Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
IGUALDADE

IFG vai realizar seu 5º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 16h13 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 17h04
imagem sem descrição.

Debates sobre as formas de enfrentamento ao racismo, as possibilidades de uma educação antirracista, as ações afirmativas e as práticas institucionais fazem parte da programação do 5º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais, que o Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar na próxima semana, no Câmpus Uruaçu. Também haverá exposições orais de trabalhos científicos sobre questões africanas e de afrodescendência, de raça e antirracismo e diversidade étnico-racial. Da programação constam ainda oficinas e várias atrações culturais.

O evento será aberto oficialmente no dia 29, às 19 horas. Em seguida, será proferida a conferência de abertura “A reinvenção do poder – possibilidades de uma educação tecnológica antirracista”, pela professora Anna Maria Canavarro Benite, da Universidade Federal de Goiás. Após a conferência, será realizado o lançamento do livro O movimento social negro brasileiro, do professor Pedro Barbosa.

Também no dia 29, antes da abertura oficial, serão realizadas uma oficina de dança de tambor e uma mesa-redonda para discussão dos coletivos negros do IFG e o enfrentamento ao racismo.

Na sexta-feira, 30, as atividades começam com a mesa-redonda “Raça, educação e ações afirmativas. Das 14 às 17 horas, ocorrem oficinas de afoxé, capoeira, batalhas de Mcs e turbantes e tranças. Às 17 horas, nova mesa-redonda vai tratar do tema “Cultura e religiosidade afro em contexto”. À noite, estão previstas apresentações de trabalhos e atrações culturais.

O 5º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais será encerrado no sábado, 1º de dezembro, com a conferência “Ações afirmativas e práticas institucionais”, a ser ministrada pelo professor Dagoberto José Fonseca, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Antes da conferência, programada para às 10h30, haverá apresentações de relatos de experiências.

Os trabalhos científicos e os relatos de experiências a serem apresentados no encontro foram selecionados anteriormente, por meio de chamada pública. Para participação no evento, cada câmpus do IFG vai enviar alunos e servidores. Serão oito alunos e seis servidores por Departamento de Áreas Acadêmicas.


Confira a programação completa.

 


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página