Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Inscrições para o curso “Multiplicar a proteção” começam na sexta-feira, 11 de janeiro

Publicado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 17h48 | Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 11h48

Entre os dias 11 de janeiro e 15 de fevereiro, o Câmpus Luziânia do Instituto Federal de Goiás estará com inscrições abertas para a ação de extensão “Multiplicar a proteção: formação para agentes do sistema socioeducativo/protetivo dos municípios de Luziânia e Cidade Ocidental. As vagas são destinadas à comunidade interna e externa do IFG.

De acordo com o edital, divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Câmpus Luziânia, o curso, que será realizado por meio da ação, tem como objetivo capacitar agentes de proteção em relação ao uso de drogas e à violência e promover um trabalho junto às famílias de adolescentes do sistema socioeducativo ou protetivo, nos municípios de Luziânia e Cidade Ocidental.

Segundo os organizadores da ação, com o curso, espera-se que os agentes possam se tornar lideranças capazes de atuar junto às famílias com adolescentes inseridos no sistema socioeducativo ou protetivo, oferecendo acolhida, orientação e apoio para a ressocialização. O objetivo, nesse sentido, é promover a reintrodução dos adolescentes no meio social, de modo a prevenir a dependência química e a exposição à violência. Por meio da ação, é buscado, também, o desenvolvimento de projetos com o objetivo de orientar as famílias e resgatar as relações entre pais e filhos.

 

Vagas

As vagas têm como público-alvo, preferencialmente, profissionais que atuam junto a adolescentes do sistema socioeducativo ou protetivo, podendo ser lideranças religiosas, profissionais que atuam na segurança pública, na saúde e educação nas redes municipal, estadual ou federal, conselheiros tutelares e assistentes sociais. Ao todo, são ofertadas 60 vagas, dispostas segundo o quadro a seguir:

AÇÃO DE EXTENSÃO

NÚMERO DE VAGAS

Luziânia

Cidade Ocidental

Total

Comunidade Interna

Comunidade Externa

Comunidade Interna

Comunidade Externa

Multiplicar a proteção: formação para agentes do Sistema Socioeducativo/Protetivo dos municípios de Luziânia e Cidade Ocidental

5

35

2

18

60

 

Curso

O curso será realizado de março a dezembro de 2019, sendo constituído por três etapas que totalizam 464 horas. Na primeira delas, as aulas serão realizadas às quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h15, e aos sábados, das 8h45 às 12h e das 13h45 às 17h. Nessa etapa, dez horas semanais do curso serão realizadas por meio da plataforma moodle, destinadas à orientação e à construção dos projetos a serem executados junto às famílias atendidas pelo projeto.

Na segunda etapa, estão previstas a realização dos projetos junto às famílias e a orientação dos professores formadores/tutores. Na última etapa, os participantes do curso irão apresentar os relatórios de avaliação dos projetos desenvolvidos.

Os agentes participantes com 75% de frequência mensal no curso receberão bolsas de auxílio estudantil de R$ 120,00 reais durante os três primeiros meses do período de formação teórica e de R$ 250,00 durante seis meses de execução e avaliação dos projetos junto às famílias. O estudante que não atingir 75% de presença nas atividades programadas para o primeiro mês da formação será desligado do curso, e sua vaga será preenchida por candidato classificado na lista de espera.

 

Inscrições e seleção

Os interessados na ação deverão comparecer à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Luziânia para preencher a ficha de inscrição, no período de 11 de janeiro a 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 15h. É preciso apresentar, além da ficha preenchida, currículo (Lattes ou comum) e comprovantes das atividades/projetos ou experiência na área da proposta. De acordo com o edital, os interessados precisam ter, no mínimo, ensino médio completo.

Durante a seleção, haverá entrevista que será realizada em fevereiro, entre os dias 25 a 28. Nela, serão considerados os seguintes aspectos: a) disponibilidade de cumprimento da carga horária prevista para a realização das aulas, atividades a distância e desenvolvimento do projeto junto às famílias; b) condições de inserção e envolvimento com o público-alvo do projeto nos municípios atendidos; c) experiências e projetos executados junto ao público-alvo do projeto. O não comparecimento à entrevista implica automaticamente a eliminação do candidato.

 

Resultado e matrículas

A lista dos candidatos selecionados para o curso e a lista de espera serão divulgadas no site do Câmpus Luziânia (www.ifg.edu.br/luziania), no dia 1º de março. As matrículas serão realizadas na Gepex do Câmpus Luziânia, entre os dias 6 e 8 de março, das 9h às 15h. Informações sobre a documentação necessária para a comunidade externa realizar a matrícula podem ser acessadas no item 3.2 do edital.

Para mais informações, acesse o edital.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3622 9700 (Câmpus Luziânia).

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página