Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Abertura oficial do Encontro de Culturas Negras ressalta a importância do evento e expectativas

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h17 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 18h47
imagem sem descrição.

Em solenidade de abertura oficial do IV Encontro de Culturas Negras, realizada na manhã de hoje, 1º, gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) ressaltaram a importância do evento para o debate institucional e nacional em relação às questões étnico-raciais, bem como o envolvimento das comunidades interna e externa nos temas ligados ao assunto. O evento está sendo transmitido pelo canal IFG Comunidade no YouTube e segue com atividades até sexta-feira. Também será realizado o VIII Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais. 

Para o coordenador-geral da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR), Neville Júlio de Vilasboas e Santos, “nosso evento vai apontar os nossos desafios, avanços e os caminhos que temos a percorrer. Espero que seja tão proveitoso quanto os anteriores. Estou aqui representando a comissão organizadora do evento e quero registar de início o trabalho dos servidores que estão envolvidos”, afirma. Ele diz ainda que a ideia é debater as políticas afirmativas, avançar no combate às desigualdades, dentre outros. “A importância do evento está em pensar a sociedade brasileira nesse momento, isso é fundamental, e vamos propor saídas a partir da ciência, inovação e tecnologia”, complementa.

O Pró-Reitor de Extensão, William Batista dos Santos, espera o espaço do evento cresça e que cada dia mais essa atividade alcance mais pessoas da comunidade interna e da comunidade externa, contribuindo de forma proveitosa para a vida delas. “Além disso, é importante pois o material fica disponível para que possamos consultar de forma permanente. A partir desse evento temos fortalecido a política de assistência estudantil, a política étnico-racial e outras, além de fortalecer o debate nacional, pois estamos em contato direto com as comunidades quilombolas e com a comunidade em geral”, finaliza.

Também integrante da mesa de abertura, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Thais Amaral e Sousa, ressalta que gostaria que as culturas negras fossem tão expressas e presentes em nosso cotidiano como as demais. "Muitas vezes, a população negra não é nem reconhecida", afirma.

Para encerrar a solenidade, a Pró-Reitora de Ensino, Maria Valeska Lopes, retificou as palavras dos participantes da mesa. Ela lembrou, ainda, da política de ingresso no IFG, que faz a reserva de vagas às pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, e finalizou sua fala com as palavras do educador brasileiro Paulo Freire. "Para finalizar, vou ficar com Paulo Freire: a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo", finaliza.

Programação de hoje

Dia 1º/12

13h30 às 15h15 - Mesa de debate 1 - Lei 12.711: passado, presente e futuro da ação afirmativa na forma de cotas nas Universidades e Institutos Federais. Debatedores: Renísia Cristina Garcia Filice (UnB); Marcilene Garcia de Souza (IFBA); Marcos Abraão Fernandes Ribeiro (IFF). Mediadora: Luciene Dias (UFG).  [LIVE] Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=T_YTTICT1b4 


15h30 às 17h30 - Mesa de Debate 2 -  Cena literária negra, a escrita criativa nas periferias. Debatedores: Dalva Maria Soares e José Falero. Mediadora: Luciene Araújo (IFG).  [LIVE] Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=voe4Onz9xnk 

19h - Conferência Inaugural: Cidinha da Silva. “Autoria negra na literatura brasileira contemporânea: gerações editoriais de escritoras.” Mediador:  Evaldo Gonçalves (IFG). [LIVE] Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=fMRRu5Q6IdE 

21h - Atração artística: show de Luedji Luna e banda. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7GSnJ4BNWL0 

 

Acesse a programação dos outros dias.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

Fim do conteúdo da página