Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Secitec 2017

Palestra com professor de Matemática da UFRJ abre oficialmente a Secitec do Câmpus Itumbiara

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h12 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 12h19

O tema do evento este ano é o mesmo escolhido pela SNCT: “A Matemática Está em Tudo”

 “O raciocínio matemático deve ser explorado desde os anos iniciais, desde a educação infantil (...) e não apenas no Ensino Médio”. Essa foi a principal mensagem transmitida pelo doutor em Educação Matemática e professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leo Akio Yokoyama, durante palestra proferida ontem, 17, na abertura oficial da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do IFG Câmpus Itumbiara.

Para o professor Leo, “coisas incríveis podem ser feitas com a matemática e a maioria dos professores não explora” essa possibilidade. O estudioso ainda reforçou a ideia de que a Matemática está presente nas mais diversas áreas da nossa vida (artes, biologia, agricultura, medicina, etc) e estimulou os presentes a aprender e pensar a Matemática “de uma forma diferente e prazerosa”.

O tema do evento este ano é “A Matemática Está em Tudo”, o mesmo escolhido pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em escolas de todo o país.

Para reforçar suas afirmações, Leo Akio realizou com os participantes várias brincadeiras e truques de adivinhação que podem ser resolvidos por meio da observação dos padrões e conceitos simples de paridade (números pares e ímpares) aprendidos desde a infância. Dessa forma, o professor demonstrou que a Matemática pode ser sim estimulante, divertida, fácil e lógica.

 

Concerto
Além da palestra, a noite de abertura recebeu também o Coral da Universidade Federal do Mato Grosso – Câmpus Araguaia que apresentou o belíssimo “Concerto Caminho das Águas” com a execução de diversas peças nacionais e conhecidas do grande público, com a temática da água. Antes de cada música, textos introdutórios de um poeta de Petrópolis (RJ) também foram recitados. A última canção, “Suíte do Pescador”, composta por Dorival Caymmi, foi executada com participação especial dos integrantes do Coral Incantus, do IFG Câmpus Itumbiara.

Cumprimentos
Durante suas palavras de cumprimento, a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex), Blyeny Hatalita Pereira Alves, afirmou que a grandeza da Secitec é fruto da colaboração dos servidores, alunos e apoiadores do evento. E lembrou a iniciativa de muitos estudantes em propor palestras e minicursos. A gerente ainda ressaltou e agradeceu o apoio financeiro das entidades nacionais de apoio à pesquisa, e a colaboração da UFMT e UFG.

Já a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, enalteceu o trabalho e dedicação dos organizadores e alunos envolvidos na realização da Secitec. Assim como o chefe de Departamento das Áreas Acadêmicas, Jucélio Costa de Araújo, que lembrou a importância e envolvimento de todos para o sucesso do evento.

 

Presenças
Além da comunidade acadêmica, também estiverem presentes na cerimônia de abertura o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara, José Márcio Margonari, representando o prefeito da cidade, José Antônio; e os representantes do Castelo das Artes, Márcio Cabral e Alex Zen.

 

Organização
A Secitec é realizada pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, dos núcleos de pesquisa: NuPEQUI, NuPSE, NuPMAQ, NuPEPE, NuPSOL e dos programas PET e PIBID.



 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página