria José Braga

JORNALISTA

1609386

13h30 às 18h30

Não

Michele Jussara Bagestão (afastamento para Pós-Graduação)

PROGRAMADORA VISUAL

1960248

13h às 19h

Sim*

Paola Nunes de Souza

REDATORA

1969241

13h às 19h

Sim*

*Jornada flexibilizada em função da Portaria n. 540 de 9 de maio de 2012, do Instituto Federal de Goiás (IFG).

 

 ESCALA DE FÉRIAS – 2024

Acesse a escala de férias da equipe da Diretoria de Comunicação Social