Cursos superiores- procedimentos e formulários
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Renovação de Matrícula
É o procedimento realizado pelo estudante, que deve manifestar o interesse de cursar o proximo período. É feito em apenas uma etapa por meio do Q-acadêmico (http://academicoweb.ifg.edu.br ), obedecendo os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
Observação:
Perderá o direito à vaga o aluno que a cada período letivo não renovar a matrícula no período estabelecido no calendário acadêmico da instituição.
Renovação de Matrícula Manual
É possível renovar a matrícula manualmente, de acordo com calendário acadêmico, por meio de entrega de formulário à Coordenação de Curso ou à Coordenação de Administração Acadêmica e de Apoio ao Ensino (CAAAE) do Câmpus.
Documentos necessários:
Formulário de Renovação de Matrícula Manual (.pdf 440KB)
Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.
Trancamento de Matrícula
Salvo os casos previstos em lei, o trancamento de matrícula poderá ser solicitado a partir do segundo período do curso, em data prevista no calendário acadêmico institucional e será concedido mediante requerimento do interessado ou de seu representante legal.
Documentos necessários:
Requerimento Geral (.pdf 100KB)
Formulário de Trancamento de Matrícula (.pdf 146KB)
Fluxo do Processo:
CORAE: recolher as documentações e verificar se atende os requisitos.
PROTOCOLO: autuação do processo e encaminhamento.
DAA: análise da solicitação e emissão de parecer.
CORAE: verifica deferimento ou não, faz os devidos lançamentos e arquiva o processo.
Observação:
O trancamento de matrícula será concedido pelo prazo de 01 (um) período letivo, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do interessado ou de seu representante legal.
Vencido o prazo concedido de trancamento da matrícula e em período estabelecido no calendário acadêmico da instituição, o aluno deverá protocolar pedido de reabertura de matrícula, sob pena de perda do direito à vaga
Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.
Transferência Externa
É feita a pedido do estudante mediante preenchimentos dos formulários e abertura de processo.
Documentos necessários:
Requerimento Geral (.pdf 100KB)
Formulário de Transferência Externa (.pdf 145KB)
Fluxo do Processo:
CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): recolhe os documentos e faz abertura do processo.
PROTOCOLO: autuação do processo e encaminhamento.
CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): faz os devidos lançamentos e arquiva o processo.
Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.
Desistência
É feita a pedido do estudante mediante preenchimentos dos formulários e abertura de processo.
Documentos necessários:
Requerimento Geral (.pdf 100KB)
Formulário de Desistência (.pdf 144KB)
Fluxo do Processo:
CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): recolhe os documentos e faz abertura do processo.
PROTOCOLO: autuação do processo e encaminhamento.
CORAE (Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares): faz os devidos lançamentos e arquiva o processo.
Fundamentação legal: Resolução nº 19, de 26 de dezembro de 2011.