Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ÉTICA

Comissão de Ética do IFG realiza encontro com representantes locais dos câmpus

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h22 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 12h26

Reunião ocorreu na quinta-feira, 19, no Câmpus Goiânia Oeste

Comissão de Ética do IFG realiza encontro com representantes locais dos câmpus

A Comissão de Ética do Instituto Federal de Goiás realizou nesta quinta-feira, 19, uma reunião com os representantes locais de todos os câmpus da Instituição. O objetivo do encontro, que ocorreu no Câmpus Goiânia Oeste, foi o de reforçar os esclarecimentos sobre as atribuições dos representantes locais e sua importância no contexto da campanha de educação e prevenção dos desvios éticos na instituição.

 

Durante o evento, foi realizada dinâmica de apresentação, que foi conduzida pela professora Rachel Benta Messias Bastos, com vistas à relação ética da percepção do outro. Em seguida, Cristiano Domingues da Silva, membro da comissão, conduziu uma atividade utilizando o Diagrama de Ishikawa, que é uma ferramenta da qualidade a partir da qual causas são levantadas para se chegar à raiz de um problema específico, por meio da análise de todos os fatores que puderam contribuir para sua geração. O objetivo da atividade, segundo os organizadores do encontro, era levar o grupo a identificar um problema de natureza ética e suas causas e planejar ações visando à minimização dos problemas identificados coletivamente.

 

No período da tarde, o encontro prosseguiu com a apresentação dos grupos de representantes. Por meio de brainstorm, os membros presentes expuseram as ações possíveis para a solução dos problemas. Na finalização do encontro, a presidente da Comissão, professora Marisa Vento, apresentou os princípios éticos que estão presentes no Código de Ética do Servidor Público Federal. O objetivo da apresentação foi evidenciar a importância do papel dos representantes locais dos câmpus quanto à contribuição com a Comissão de Ética para a efetivação de campanhas de prevenção dos desvios éticos.

 

 

Comissão de Ética

As comissões de ética devem existir em todos os órgãos e entidades vinculadas à Administração Pública Federal. Tendo por finalidade o zelo pela aplicação Código de Ética Profissional do Servidor Público, as comissões devem apurar, mediante denúncia ou de ofício, condutas em desacordo com as normas éticas estabelecidas, além de recomendar, acompanhar e avaliar, no âmbito da instituição, o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas e comportamento ético.

 

No IFG, a Comissão é formada por três membros titulares e três suplentes, designados para mandatos de três anos não coincidentes, escolhidos entre servidores do quadro permanente de pessoal da Instituição. A Comissão conta ainda com uma secretaria-executiva e com representantes locais nos câmpus e na reitoria.

Clique aqui e saiba mais sobre a Comissão de Ética do IFG.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página