Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
pesquisa, ensino e extensão

Simpeex, Secitec, SICT e outros eventos sobre ciência, tecnologia e inovação começam no dia 6 de dezembro

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 12h23 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 17h04

Comunidade pode consultar site que traz informações sobre os eventos e a programação. Inscrições para as atividades estão abertas

imagem sem descrição.

 

Entre os dias 6 e 11 de dezembro, o Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará, de forma online, o V Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex), a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), o 14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), a I Mostra de Ensino e o I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema Unificado de Gestão de Ensino e Pesquisa (Sugep). 

“A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta" é a temática central dos cinco eventos integrados promovidos pelos câmpus e pró-reitorias do IFG. O tema é o mesmo da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Uma informação importante ressaltada pela comissão organizadora diz respeito às inscrições das pessoas com necessidades específicas. Segundo o professor Bruno Quirino Leal, coordenador da comissão organizadora, “pessoas com necessidades específicas devem realizar inscrições, prioritariamente, até o dia 1º de dezembro, indicando sua necessidade no ato da inscrição”. De acordo com o docente, essa medida é importante para a organização de intérpretes de Libras, entre outras questões que levam em conta a acessibilidade. Essa informação pode ser apresentada em espaço próprio no momento da inscrição pelo Sugep.

 

Site e formulário

Para facilitar o acesso a informações sobre o evento, a comissão organizadora criou um site. Nele, os interessados podem conferir a programação completa do SICT e do Simpeex, além de outras informações sobre as atividades que se iniciam na próxima semana (clique e acesse).

Uma outra novidade é que, durante o I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do CiteLab, serão respondidos questionamentos sobre a atuação dos Eixos de Pesquisa e Inovação desenvolvidos no IFG. Dúvidas sobre como utilizar o espaço do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação, por exemplo, ou qualquer outra envolvendo o CiteLab podem ser apresentadas por meio de um formulário disponível no link https://forms.gle/forKk4nSForWcvig9. O objetivo da ação é informar e esclarecer a comunidade sobre a atuação do setor e dos Eixos de Pesquisa e Inovação da Instituição.

 

Eventos Integrados

Na próxima semana, o Simpeex, a Secitec, o SICT, a Mostra de Ensino e o Encontro do CiteLab serão realizados em formato virtual e multicâmpus. Segundo a comissão organizadora, o objetivo é fortalecer a integração entre os câmpus e entre o ensino, a pesquisa e a extensão no IFG. Para conhecer um pouco mais dos eventos, veja as informações abaixo:

Simpeex é um dos principais eventos do IFG e tem o objetivo divulgar produções acadêmicas, científicas e culturais, por meio da promoção da troca de saberes produzidos entre estudantes, professores, técnicos administrativos e, também, a comunidade externa.

As Semanas de Educação, Ciência e Tecnologia dos câmpus do IFG (Secitecs) são os principais eventos realizados pelas unidades do IFG. Elas fazem parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A cada ano, a programação é composta por palestras, mesas-redondas, oficinas temáticas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, dentre outras.

14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica visa trazer à comunidade a apresentação de trabalhos realizados pelos servidores e estudantes que participam dos Programas Institucionais de Pesquisa do IFG (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC- EM), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC).

Já a I Mostra de Ensino do IFG tem o objetivo de promover apresentações e exposições dos projetos de ensino desenvolvidos nos câmpus e realizados por docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da Instituição. Os projetos são selecionados por meio de editais da Pró-Reitora de Ensino.

Por fim, em sua primeira edição, o Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do CiteLab visa promover o diálogo com a comunidade do IFG, apresentando a linha do tempo da atuação do CiteLab. O evento busca fortalecer a pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação no âmbito institucional com ampliação da participação de servidores e estudantes.

 

Secitec Câmpus Uruaçu

As atividades da Secitec do Câmpus Uruaçu serão transmitidas no canal do YouTube do câmpus ou na plataforma Google Meet. As palestras, minicursos, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversas serão ministradas nos períodos matutino, vespertino e noturno. 

As salas de cada atividade já estão disponíveis na página do YouTube, onde é possível conferir a programação. O evento tratará de assuntos de diversas áreas e ações multidisciplinares.

 

Certificação

Quem se inscrever e participar dos eventos irá receber certificado. Contudo, como explica o professor Bruno Leal, “para o participante receber o certificado do evento, será necessário realizar a inscrição e responder ao formulário de presença que será postado no momento da atividade. Não serão emitidos certificados para os que apenas se inscreverem ou apenas responderem ao formulário de inscrição”.

 

Acesse o site dos eventos: https://eventos.ifg.edu.br/simpeex-secitec/ 

Faça sua inscrição.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página