Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
FORMAÇÃO EJA/IFG

I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada começa na quarta-feira, dia 17 de novembro

Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 13h57 | Última atualização em Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 16h26

Evento será transmitido pelo canal Ead IFG no YouTube

 

Não há inscrições. Contudo, para receber certificação de participação, é preciso assinar as listas de presença que serão disponibilizadas durante as transmissões das atividades

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Instituto Federal de Goiás realizará a primeira edição do Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT. O evento, que reunirá Institutos Federais do Centro-Oeste, contará com diversas atividades relacionadas à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Profissional e Tecnológica. A programação do Encontro, que será realizado de forma online, já está disponível (clique aqui e acesse).

Para participar do evento, não há inscrições. Contudo, para receber certificação de participação, ao longo das transmissões das atividades é preciso assinar as listas de presença que serão disponibilizadas. A transmissão das atividades será feita pelo YouTube, no canal da EaD IFG

O I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT é uma realização do IFG, com o apoio do Instituto Federal de Brasília, Instituto Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Ainda apoiam o evento a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC) e as Secretarias Municipais de Educação de Goiânia, Inhumas, Luziânia, Senador Canedo, Novo Gama e Cidade Ocidental.

 

Política de Educação de Jovens e Adultos

Para a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, responsável pela implantação do Projeto Formação EJA/IFG, quando ainda era pró-reitora de Ensino, “a realização desse evento regional é importante porque, por meio do Encontro, os profissionais da educação, os estudantes e os pesquisadores poderão ampliar e publicizar a discussão quanto a formas e oportunidades de ofertar educação profissional aos jovens e adultos, com baixo nível de escolaridade da região Centro-Oeste”. Como destaca a docente, “isso será fundamental para propor uma política de Educação de Jovens e Adultos motivada pelos dados, relatos de experiências, rodas de conversas dentre outras atividades que ocorrem nos Institutos Federais, nas escolas das redes municipal e estadual dos Estados e Municípios da citada região”.  

O Encontro traz em sua pauta a defesa da criação da Política de Formação Integral e Integrada da EJA/EPT. E como lembra a reitora, “a realização do Encontro é um momento ímpar de diagnóstico, mas principalmente de reflexões para elaboração de uma política que, de fato, atenda e possibilite descortinar os desafios vivenciados para potencializar a melhoria tanto na oferta quanto na permanência e êxito dos milhares de jovens e adultos que foram excluídos em algum momento de sua vida do direito a educação e do mundo do trabalho formal”.

 

Programação

A programação completa do Encontro já está disponível para consulta (clique aqui e acesse). O evento será iniciado, às 17h, com um painel de “Relatos de experiências” com discentes dos Projetos EJA do IFG, IFMT, IFB e IFMS. Do IFG, participarão a aluna Patrícia Inácia dos Reis (Câmpus Inhumas); e os alunos Rafael Silva Nagoda (Câmpus Senador Canedo) e Vitorino Pereira dos Santos Almeida (Câmpus Luziânia). Do IFMT, IFB e IFMS, participarão, respectivamente, Inez Deliberaes, Maria Elenilda Moreira Carvalho (egressa) e Miriã Alves Gomes.

Participará também da atividade a aluna da SEDUC-GO, Clenilde Machado Companheiro. Para os organizadores do evento, este é um momento aguardado, pois um dos objetivos do Encontro é dar aos alunos da EJA a oportunidade de falar sobre suas experiências como discentes. O link da transmissão já foi disponibilizado: https://www.youtube.com/watch?v=uTiVYz8NHQw

A solenidade de abertura será realizada às 19h. Nela, estarão presentes, além da reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon, as reitoras do Instituto Federal de Brasília, Luciana Miyoko Massukado, e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Elaine Borges Monteiro Cassiano. Participarão também o reitor do Instituto Federal do Mato Grosso, Julio Cesar dos Santos, e o secretário adjunto de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Helber Ricardo Vieira.

Logo após a solenidade, será realizada a conferência de abertura. O responsável pela palestra é o professor Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp), que falará sobre o tema “Políticas da Educação de Jovens e Adultos e Diretrizes orientadoras da Rede Federal de Ensino”. Tauã Carvalho de Assis, docente do IFG, será o mediador. O link também está disponível: https://www.youtube.com/watch?v=fPi_ssaNQ6A

Na quinta-feira, às 10h, será realizada uma mesa-redonda sobre os Fóruns de EJA do Brasil. Nessa atividade, Maria Luiza Pinho Pereira (UnB) e Rones de Deus Paranhos (UFG) falarão sobre os Fóruns de EJA do Brasil, focando a questão das lutas e resistências nas políticas públicas dessa área. A partir das 14h30, será realizada uma atividade com professores da EJA/EPT do IFG, IFMT, IFMS e IFB. Na ocasião, Lemuel da Cruz Gandara (IFG); Silvia Maria Stering (IFMT); Luciano Rodrigues Duarte (IFMS); e Adriano S. B. de Oliveira (IFB) falarão sobre suas práticas docentes tendo a EJA como centro de suas reflexões.

Às 17h, será realizada a mesa-redonda “Permanência e êxito na EJA”. Na atividade, teremos o professor e pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense, Carlos Arêas (IFF), e Josué Vidal Pereira, professor do IFG. O mediador da mesa será o professor Joel Barbosa Ferreira (IFMS).

Na última atividade do Encontro, às 19h45, será realizada uma conferência sobre “Formação de Professores e Diretrizes Curriculares”. Falarão sobre o tema as docentes Jane Paiva (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Márcia Castilho de Sales (Secretaria de Educação do Distrito Federal). Mediará a atividade a professora e pró-reitora de Ensino do IFG, Maria Valeska Lopes Viana.

 

Realização

I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT é uma realização do Projeto Formação EJA/IFG. Esse projeto-piloto oferta, desde 2020, cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores da rede estadual e das redes municipais de Goiás. Além dos cursos para docentes, o projeto ofertará, a partir de novembro deste ano, cursos FIC integrados ao ensino fundamental e ao ensino médio para estudantes da EJA, por meio de recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Serviço:

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página