Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
enem 2019

Onze Câmpus do IFG estão entre as 15 melhores escolas públicas de Goiás em ranking regional do Enem

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 15h14 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

Câmpus Uruaçu está em décimo lugar no ranking regional de escolas públicas, e em 1º lugar entre as escolas do município

imagem sem descrição.

 

Mais uma vez, o Instituto Federal de Goiás (IFG) ocupa posição de destaque no ranking regional que traz o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Publicados e tabulados pelo jornal Folha de S. Paulo, os dados referentes ao ano de 2019 mostram que, em Goiás, entre as escolas públicas (federais, estaduais e municipais), câmpus do IFG ocupam 11 posições entre as 15 melhores. Além disso, unidades do IFG aparecem na lista das 50 melhores escolas de Goiás.

O Câmpus Uruaçu é um dos câmpus do IFG em destaque, posicionado em décimo lugar nas melhores escolas públicas do estado. Entre as escolas presentes no município, alcançou a 1ª posição no ranking, com as melhores médias em seis das sete categorias do exame. Os dados também podem ser consultados na startup Evolucional. Clique aqui e acesse.

Para o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, esses resultados são frutos do comprometimento que a Instituição tem com a formação integral dos estudantes, com a indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão: “este é um resultado do nosso comprometimento com a educação pública, gratuita e de qualidade, pautada na inclusão”. Parabenizando alunos e todos os servidores, o reitor agradeceu a comunidade acadêmica pelo trabalho comprometido que tem sido realizado.

 

Classificação estadual

Na análise da classificação estadual em Goiás, que leva em conta a tabulação realizada pela Folha com os resultados do Enem 2019, a partir de dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Câmpus Itumbiara está em 1º lugar entre as escolas públicas (estaduais, federais e municipais) e aparece na 21ª posição entre todas as escolas goianas em relação às médias das provas objetivas. Levando em conta a nota da redação, o Câmpus ficou na 18ª posição no Estado, um resultado excelente. A unidade ficou em 1º lugar também no ranking das escolas de Itumbiara, com melhor nota na média geral do Enem 2019.

Em 2º lugar entre as escolas públicas em Goiás está o Câmpus Goiânia. Tendo como parâmetro as escolas públicas e particulares, a unidade está na 32ª colocação, com as melhores médias nas provas objetivas. No que tange à nota da redação, o Câmpus ficou em 67º, entre todas as escolas do estado.

Em 3º lugar na lista dos melhores colégios públicos de Goiás, está o Câmpus Formosa. No que diz respeito à média da prova objetiva, a unidade ficou na 34ª posição no estado. Levando em consideração a redação, o Câmpus ficou em 36º lugar.

Na sequência do ranking publicado pela Folha de S. Paulo, na lista que tem como parâmetro as 15 melhores escolas públicas de Goiás, estão presentes também os Câmpus Luziânia (4º); Anápolis (6º), Valparaíso (7º), Aparecida de Goiânia (8º), Uruaçu (10º), Jataí (11º), Goiânia Oeste (12º) e Inhumas (14º). O ranking da Folha de S. Paulo pode ser acessado aqui. Também é possível consultar dados tabulados do Enem 2019 na lista elaborada pela startup Evolucional.

Para a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, a colocação dos câmpus do IFG nesse ranking “é o resultado de um trabalho sério, de uma proposta pedagógica que tem como princípio fundante a formação humana integral e a inclusão social”.  Ainda segundo a docente, “o IFG vem ano a ano ampliando e garantindo o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, por meio de ações inclusivas, com a participação de alunos das classes populares, em prol do processo de formação e de escolarização. E isso tudo tem surtido resultados muito importantes e positivos. Toda a comunidade acadêmica merece os parabéns por esse resultado. Esta é uma vitória de todo Instituto Federal de Goiás, uma vitória também da escola pública em um país que, infelizmente, ainda reflete a desigualdade econômica, social, cultural no acesso, na permanência e no êxito escolar”, destacou a pró-reitora.

 

IFG: ensino público, gratuito e de qualidade

O Instituto Federal de Goiás é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicâmpus, especializada na oferta de educação profissional, tecnológica e gratuita em diferentes modalidades de ensino. Atualmente, atende mais de 14 mil alunos em cursos regulares, nos seus 14 câmpus: Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Águas Lindas, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Valparaíso.

Com a finalidade de formar e qualificar profissionais para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisas e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e com a sociedade, a Instituição oferece desde educação técnica integrada ao ensino médio à pós-graduação. Na educação profissional técnica de nível médio, o IFG atua na forma integrada, atendendo também ao público de jovens e adultos, por meio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Clique aqui e conheça todos os cursos oferecidos no IFG.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página