Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA

Representantes do Cite visitam o Câmpus Valparaíso

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 20h52 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2017, 21h16

O Cite é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFG

O Câmpus Valparaíso recebeu a visita do pessoal do Centro de Inovação Tecnológica (Cite) do Instituto Federal de Goiás (IFG). Wesley Pacheco, coordenador do Cite, realizou uma palestra sobre a função, a atuação e o objetivo do Centro de Inovação Tecnológica que foi criado em 2010. Entre os trabalhos deste setor, estão a realização de cursos de formação, auxílio na escrita de patentes, busca de anterioridade em pesquisa e consultoria. Participaram da atividade, nesta quarta-feira,30, alunos e servidores do Câmpus Valparaíso.

 

O Cite é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFG. “Existem dois grandes NITs no Estado de Goiás, um é da UFG e outro o do IFG”, explica Pacheco. A palestra começou com a apresentação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) do IFG e dos programas da instituição, como o programa Institucional de Qualificação de Servidores -PIQS, o Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para Servidores do IFG-PIPECT e outros. “Estes programas servem para fomentar a pesquisa e informação dentro do Instituto”, destaca o coordenador do Cite, que acrescenta: ”Por que a gente fala de pesquisa antes de falar do Centro de Inovação Tecnológica? Porque o Centro de Inovação Tecnológica não existe, se não existir a pesquisa”.

 

O Cite atua na área do empreendedorismo, transferência de tecnologia para a sociedade e propriedade intelectual. Entre os trabalhos já concluídos pela instituição, estão a realização de nove patentes, 12 registros de softwares, quatro registros de marcas e a produção de eventos, como o Desafio IFG e o WCite 2015. Uma  das novidades apresentadas na palestra para o próximo ano é a disponibilização de cursos de capacitação pelo Cite em todos os Câmpus do IFG (que hoje acontece apenas no Câmpus Goiânia) e, também, a prestação de consultoria do Centro de Inovação Tecnológica em diversas unidades do Instituto. 

 

Para mais informações sobre o Cite, acesse: www.ifg.edu.br/cite

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página