Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
IRAS

Grupo de pesquisa disponibilizará lives periodicamente para divulgar projeto a comunidade

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 12h23 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 16h31

Assista aos vídeos também pelo YouTube

Enfermeira Tatiane durante a live
Enfermeira Tatiane durante a live

Na última sexta-feira, 26, teve mais uma live do grupo de pesquisa sobre Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde- IRAS, o objetivo é promover encontros ao vivo periodicamente para divulgar o projeto, por enquanto, a meta é de uma live por semana, toda sexta-feira, às19h, pelo Google Meet: meet.google.com/vrp-fcey-uks.  A médica Adriana Guilarde e a enfermeira Tatiane Barbosa contaram um pouco das suas experiências de atuação junto a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo(CRER). Logo no início, a professora Patrícia Carvalho (Câmpus Águas Lindas) mediadora do encontro, lançou a pergunta: "Qual é o papel da CCIH no âmbito da assistência hospitalar no Brasil"?


"Nosso principal papel é a vigilância epidemiológica das infecções, somadas as ações sanitárias locais e institucionais", esclareceu a enfermeira Tatiane. A professora Patrícia destacou sobre a importância de trazer para o público o tema "A atuação da CCIH em tempos de pandemia", justamente porque são nestes setores que a pesquisa do IFG está atuando: "Nosso objetivo, no projeto, é avaliar a efetividade do monitoramento digital que vem auxiliar estas Comissões".

 

Sobre o projeto
O grupo de pesquisa “Estudo multicêntrico de avaliação epidemiológica das infecções bacterianas relacionadas à assistência à saúde, em usuários da saúde diagnosticados ou não com COVID-19, pelo monitoramento digital no âmbito das comissões de controle de infecções hospitalares” ou, também conhecido como IRAS, irá disponibilizar uma ferramenta de cruzamento de dados junto as CCIH. Com este software a ser fornecido e devidamente personalizado, espera-se a redução nos casos de infecção hospitalar entre outros benefícios. Inicialmente, o IFG atuará junto a 20 unidades, dez hospitais em São Paulo e dez em Goiás.

Além do IFG, especialistas de outras instituições compõem a equipe: Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto que é financiado pelo Ministério da Saúde, é gerido pelo Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU). A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) realiza a gestão dos recursos.


Veja esta live completa na página do YouTube do projeto: https://www.youtube.com/channel/UCS5jc_8Jdom_SSNu25djWfg?view_as=subscriber

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página