Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CAMPUS PARTY GOIÁS

Equipe do IFG fica em 1º lugar na Campus Future

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h52 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 11h44

Evento reuniu mais de 60 mil pessoas durante cinco dias, em Goiânia

imagem sem descrição.

Luvas Transceptoras (1º lugar), SmartCap e Smartshoes: provendo acessibilidade a deficientes visuais por meio da Internet das Coisas (2º lugar) e Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado (3º lugar). O Instituto Federal de Goiás (IFG) ocupou lugar de destaque na premiação da Campus Party Goiás, preenchendo totalmente o ranking na premiação de um dos programas do evento, a Campus Future. Os projetos foram apresentados na área aberta e gratuita à visitação do público, onde foram apresentadas criações feitas por estudantes do ensino técnico de nível médio e superior.    

As luvas transceptoras são luvas desenvolvidas no IFG e que traduzem a Língua de Sinais utilizando inteligência artificial, identificando os movimentos gestuais e comunicando estes movimentos na forma da língua escrita e falada, usando o computador como interface. O objetivo é auxiliar na comunicação entre o surdo e o ouvinte, entre o surdo e o cego, melhorar o ensino de Libras entre vários outros, com foco em inclusão social, dentre outros. Apresentaram o projeto: Iury Alves de Oliveira (Técnico em Automação Industrial -- IFG/Senador Canedo), Daniel Santos Santana (Câmpus Senador Canedo) e Priscila Freitas da Rocha Lustoza (Pedagogia Bilíngue – Câmpus Aparecida de Goiânia).

Visitante da Campus, Valdir é surdo e experimentou a luva, dizendo que ficou encantado. “Eu sinto muita dificuldade quando preciso ir a locais como nos Correios e outros e não têm intérprete”, conta. Com a luva, esses pequenos empecilhos poderiam ser resolvidos, em atividades rotineiras.

Já o SmartCap e Smartshoes é o projeto de um “boné inteligente”, que funciona com sensores e que alerta os cegos sobre a presenta de obstáculos. A ideia é que o protótipo passe por melhorias e possa ser usado pelos cegos, que serão avisados por meio de vibrações e bips sonoros. Foi apresentado pelas discentes do Câmpus Inhumas: Layane, Stéfany e Dálety, com apoio de Elisa, Bruna, Geany, Camily e Jack.

O projeto de Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado, conta com participação dos alunos de engenharia elétrica, Mauro Benedito Ferreira, Edgar Vieira, Anderson Siqueira, e com orientação do professor Kelias de OliveiraTrata-se de um projeto que automatiza o sistema de abastecimento de água, por meio de compartilhamento com o uso de uma única bomba. É resultado de um trabalho de conclusão de curso.

A avaliação dos projetos foi realizada considerando os critérios de tecnologia, inovação – se a ideia é nova ou não, criatividade – originalidade e utilidade do projeto e impacto social – aplicabilidade e relevância para a sociedade.

 

Hackathon Desafio Agrostartup

Também do IFG, a assistente de aluno do Câmpus Goiânia e estudante do curso de Sistemas de Informação Danielle Almeida Gomes faz parte da equipe que ganhou a premiação da 3ª edição do Hackathon Desafio Agrostartup, cujo tema foi Soluções para a Comercialização de Produtos Agrícolas. A equipe levou o 1º lugar o prêmio de 10 mil reais com a Startup Tracking Coop. A plataforma criada pelo grupo trabalha cooperação e rastreamento para facilitar a venda de produtos de pequenos produtores de frutas e verduras, além de oferecer rastreamento vegetal gratuito. Além da servidora, o grupo é formado por Letícia Mendes Azevedo, estudante de agronomia, Carlos Henrique Rodrigues Carvalho do Nascimento, consultor de marketing e Henrique de Deus Cardoso, estudante de engenharia da computação.  

O segundo lugar na competição ficou com a Puro Leite, que levou 3 mil reais. O grupo criou um dispositivo que consegue ler qualidade do leite em tempo real e tem o objetivo conectar indústria e produtores rurais. Os integrantes são: Lais Cardoso especialista em Marketing, Luana dos Santos, professora universitária, Kayus Gracco, estudante de engenharia mecânica e Juliano Pertto, engenheiro da computação. 

A Startup Negociagro, de Gilmara Roberto, Wanderley Amaral Júnior e Higor Rafael Vaz levou mil reais com um aplicativo para diminuir atravessadores, onde restaurantes, mercados, lançam suas necessidades e o produtor negocia. 

As demais premiações foram concedidas pelo Programa Startup & Makers para a Avant Agro (1º lugar), Grifa (2º) e Fazenda Rentável (3º). Pelo Hackathon Governo Transparente, o primeiro lugar ficou com Pequi, o 2º com o Pantheons e o 3º lugar com o Transparente.

 

Próxima edição em Goiás

Segundo o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, a edição goiana para 2020 já está confirmada. Essa primeira edição foi realizada com apoio do Instituto Federal de Goiás e parcerias com o Governo do Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Sebrae e Sistema Faeg Senar.

Foram cinco dias de imersão total em tecnologia e inovação, com mais de 500 participantes só do IFG, que apresentaram projetos nas bancadas, proferiram palestras, workshops, acordavam e dormiam diariamente respirando tecnologia. Em toda a Campus, foram mais de 350 horas de atividades, 265 palestras e 108 workshops, além dos 7 mil campuseiros e 2,5 mil acampados.

 

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.

 

Mais informações sobre o evento, acesse: https://brasil.campus-party.org/

Veja as fotos da participação do IFG na Campus Party Goiás, na página do facebook IFG.oficial: https://www.facebook.com/pg/IFG.oficial/photos/?tab=album&album_id=2985544858140447

 Projeto de Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com informações da Comunicação da Faeg e da Campus Party Brasil. 

Fim do conteúdo da página