Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Capacitação

Curso de Filosofia Africana inicia atividades preparatórias para o 3º Encontro de Culturas Negras

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 17h55 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Capacitação será ministrada no Câmpus Uruaçu, de 24 a 26 de agosto, para toda a comunidade

 Já preparando o espaço para a terceira edição do Encontro de Culturas Negras, que ocorrerá em novembro deste ano, o Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu irá promover o Curso de Filosofia Africana: Experiência e Encantamento, que será realizado de 24 a 26 de agosto. O curso contará com renomados pesquisadores das manifestações culturais de matriz africana no Brasil, será gratuito e toda a comunidade poderá participar. Para se inscrever, acesse a página eletrônica de inscrição.

O evento será realizado em parceria com a Comissão Permanente de Políticas da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR). Segundo a Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Uruaçu e proponente do projeto, professora Andreia Alves do Prado, o curso é uma peça importante para o envolvimento e conscientização da comunidade sobre a pluralidade étnicorracial e a necessidade de uma educação antirracista.

"Com essa capacitação teremos mais tempo para desenvolver trabalhos com a comunidade e ter mais conteúdo para apresentar no final, durante o Encontro de Culturas Negras", comenta a professora. O Câmpus Uruaçu espera receber alunos e professores de instituições de ensino de todo o município.

 

Programação

Confira a programação do Curso de Filosofia Africana

O Curso de Filosofia Africana contará com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e diversas outras atividades ao longo de sua programação. No dia 24, os destaques são as palestras Ética e estética na perspectiva da filosofia africana e afro-descendente no Brasil, com o professor Dr. Eduardo David de Oliveira (UFBA), e Filosofia Antiga/Egito – Raízes Africanas, do professor Dr. Renato Noguera (UFRRJ), ambas às 10h30.

Na parte da tarde, às 14h, chamam a atenção a Atividade Corporal, com o professor Dr. Eduardo David de Oliveira, e a Representação, ludicidade e infância negra – Oficina de Desenho, com os professores doutores Renato Noguera e Sandro Lopes dos Santos (UERJ). O dia 24 será encerrado com a Experiência de Gastronomia Afro-brasileira: Acarajé.

No dia 25, às 8h30, será discutido o tema Educar para a Igualdade Étnicorracial no IFG: prática docente, experiência discente e polítca institucional, com as professoras Ma. Ádria Borges (CPPIR) e Ma. Janira Sodré Miranda (NEGRA Câmpus Goiânia), em conjunto com a representante do Fórum de Religiões de Matriz Africana, Erika Pereira. Às 10h, os professores da UFBA, Eduardo David de Oliveira e Luiz Ferreira, falarão sobre Encantamento e poética no horizonte das tradições negras.

Na parte da tarde, a partir das 14h, começa a Roda de Saberes com a Associação Quilombola João Borges Vieira. A presidente da Associação, Domingas Gouveia, falará sobre Singularidade e experiência Quilombola no Brasil. Quem estiver no evento também terá a oportunidade de participar da Oficina de Dança do Tambor, com o grupo de dança da Associação Quilombola.

No sábado, dia 26, serão realizadas as últimas palestras na parte da manhã, sobre Educomunicação e Antirracismo no Brasil, com o Dr. Sandro Lopes, e a Encruzilhada Metodológica e Epistemológica, ministrada pelo professor Dr. Eduardo de Oliveira. Na parta da tarde, o encerramento do evento será realizado na Associação Quilombola João Borges Vieira. Às 14h começa a Roda de Fazeres, com a Oficia de Turbantes,  de Erika Pereira, e a Percussão e Dança com o Afoxé Omó Odé e Grupo Muzenza Afro Beat, com o Mestre Luizinho, do grupo Ilê Axé Oju Odé.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Uruaçu.

Fim do conteúdo da página