Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
oportunidade

Aluna do IFG Câmpus Valparaíso irá representar o Estado de Goiás em competição nacional de xadrez

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 21h22 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 21h37

Os Jogos Escolares da Juventude acontecem entre os dias 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC)

Landa segurando a medalha de ouro da etapa Estadual
Landa segurando a medalha de ouro da etapa Estadual

 Ela é a vencedora da disputa no xadrez dos Jogos Estudantis de Goiás: Landa Rodrigues, estudante do terceiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Instituto Federal de Goiás Câmpus Valparaíso. O primeiro lugar, além da medalha de ouro lhe rendeu uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude, competição de caráter nacional e organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil. Landa será a representante do Estado de Goiás no xadrez feminino. De segunda-feira a sexta-feira, a aluna treina no horário do almoço com o objetivo de aperfeiçoar as jogadas e poder ter um bom desempenho no desafio de novembro. Sobre as vitórias conseguidas no xadrez até aqui, ela revela que foi difícil e enfrentou a etapa Estadual com humildade: "Eu não estava com a expectativa de ganhar, meu último jogo foi bem difícil, quando ganhei fiquei muito feliz" comemora.

 

Os Jogos Escolares da Juventude acontecem entre os dias 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC), e contará com diversas modalidades esportivas reunindo estudantes de todo o Brasil. Para chegar na etapa Nacional, Landa passou pelas fases Municipal, Intermunicipal e Estadual dos Jogos Estudantis de Goiás. A estudante faz parte de um projeto de ensino do Câmpus Valparaíso que promove e ensina o xadrez. Esta ação é coordenada pelo professor de Engenharia Mecânica e Materiais e, também, atual diretor-geral, Reginaldo Dias. Sobre o porquê de abrir a oportunidade para esta prática esportiva dentro da instituição, ele destaca a importância no aprendizado: "Melhora a parte de raciocínio e tomada de decisão". O professor Reginaldo atua como treinador de xadrez há alguns anos no Câmpus, tendo participado de algumas competições e torneios anteriormente.

 

Sobre o xadrez, Reginaldo afirma que é necessário prática, estudo de livros na área e que é interessante acompanhar canais do Youtube que oferecem comentários dos "grandes mestres" acerca das partidas.

 

E a gente está na torcida! Parabéns, pessoal!

 


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

Fim do conteúdo da página