Cursos superiores- procedimentos e formulários

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Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 20h38 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 17h51

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Renovação de Matrícula

É o procedimento realizado pelo estudante, que deve manifestar o interesse de cursar o proximo período. É feito em apenas uma etapa por meio do Q-acadêmico (http://academicoweb.ifg.edu.br ), obedecendo os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Observação:

Perderá o direito à vaga o aluno que a cada período letivo não renovar a matrícula no período estabelecido no calendário acadêmico da instituição.

 


Renovação de Matrícula Manual

 É possível renovar a matrícula manualmente, de acordo com calendário acadêmico, por meio de entrega de formulário  à Coordenação de Curso ou à Coordenação de Administração Acadêmica e de Apoio ao Ensino (CAAAE) do Câmpus.

Documentos necessários:

Formulário de Renovação de Matrícula Manual (.pdf 440KB)

Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.

 


Trancamento de Matrícula

Salvo os casos previstos em lei, o trancamento de matrícula poderá ser solicitado a partir do segundo período do curso, em data prevista no calendário acadêmico institucional e será concedido mediante requerimento do interessado ou de seu representante legal.

Documentos necessários:

Requerimento Geral (.pdf 100KB)

Formulário de Trancamento de Matrícula (.pdf 146KB)

Termo de Ciência (.pdf 87KB)

Nada Consta (.pdf 503KB)

Fluxo do Processo:

CORAE: recolher as documentações e verificar se atende os requisitos.

PROTOCOLO: autuação do processo e encaminhamento.

DAA: análise da solicitação e emissão de parecer.

CORAE: verifica deferimento ou não, faz os devidos lançamentos e arquiva o processo.

Observação:

O trancamento de matrícula será concedido pelo prazo de 01 (um) período letivo, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do interessado ou de seu representante legal.

Vencido o prazo concedido de trancamento da matrícula e em período estabelecido no calendário acadêmico da instituição, o aluno deverá protocolar pedido de reabertura de matrícula, sob pena de perda do direito à vaga

Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.

 


Transferência Externa

É feita a pedido do estudante mediante preenchimentos dos formulários e abertura de processo.

Documentos necessários:

Requerimento Geral (.pdf 100KB)

Formulário de Transferência Externa (.pdf 145KB)

Nada Consta (.pdf 503KB)

Fluxo do Processo:

CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): recolhe os documentos e faz abertura do processo.

PROTOCOLO: autuação do processo e encaminhamento.

CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): faz os devidos lançamentos e arquiva o processo.

Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.

 


Desistência

É feita a pedido do estudante mediante preenchimentos dos formulários e abertura de processo.

Documentos necessários:

Requerimento Geral (.pdf 100KB)

Formulário de Desistência (.pdf 144KB)

Nada Consta (.pdf 503KB)

Fluxo do Processo:

CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): recolhe os documentos e faz abertura do processo.

PROTOCOLO: autuação do processo e encaminhamento.

CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): faz os devidos lançamentos e arquiva o processo.

Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.