Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
APERFEIÇOAMENTO

Câmpus realiza o I Seminário Regional de Ensino de Língua Inglesa

Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 11h26 | Última atualização em Terça, 17 de Abril de 2018, 11h31

Participaram professores de Inglês da rede pública de ensino

Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, 16, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou o I Seminário Regional de Ensino da Língua Inglesa, na Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás (FATEG). Participaram do evento professores da Língua Inglesa da rede pública de ensino de Senador Canedo e região.

A atividade busca disseminar os conhecimentos adquiridos pelos professores que participaram do Programa de Desenvolvimento para Professores de Língua Inglesa (PDPI), nos Estados Unidos da América, explicou a professora e organizadora do Seminário, Aline Rezende Belo Alves. “Nós assumimos com a Capes o compromisso de divulgar o conhecimento que adquirimos. Então, hoje, nós estamos aqui como multiplicadores”, disse.

“Há muito tempo que não participava de um encontro assim, tão produtivo”, avaliou o professor Rinaldo Ribeiro.

Ela afirmou que apesar da diversidade de enfoques propostos pelos palestrantes, o Seminário tem um ponto comum: trata-se de uma atividade pedagógica reflexiva. Segundo Aline, é a reflexão sobre a prática que determina o currículo. “Apesar dos livros didáticos, nós temos autonomia para trabalhar e movimentar esse currículo à medida da necessidade do nosso aluno e da realidade de cada um”, pontuou.

O Seminário contou com mesa redonda, com as professoras Maria Eugênia Sebba (IFG-Senador Canedo) e Roberta Carvalho (Instituto Federal de Brasília-Câmpus Riacho Fundo); apresentação oral, com a professora Pauliana Duarte (IFG-Câmpus Itumbiara); e workshops, com as/os professoras/professores Aline Rezende Belo Alves (IFG-Senador Canedo), Victor Henrique Rodrigues (Instituto Federal de Brasília-Estrutural), Ana Paula Gomes (IFG-Câmpus Águas Lindas) e Julielly Vieira (Secretaria de Educação de Goiânia).

Para a professora Maria Angélica, que ministra a disciplina de Inglês nas escolas municipais Abdon Ferreira de Carvalho e Maria José Candido Oliveira, o Seminário foi uma experiência interessante, prazerosa e prática. “Nos foi apresentado um conteúdo interdisciplinar que encaixa muito bem com a realidade dos nossos alunos e que nós podemos utilizar sim nas escolas em que trabalhamos”, ressaltou.

“Há muito tempo que não participava de um encontro assim, tão produtivo”, avaliou o professor Rinaldo Ribeiro, que também trabalha na Escola Municipal Abdon Ferreira e na Escola Municipal Espírita André Luiz. Para ele, a mensagem que fica do evento é o respeito e consideração da individualidade do aluno para o ensinamento da Língua Inglesa. “Nós temos de tentar perceber o dia a dia de cada um de nossos estudantes, qual a sua situação em casa, e pensar o ensino a partir disso”, enfatizou Rinaldo.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página