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Planejamento pedagógico

Docentes participam de palestra sobre mediação do conhecimento

Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 10h55 | Última atualização em Quinta, 02 de Agosto de 2018, 11h37

Psicólogos que atuam na Secretaria de Educação de Cocalzinho compartilharam experiências

   Psicólogos trataram da importância do diálogo na escola

Os professores do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram na manhã de terça-feira, 31, de palestra sobre “Repensando modos de mediação do conhecimento na contemporaneidade: dialogar é preciso”, ministrada pelos psicólogos Diallin Nunes e Priscila Lelis, da Secretaria de Educação de Cocalzinho, Goiás. A atividade foi organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) e integrou o Planejamento Pedagógico.

Diallin e Priscila compartilharam as experiências adquiridas com o desenvolvimento de projetos em psicologia educacional, cujo objetivo é o estabelecimento de um diálogo franco e aberto entre todos os atores escolares, internos e externos. “Nós notamos uma dificuldade no que se refere ao diálogo e a partir disto começamos o desenvolvimento de meios para quebrar estas barreiras”, disse Diallin.

O trabalho realizado por eles tem o intuito de refletir com os professores as suas perspectivas, o que, segundo Diallin, “automaticamente muda os discursos, as possibilidades e os comportamento, incorporando novas práticas educacionais”. Como resultado da adoção destas medidas, eles notaram uma maior interação professor-aluno, uma redução na evasão escolar e também a diminuição do número de faltas por aluno.

O Planejamento pedagógico

 Professores interagem em dinâmicas pedagógicas

Além da palestra com os psicólogos, o Planejamento Pedagógico do Câmpus, que teve início na segunda-feira, 30, teve em sua programação discussões administrativas e pedagógicas, dinâmicas em grupo e mesa de partilha de experiências. “O objetivo primordial desse segundo planejamento de 2018 foi o de estreitar os laços”, comentou a professora e coordenadora acadêmica, Hellen Betane.

Hellen explica que o tema central que permeou todas as atividades foi o aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais, especificamente a empatia. “Enfatizamos a empatia ativa, aquela na qual nos colocamos no lugar do outro e procuramos possibilidade de ajudar este outro. O tripé sentimento, disposição e ação são indispensáveis na relação professor-aluno e no processo de ensino e aprendizagem, bem como em qualquer relação social a que nos propomos”, ressalta.

Participaram da organização do Planejamento Pedagógico, além da professora e coordenadora acadêmica, Hellen Betane, a pedagoga Marcia Julia, a assistente de alunos Stéfanny Rodrigues, o tecnólogo em eletromecânica Glaciano Maia e o técnico em audiovisual Thommas Magno.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

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