Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Congresso

Servidores do Câmpus apresentam trabalhos durante o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 11h08 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 10h18

Um dos trabalhos será sobre o projeto desenvolvido na Biblioteca do IFG de Itumbiara em 2019

 

Dois servidores do IFG Câmpus Itumbiara participam do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas - MG (CNMA 2020), que tem início hoje e será realizado totalmente on-line. A auxiliar de biblioteca, Maraína Souza Medeiros, foi selecionada para apresentar, em forma de resumo expandido, um trabalho desenvolvido na Biblioteca do Câmpus Itumbiara e que envolveu a questão dos resíduos sólidos urbanos, biblioteconomia e sustentabilidade. Já o auxiliar em Administração, Adilson Correia Goulart, também foi selecionado para apresentar parte de um trabalho de conclusão de curso que trata da análise de amostras de solo, em uma plantação de banana, quanto à contaminação por carbaril. Os dois trabalhos científicos serão apresentados por meio de gravação. 

O CNMA é realizado anualmente na cidade mineira de Poços de Caldas (MG) e, este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, será realizado remotamente. Considerado “um dos mais relevantes da área ambiental de todo o Brasil”, esse Congresso é realizado pela GSC Eventos Especiais com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IF Sul de Minas) e apoio institucional da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor). Neste ano a temática do evento é Participação Social, Ética e Sustentabilidade; com foco na “Regularização Fundiária no Brasil e Implicação no Meio Ambiente”, “Negacionismo da Pesquisa Científica no Brasil”, “Saneamento Ambiental Antes, Durante e Depois do Covid-19”.

Leia abaixo os detalhes de cada um dos resumos expandidos que serão apresentados pelos servidores do Câmpus Itumbiara: 

 

(1) Maraína Souza Medeiros - modo de apresentação: apresentação gravada

O resumo expandido é resultado de um projeto desenvolvido e aplicado na Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey envolvendo a tríade resíduos sólidos urbanos, biblioteconomia e sustentabilidade. O projeto envolveu alunos, servidores e comunidade externa, e promoveu o incentivo à leitura, redução de latinhas de alumínio nos coletores do IFG Câmpus Itumbiara durante a vigência do projeto e, principalmente, a troca de saberes científico e comum entre os envolvidos no trabalho (objetivo da pesquisa-ação participante). 

Resumo do trabalho:

Os resíduos sólidos (RS) gerados e descartados, em sua maioria, inadequadamente pela população tem interferido significativamente na qualidade ambiental. Assim sendo, estudos têm sido desenvolvidos para reduzir os efeitos deletérios causados por estes materiais, assim como meios alternativos para os RS descartados inicialmente.  Portanto, o objetivo deste trabalho foi de propor e aplicar uma campanha intitulada “Lixo por Livro” na Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey integrando Biblioteconomia e Meio Ambiente de forma a despertar nos usuários e comunidade a conscientização ambiental frente aos malefícios gerados pelos RS descartados pela população. A campanha fundamentada na pesquisa-ação participante foi desenvolvida durante os meses de agosto a outubro de 2019 e finalizou na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Itumbiara. Contou com a participação de 114 alunos, 12 servidores e 1 funcionária terceirizada. Notou-se que os alunos do Ensino Médio (Técnico Integrado em Eletrotécnica e em Química) estavam muito empolgados na atividade “Lixo por Livro”, pois a equipe vencedora iria ganhar troféus e livros para o maior doador individual de latinhas (incentivo à leitura). Ao final da campanha, foram arrecadadas 8.631 latinhas e foram doados 150 livros. O valor arrecadado na venda das latas foi de R$ 250,00. Essa experiência diferenciada no ambiente da Biblioteca proporcionou uma reflexão acerca do papel educacional da Biblioteca no contexto escolar, a importância de ações de Educação Ambiental (EA) integradas ao tema “Resíduos Sólidos” e, principalmente, a troca de saberes entre os envolvidos na campanha.

 

 

(2) Adilson Correia Goulart - modo de apresentação: apresentação gravada

*O resumo é parte dos resultados do trabalho de conclusão de curso do aluno Levy Silva Ribeiro.

*Objetivo do trabalho foi: analisar amostras de solo, cultivadas com plantação de banana, quanto a contaminação por carbaril.

Resumo:

O Carbaril é um agrotóxico da classe química dos carbamatos, é um produto classificado como muito perigoso ao meio ambiente. Sua aplicação é foliar, no entanto grande parte do agrotóxico ao ser aplicado nas folhas das culturas atinge o solo. Desta forma, o princípio ativo pode contaminar este compartimento ambiental podendo afetar a fertilidade do solo e ainda pode contaminar águas de superfície e subterrâneas por escoamento superficial e lixiviação. Á vista disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar amostras de solo, cultivadas com plantação de banana, quanto a contaminação por carbaril. Para este estudo o método de extração ESL-PBT foi otimizado, a otimização seguiu um planejamento fatorial 23, as análises foram realizadas por CLAE-UV. As amostras reais de solo foram coletadas em duas fazendas cultivadas com banana, situadas na região de Itumbiara – GO. As porcentagens de recuperação obtidas na otimização do método ficaram entre 108% e 113%, demonstrando que a técnica de extração aplicada é eficiente para determinação do carbaril no solo cultivado com banana. As análises cromatográficas realizadas nas amostras reais dos dois banais não apresentaram pico no tempo de retenção do princípio ativo carbaril. Com base nas análises é possível inferir que as amostras de solo analisadas não estavam contaminadas com o agrotóxico carbaril ou então as concentrações do princípio ativo existentes nestas amostras estavam abaixo do limite de detecção do aparelho cromatográfico.

Acesse a página oficial do CNMA 2020: http://www.meioambientepocos.com.br/index.html

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página