Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Palestra

Aluna da especialização do Câmpus Itumbiara recebe convite para palestrar na Universidade Federal de Catalão

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 11h39 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 10h18

Janaína Custódio irá palestrar sobre Práticas como Componente Curricular em Ciências da Natureza

 

Janaína (à esquerda) quando acompanhou alunos de escola pública em visita ao Câmpus Itumbiara
Janaína (à esquerda) quando acompanhou alunos de uma escola pública em visita ao Câmpus Itumbiara

 

A aluna do curso de  Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Janaína Custódio Faria Alves, recentemente foi convidada para palestrar na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) sobre Práticas como Componente Curricular em Ciências da Natureza. Na ocasião ela irá abordar a questão das “práticas que podem ser aplicadas durante as aulas de ciências para alunos da educação básica, com estratégias simplificadas que provoquem no aluno a aquisição do conhecimento científico”.

Durante a palestra Janaína, marcada para o dia 23/11, ela  irá apresentar uma aula prática utilizando parte da metodologia de ensino por investigação, onde os alunos participam de um jogo para descobrir as respostas para as situações problema.

O convite para essa palestra surgiu após a aluna do Câmpus Itumbiara finalizar o curso “Atividade Experimental na Educação Básica”, também na UFCAT e ministrado pela professora Jupyracyara Barros. O objetivo dessa formação, explica Janaína, foi o de formar “professores para a aplicação de atividades práticas alinhadas ao conteúdo teórico promovendo a formação dos alunos em futuros cientistas através de métodos científicos, levando-se em consideração a ética e biossegurança”.

Da turma composta por 25 alunos do curso de Atividade Experimental na Educação Básica, Janaína se destacou e então recebeu o convite para palestrar em outro curso da UFCAT. Durante a palestra ela irá abordar as “práticas que podem ser aplicadas durante as aulas de ciências para alunos da educação básica, com estratégias simplificadas que provoquem no aluno a aquisição do conhecimento científico. Além ainda da produção de uma vídeo-aula sobre metodologias ativas que serão também utilizada para atividade orientada em uma etapa do curso”, explica Janaína. 

 

Sobre a especialização do Câmpus Itumbiara

A professora Janaína é aluna da primeira turma  do curso de especialização em Ensino de Ciências em Matemática, do IFG Câmpus Itumbiara. Ela considera que a partir da pós-graduação teve a chance de “aprofundar o conhecimento científico sobre as metodologias ativas, refletir sobre a docência e atuar em sala de aula de forma a estimular o aluno a adquirir conhecimento de maneira autônoma e a exercer o pensamento crítico-reflexivo, comenta Janaína. 

Ela também destaca sua gratidão pela “contribuição significativa” dos professores do IFG com o exercício da prática docente dela, “pois, enquanto professora, estou lidando com seres humanos em construção, na formação integral de pessoas que interagem entre si de maneira cooperativa e reflexiva”.

Na opinião da primeira coordenadora do curso de especialização em Ensino de Ciências em Matemática, professora Marlene Ribeiro, a Janaína é uma excelente aluna e “se destacou muito nesse curso [da UFCAT] pela experiência que ela teve" ao estudar metodologias ativas na pós-graduação do IFG. Ainda na opinião da professora Marlene, o bom desempenho de Janaína é mais um exemplo da qualidade da especialização ofertada pelo Câmpus Itumbiara.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara

Fim do conteúdo da página