Projeto Alvorada
PROJETO ALVORADA
O que é o programa?
O projeto visa qualificar egressos do sistema prisional para o mundo do trabalho por meio de cursos de capacitação. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados a esse público têm por objetivo formar, qualificar, requalificar e promover a atualização e o aperfeiçoamento profissional. A ideia é reintegrar pessoas que foram excluídas da educação formal e precisam dessas ações para continuar os estudos e se inserirem no mundo do trabalho.
O projeto será implementado em todas as regiões do país, por meio da celebração do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O Alvorada prevê a realização de aulas teóricas e práticas introdutórias e atividades práticas avançadas por meio do Núcleo de Inclusão Social e Produtiva para incubação de novos negócios e acesso ao mercado de trabalho.
O edital desta nova edição (2025) será publicado na página eletrônica de editais.
Projeto Alvorada é iniciado no Câmpus Goiânia Oeste - 10/05/2019 (Edição anterior do projeto)
Plano de Trabalho - Câmpus Goiânia
Plano de Trabalho - Câmpus Inhumas
Plano de Trabalho - Câmpus Luziânia