Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
parceria

Professor do câmpus busca parceria com IFSP

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h56 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h58

Parceria visa a troca de experiências nas soluções que envolvem computação de alto desempenho

No fundo, da esquerda para a direita: Prof. Ulisses Afonseca, do IFG; Instrutor Carlos Rebollo, do CENAPAD; Prof. Paulo Nogueira, do IFSP. Na frente, alunos do programa de Pós-Graduação da Unicamp
No fundo, da esquerda para a direita: Prof. Ulisses Afonseca, do IFG; Instrutor Carlos Rebollo, do CENAPAD; Prof. Paulo Nogueira, do IFSP. Na frente, alunos do programa de Pós-Graduação da Unicamp

O Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) iniciaram conversas sobre computação de alto desempenho. O professor Ulisses Afonseca, coordenador do curso superior de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFG – Câmpus Luziânia, se reuniu com os professores Paulo Eduardo Nogueira e Carlos Pagani, do Campus Hortolândia do Instituto Federal de São Paulo. As reuniões aconteceram no mês de outubro, no IFSP, para firmar parceria entre as duas instituições visando a cooperação técnica e o desenvolvimento de trabalhos científicos sobre a computação de alto desempenho na área de Software Defined Network.

Para o professor Ulisses Afonseca, a parceria é de extrema importância para o IFG e para o IFSP. “Além da parceria no desenvolvimento de futuros projeto, a parceria proporcionará a troca de experiências nas soluções que envolvem computação de alto desempenho, permitindo que problemas pontuais sejam solucionados de forma mais ágil. Também existe a perspectiva de compartilhamento de recursos computacionais interligados por meio da Internet”, afirmou.

O professor Ulisses Afonseca explicou ainda que está em contato constante com o IFSP para o desenvolvimento da parceria. Disse também que as instituições parceiras pretendem realizar encontros durante treinamentos na área e durante os eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), intitulados Escola Regional de Alto Desempenho.

Os professores das duas instituições se encontraram, inicialmente, em uma capacitação que participaram sobre Message Passing Interface (MPI), realizada no Centro Nacional de Pesquisas de Alto Desempenho em São Paulo (CENAPAD), de 14 a 18 de outubro. O MPI é uma biblioteca com um conjunto de instruções voltadas para o desenvolvimento de programas em computação paralela. Este tipo de computação é uma demanda de áreas como engenharia mecânica, civil, química, entre outras. Segundo o professor Ulisses Afonseca, esse treinamento contribuiu para adquirir conhecimentos práticos na utilização de clusters e sistemas computacionais de alto desempenho. Com esse encontro inicial, o professor Ulisses Afonseca visitou o Campus Hortolândia e deu início às conversas com professores Paulo Nogueira e Carlos Pagani.



Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Luziânia, com informações do IFSP – Campus Hortolândia.

Fim do conteúdo da página